A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre jogo e autoestima na criança com deficiência física. Foi realizada pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo-interpretativa em uma instituição especializada no trabalho com crianças com deficiência física de Campinas-SP, e utilizado questionário destinado a 28 pais de crianças que frequentam a instituição. Verificamos que os jogos realizados pelas crianças na instituição são de caráter pedagógico, e esses proporcionam poucos estímulos motores. Identificamos que, independente de o pai estimular ou não a criança a jogar, ela o faz. Constatamos também que os jogos deixam as crianças bem mais animadas e tem tido relevante influência para a melhora da autoaceitação e autoestima. Concluimos que o jogo é um elemento de implicações motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e culturais no ser humano, e que sua prática não pode ser inibida ou restrita a nenhum sujeito. |
id |
UFGD-8_8c15767235fe0be663753126028aa7e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5192 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência físicaJogo. Autoestima. Deficiência física.O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre jogo e autoestima na criança com deficiência física. Foi realizada pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo-interpretativa em uma instituição especializada no trabalho com crianças com deficiência física de Campinas-SP, e utilizado questionário destinado a 28 pais de crianças que frequentam a instituição. Verificamos que os jogos realizados pelas crianças na instituição são de caráter pedagógico, e esses proporcionam poucos estímulos motores. Identificamos que, independente de o pai estimular ou não a criança a jogar, ela o faz. Constatamos também que os jogos deixam as crianças bem mais animadas e tem tido relevante influência para a melhora da autoaceitação e autoestima. Concluimos que o jogo é um elemento de implicações motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e culturais no ser humano, e que sua prática não pode ser inibida ou restrita a nenhum sujeito.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 17-252318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192/2716Soares, RafaelFreitas, Josiane Fujisawa Filus deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5192Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
title |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
spellingShingle |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física Soares, Rafael Jogo. Autoestima. Deficiência física. |
title_short |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
title_full |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
title_fullStr |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
title_full_unstemmed |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
title_sort |
A importância do jogo para a autoestima da criança com deficiência física |
author |
Soares, Rafael |
author_facet |
Soares, Rafael Freitas, Josiane Fujisawa Filus de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Josiane Fujisawa Filus de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rafael Freitas, Josiane Fujisawa Filus de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo. Autoestima. Deficiência física. |
topic |
Jogo. Autoestima. Deficiência física. |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre jogo e autoestima na criança com deficiência física. Foi realizada pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo-interpretativa em uma instituição especializada no trabalho com crianças com deficiência física de Campinas-SP, e utilizado questionário destinado a 28 pais de crianças que frequentam a instituição. Verificamos que os jogos realizados pelas crianças na instituição são de caráter pedagógico, e esses proporcionam poucos estímulos motores. Identificamos que, independente de o pai estimular ou não a criança a jogar, ela o faz. Constatamos também que os jogos deixam as crianças bem mais animadas e tem tido relevante influência para a melhora da autoaceitação e autoestima. Concluimos que o jogo é um elemento de implicações motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e culturais no ser humano, e que sua prática não pode ser inibida ou restrita a nenhum sujeito. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5192/2716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 17-25 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170061729793 |