Ensinar noções lógico-matemáticas em crianças diagnosticadas com distúrbio específico de linguagem (DEL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez Quinteros, Xantia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sepúlveda Soto, Catalina, Luis Piñeiro G, Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16905
Resumo: O ensino da matemática nas escolas de linguagem no Chile tem sido pouco pesquisado. Um dos fatores que explica isto está relacionado ao fato de que não existe coaprendizagem com professores de matemática. Portanto, a educação especial se concentrou no desenvolvimento da linguagem e a educação matemática a ignorou. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza o ensino de noções lógico-matemáticas em aulas ministradas por educadores especiais em uma escola de linguagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o projeto desta pesquisa contempla o registro em sala de aula de dois professores com necessidades especiais e suas respectivas turmas. Por meio de uma análise de conteúdo, os resultados obtidos revelam que a maioria dos professores foca suas aulas em aspectossimbólicos do desenvolvimento de noções lógico-matemáticas. Concluímos que isto se deve à falta de diretrizes ministeriais claras e à escassa formação de professores em educação especial na área de matemática.
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spelling Ensinar noções lógico-matemáticas em crianças diagnosticadas com distúrbio específico de linguagem (DEL)Enseñanza de nociones lógico–matemáticas a niños y niñas diagnosticados con trastorno específico del lenguaje (TEL)Noções lógico-matemáticasDistúrbio específico de linguagem (DEL)Escolas de LinguagemNociones lógico-matemáticasTrastorno Especifico del Lenguaje (TEL).Escuelas de Lenguaje.O ensino da matemática nas escolas de linguagem no Chile tem sido pouco pesquisado. Um dos fatores que explica isto está relacionado ao fato de que não existe coaprendizagem com professores de matemática. Portanto, a educação especial se concentrou no desenvolvimento da linguagem e a educação matemática a ignorou. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza o ensino de noções lógico-matemáticas em aulas ministradas por educadores especiais em uma escola de linguagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o projeto desta pesquisa contempla o registro em sala de aula de dois professores com necessidades especiais e suas respectivas turmas. Por meio de uma análise de conteúdo, os resultados obtidos revelam que a maioria dos professores foca suas aulas em aspectossimbólicos do desenvolvimento de noções lógico-matemáticas. Concluímos que isto se deve à falta de diretrizes ministeriais claras e à escassa formação de professores em educação especial na área de matemática.La enseñanza de las matemáticas en las escuelas de lenguaje en Chile ha sido escasamente investigada. Una de los factores que lo explican tiene relación con que no existe co-docencia con profesores de matemáticas. Por tanto, la educación especial se ha focalizado en el desarrollo del lenguaje y la educación matemática lo ha ignorado. En este contexto, esta investigación caracteriza la enseñanza de las nociones lógico-matemáticas en clases impartidas por educadoras especiales en una escuela de lenguaje. Desde un enfoque cualitativo, el diseño de esta investigación contempla la grabación de aula de dos docentes especiales y sus respectivos cursos. Mediante un análisis de contenido, los resultados obtenidos revelan mayoritariamente que las docentes focalizan sus clases en aspectos simbólicos del desarrollo de las nociones lógico-matemáticas. Concluimos que esto responde a la falta de orientaciones ministeriales claras y a la escasa formación docente en la educación especial en el área de las matemáticasFederal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1690510.30612/tangram.v6i1.16905TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 03-272595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16905/9334https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez Quinteros, XantiaSepúlveda Soto, CatalinaLuis Piñeiro G, Juan2024-02-16T11:43:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16905Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:43:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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