Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Edvonete Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Aldrin Cleyde da, Figueiredo, Tiago Dziekaniak, Miola, Adriana Fátima de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12787
Resumo: Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 6 artigos científicos, 5 de diferentes instituições brasileiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Universidade do Estado de Mato Grosso) e um artigo estrangeiro oriundo das universidades (Universidade Rey Juan Carlos e  Universidade de Zaragoza).Divulgamos ainda uma iniciação científica do estado de Minas Gerais , desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais .Os dois relatos de experiência um brasileiro oriundo do estado da Bahia desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia e outro estrangeiro desenvolvido na Espanha na Universidade de Oviedo.De modo geral, observamos que os artigos apresentam investigações que poderão aprimorar os aspectos relevantes ao ensino interdisciplinar , assim como ao uso das tecnologias e  as experiencias sobre os estagios supervisionados.Vislumbramos que estas investigações  proporcionarão reflexões sobre diferentes práticas de ensino e auxiliarão no planejamento dos docentes para as suas ações em sala de aula.Percebemos o quanto é significativo a temática e esperamos que apreciem.Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.
id UFGD-9_b1e7140e4718223f2fbeb81a3eec659d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12787
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionadoPresentación: interdisciplinariedad, tecnologías y prácticas supervisadasPresentation: interdisciplinarity, technologies and supervised internshipEsta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 6 artigos científicos, 5 de diferentes instituições brasileiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Universidade do Estado de Mato Grosso) e um artigo estrangeiro oriundo das universidades (Universidade Rey Juan Carlos e  Universidade de Zaragoza).Divulgamos ainda uma iniciação científica do estado de Minas Gerais , desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais .Os dois relatos de experiência um brasileiro oriundo do estado da Bahia desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia e outro estrangeiro desenvolvido na Espanha na Universidade de Oviedo.De modo geral, observamos que os artigos apresentam investigações que poderão aprimorar os aspectos relevantes ao ensino interdisciplinar , assim como ao uso das tecnologias e  as experiencias sobre os estagios supervisionados.Vislumbramos que estas investigações  proporcionarão reflexões sobre diferentes práticas de ensino e auxiliarão no planejamento dos docentes para as suas ações em sala de aula.Percebemos o quanto é significativo a temática e esperamos que apreciem.Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.Esta edición cuenta con 9 trabajos organizados en artículos de investigación, iniciación científica e informes de experiencia. Contamos con 6 artículos científicos, 5 de diferentes instituciones brasileñas (Pontificia Universidad Católica de São Paulo, Universidad Federal Fluminense, Instituto Federal de Espírito Santo, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás, Universidad Estatal de Mato Grosso) y un artículo extranjero de universidades (Universidad Rey Juan Carlos y Universidad de Zaragoza).También divulgamos una iniciación científica del estado de Minas Gerais, desarrollada en la Universidad Federal de Minas Gerais.Los dos relatos de experiencia, un brasileño del estado de Bahía desarrollado en la Universidad Estatal de Bahía y otro extranjero desarrollado en España en la Universidad de Oviedo.En general, observamos que los artículos presentan investigaciones que pueden mejorar los aspectos relevantes para la docencia interdisciplinaria, así como el uso de tecnologías y experiencias en pasantías supervisadas.Prevemos que estas investigaciones aportarán reflexiones sobre diferentes prácticas docentes y ayudarán en la planificación de los docentes para sus acciones en el aula.Nos damos cuenta de lo importante que es el tema y esperamos que lo disfruten.Teniendo en cuenta lo anterior, te deseamos una buena lectura.This edition has 9 papers organized in investigative articles, scientific initiation and experience reports. We have 6 scientific articles, 5 from different Brazilian institutions (Pontifical Catholic University of São Paulo, Federal Fluminense University, Federal Institute of Espírito Santo, Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, State University of Mato Grosso) and one foreign article from universities (Universidad Rey Juan Carlos and Universidad de Zaragoza).We also disclose a scientific initiation of the state of Minas Gerais, developed at the Federal University of Minas Gerais.The two reports of experience, a Brazilian from the state of Bahia developed at the State University of Bahia and another foreigner developed in Spain at the University of Oviedo.In general, we observed that the articles present investigations that may improve the aspects relevant to interdisciplinary teaching, as well as the use of technologies and experiences on supervised internships.We envision that these investigations will provide reflections on different teaching practices and assist in the planning of teachers for their actions in the classroom.We realize how significant the theme is and we hope you enjoy it.Given the above, we wish you a good reading.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1278710.30612/tangram.v3i3.12787TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 01-022595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12787/6129Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Edvonete Souza deCunha, Aldrin Cleyde daFigueiredo, Tiago DziekaniakMiola, Adriana Fátima de Souza2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12787Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
Presentación: interdisciplinariedad, tecnologías y prácticas supervisadas
Presentation: interdisciplinarity, technologies and supervised internship
title Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
spellingShingle Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
Alencar, Edvonete Souza de
title_short Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
title_full Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
title_fullStr Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
title_full_unstemmed Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
title_sort Apresentação: interdisciplinariedade, tecnologias e estágio supervisionado
author Alencar, Edvonete Souza de
author_facet Alencar, Edvonete Souza de
Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
author_role author
author2 Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Edvonete Souza de
Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
description Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 6 artigos científicos, 5 de diferentes instituições brasileiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Universidade do Estado de Mato Grosso) e um artigo estrangeiro oriundo das universidades (Universidade Rey Juan Carlos e  Universidade de Zaragoza).Divulgamos ainda uma iniciação científica do estado de Minas Gerais , desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais .Os dois relatos de experiência um brasileiro oriundo do estado da Bahia desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia e outro estrangeiro desenvolvido na Espanha na Universidade de Oviedo.De modo geral, observamos que os artigos apresentam investigações que poderão aprimorar os aspectos relevantes ao ensino interdisciplinar , assim como ao uso das tecnologias e  as experiencias sobre os estagios supervisionados.Vislumbramos que estas investigações  proporcionarão reflexões sobre diferentes práticas de ensino e auxiliarão no planejamento dos docentes para as suas ações em sala de aula.Percebemos o quanto é significativo a temática e esperamos que apreciem.Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12787
10.30612/tangram.v3i3.12787
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12787
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.12787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12787/6129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 01-02
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479952486400