O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Nilton José Neves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maia, Madeline Gurgel Barreto, Silva, Carina Brunehilde Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668
Resumo: A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.
id UFGD-9_da72afd2ddb4d7ff3ad91f6935ca0eaf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8668
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetizaçãoEducação FinanceiraHistórias em QuadrinhosCiclo de AlfabetizaçãoA Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/866810.30612/tangram.v2i1.8668TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 03-202595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668/4819Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Nilton José NevesMaia, Madeline Gurgel BarretoSilva, Carina Brunehilde Pinto2018-12-14T13:39:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8668Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-14T13:39:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
title O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
spellingShingle O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
Cordeiro, Nilton José Neves
Educação Financeira
Histórias em Quadrinhos
Ciclo de Alfabetização
title_short O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
title_full O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
title_fullStr O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
title_sort O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
author Cordeiro, Nilton José Neves
author_facet Cordeiro, Nilton José Neves
Maia, Madeline Gurgel Barreto
Silva, Carina Brunehilde Pinto
author_role author
author2 Maia, Madeline Gurgel Barreto
Silva, Carina Brunehilde Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Nilton José Neves
Maia, Madeline Gurgel Barreto
Silva, Carina Brunehilde Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Histórias em Quadrinhos
Ciclo de Alfabetização
topic Educação Financeira
Histórias em Quadrinhos
Ciclo de Alfabetização
description A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668
10.30612/tangram.v2i1.8668
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i1.8668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668/4819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 03-20
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479513133056