EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adriana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Libertas (Juiz de Fora. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300
Resumo: O ensaio procura destacar alguns aspectos do processo que caracterizou a realidade brasileira nos anos que antecederam o golpe civil-militar de 1964, a fim de situar as experiências do Serviço Social com comunidades no tempo histórico em que germinaram as bases para a produção da perspectiva de transformação social no Serviço Social brasileiro, embora ainda não elaborada de forma consciente pelos assistentes sociais naquele contexto. A referência aos textos produzidos nos anos 1980 e 1990, que procuraram sistematizar o trabalho do Serviço Social com comunidades na perspectiva do fortalecimento do caráter popular das lutas sociais, tem por objetivo resgatar o processo em que se firmaram os avanços no campo prático e teórico produzidos pelo Serviço Social no processo de “Reconceituação”. O texto também busca reunir elementos que se voltam à elucidação das experiências de resistência das massas em tempos de barbárie, a fim de se pensar nas atuais possibilidades de trabalho do Serviço Social com comunidades, na perspectiva freireana de educação popular.Palavras- chave: Comunidades; Educação Popular; Movimentos Sociais; Serviço Social.
id UFJF-1_40427ffe26232e00132074d647edc1df
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/18300
network_acronym_str UFJF-1
network_name_str Libertas (Juiz de Fora. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIEO ensaio procura destacar alguns aspectos do processo que caracterizou a realidade brasileira nos anos que antecederam o golpe civil-militar de 1964, a fim de situar as experiências do Serviço Social com comunidades no tempo histórico em que germinaram as bases para a produção da perspectiva de transformação social no Serviço Social brasileiro, embora ainda não elaborada de forma consciente pelos assistentes sociais naquele contexto. A referência aos textos produzidos nos anos 1980 e 1990, que procuraram sistematizar o trabalho do Serviço Social com comunidades na perspectiva do fortalecimento do caráter popular das lutas sociais, tem por objetivo resgatar o processo em que se firmaram os avanços no campo prático e teórico produzidos pelo Serviço Social no processo de “Reconceituação”. O texto também busca reunir elementos que se voltam à elucidação das experiências de resistência das massas em tempos de barbárie, a fim de se pensar nas atuais possibilidades de trabalho do Serviço Social com comunidades, na perspectiva freireana de educação popular.Palavras- chave: Comunidades; Educação Popular; Movimentos Sociais; Serviço Social.Universidade Federal de Juiz de Fora2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300Libertas; v. 14 n. 2 (2014): Revista Libertas (jul. dez. 2014)1980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300/9528Copyright (c) 2015 Libertasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Adriana2021-01-29T15:03:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/18300Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2021-01-29T15:03:59Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
title EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
spellingShingle EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
Alves, Adriana
title_short EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
title_full EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
title_fullStr EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
title_sort EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE BARBÁRIE
author Alves, Adriana
author_facet Alves, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adriana
description O ensaio procura destacar alguns aspectos do processo que caracterizou a realidade brasileira nos anos que antecederam o golpe civil-militar de 1964, a fim de situar as experiências do Serviço Social com comunidades no tempo histórico em que germinaram as bases para a produção da perspectiva de transformação social no Serviço Social brasileiro, embora ainda não elaborada de forma consciente pelos assistentes sociais naquele contexto. A referência aos textos produzidos nos anos 1980 e 1990, que procuraram sistematizar o trabalho do Serviço Social com comunidades na perspectiva do fortalecimento do caráter popular das lutas sociais, tem por objetivo resgatar o processo em que se firmaram os avanços no campo prático e teórico produzidos pelo Serviço Social no processo de “Reconceituação”. O texto também busca reunir elementos que se voltam à elucidação das experiências de resistência das massas em tempos de barbárie, a fim de se pensar nas atuais possibilidades de trabalho do Serviço Social com comunidades, na perspectiva freireana de educação popular.Palavras- chave: Comunidades; Educação Popular; Movimentos Sociais; Serviço Social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18300/9528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Libertas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Libertas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Libertas; v. 14 n. 2 (2014): Revista Libertas (jul. dez. 2014)
1980-8518
1518-9325
reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Libertas (Juiz de Fora. Online)
collection Libertas (Juiz de Fora. Online)
repository.name.fl_str_mv Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com
_version_ 1798675464060928000