Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graff, Brenda Reche
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ripardo, Ronaldo Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41593
Resumo: This article aims to examine the uses of the term matheracy in the context of theoretical discussions proposed by Ubiratan D'Ambrósio and Ole Skovsmose and seeks to make approximations with Anna Sfard's comognitive perspective on mathematical discourse. The bibliographic research carried out an analysis of the D'Ambrosian neologisms and the Skovsmose binomial and concluded that both authors have very similar views when they talk about matheracy. D'Ambrosio discusses math always anchored in literacy and technoracy, while Skovsmose, although he doesn’t have a specific term to refer to technology, also believes that skills related to math are developed from technological and communicative skills. Finally, the approximations with Sfard's studies showed that comognition can contribute to the development of matheracy, as both give importance to communication in the process of teaching and learning mathematics.
id UFJF-6_8cca5ff4832681342b8cf100719bf189
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/41593
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolarEducação Matemática Crítica; materacia; matemacia; discurso matemático; comognição.Critical Math Education; matheracy; mathemacy; mathematical discourse; commognitionThis article aims to examine the uses of the term matheracy in the context of theoretical discussions proposed by Ubiratan D'Ambrósio and Ole Skovsmose and seeks to make approximations with Anna Sfard's comognitive perspective on mathematical discourse. The bibliographic research carried out an analysis of the D'Ambrosian neologisms and the Skovsmose binomial and concluded that both authors have very similar views when they talk about matheracy. D'Ambrosio discusses math always anchored in literacy and technoracy, while Skovsmose, although he doesn’t have a specific term to refer to technology, also believes that skills related to math are developed from technological and communicative skills. Finally, the approximations with Sfard's studies showed that comognition can contribute to the development of matheracy, as both give importance to communication in the process of teaching and learning mathematics.O presente artigo tem como objetivo examinar os usos do termo materacia no contexto das discussões teóricas propostas por Ubiratan D’Ambrósio e Ole Skovsmose e busca fazer aproximações com a perspectiva comognitiva de Anna Sfard sobre o Discurso Matemático Escolar. A pesquisa de cunho bibliográfico fez uma análise dos neologismos D’Ambrosianos e do binômio de Skovsmose e concluiu que ambos os autores possuem visões muito parecidas quando falam de materacia. D’Ambrosio discute a materacia sempre relacionada com a literacia e tecnoracia, já Skovsmose, embora não tenha um termo específico para referir-se a tecnologia, também acredita que às habilidades ligadas a materacia são desenvolvidas a partir das habilidades tecnológicas e comunicativas. Por fim, as aproximações com os estudos de Sfard mostraram que a perspectiva comognitiva pode contribuir para o desenvolvimento da materacia, por ambas darem importância para a comunicação no processo de ensino e aprendizagem de matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/4159310.34019/2594-4673.2023.v7.41593Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41593/26788Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessGraff, Brenda RecheRipardo, Ronaldo Barros2023-11-27T01:51:17Zoai:periodicos.ufjf.br:article/41593Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2023-11-27T01:51:17Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
title Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
spellingShingle Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
Graff, Brenda Reche
Educação Matemática Crítica; materacia; matemacia; discurso matemático; comognição.
Critical Math Education; matheracy; mathemacy; mathematical discourse; commognition
title_short Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
title_full Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
title_fullStr Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
title_full_unstemmed Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
title_sort Comognição e Materacia: enlaces teóricos para a promoção do discurso matemático escolar
author Graff, Brenda Reche
author_facet Graff, Brenda Reche
Ripardo, Ronaldo Barros
author_role author
author2 Ripardo, Ronaldo Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graff, Brenda Reche
Ripardo, Ronaldo Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica; materacia; matemacia; discurso matemático; comognição.
Critical Math Education; matheracy; mathemacy; mathematical discourse; commognition
topic Educação Matemática Crítica; materacia; matemacia; discurso matemático; comognição.
Critical Math Education; matheracy; mathemacy; mathematical discourse; commognition
description This article aims to examine the uses of the term matheracy in the context of theoretical discussions proposed by Ubiratan D'Ambrósio and Ole Skovsmose and seeks to make approximations with Anna Sfard's comognitive perspective on mathematical discourse. The bibliographic research carried out an analysis of the D'Ambrosian neologisms and the Skovsmose binomial and concluded that both authors have very similar views when they talk about matheracy. D'Ambrosio discusses math always anchored in literacy and technoracy, while Skovsmose, although he doesn’t have a specific term to refer to technology, also believes that skills related to math are developed from technological and communicative skills. Finally, the approximations with Sfard's studies showed that comognition can contribute to the development of matheracy, as both give importance to communication in the process of teaching and learning mathematics.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41593
10.34019/2594-4673.2023.v7.41593
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41593
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2023.v7.41593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41593/26788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117542367232