A política nacional de educação a distância no Ensino Superior: elementos para um quadro de análises das relações com o ensino presencial
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32249 |
Resumo: | O presente artigo se insere no campo de estudos de investigação da educação a distância, tendo como objetivo refletir sobre os processos de educação a distância na UnB a partir da Portaria 4.059/2004 do MEC que permite que a oferta de 20% da carga horária total de um curso possa ser ofertado a distância. Além disso, reflete sobre a modalidade a distância e seus impactos no presencial. A pesquisa, via estudo de caso, foi feita com professores da UnB que atuam na EaD e buscou identificar como os docentes que ofertam disciplinas a distância planejam o processo de ensino; se conhecem e levam em conta as legislações internas e externas para a oferta das disciplinas e cursos a distância; e sua percepção sobre a EaD na UnB. |
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A política nacional de educação a distância no Ensino Superior: elementos para um quadro de análises das relações com o ensino presencialEducação a distância (EaD)Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Portaria MEC 4059/2004O presente artigo se insere no campo de estudos de investigação da educação a distância, tendo como objetivo refletir sobre os processos de educação a distância na UnB a partir da Portaria 4.059/2004 do MEC que permite que a oferta de 20% da carga horária total de um curso possa ser ofertado a distância. Além disso, reflete sobre a modalidade a distância e seus impactos no presencial. A pesquisa, via estudo de caso, foi feita com professores da UnB que atuam na EaD e buscou identificar como os docentes que ofertam disciplinas a distância planejam o processo de ensino; se conhecem e levam em conta as legislações internas e externas para a oferta das disciplinas e cursos a distância; e sua percepção sobre a EaD na UnB.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32249Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 1 (2013): Gestão universitária; 51-662237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32249/21326Pimentel, Nara Maria info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-20T16:22:08Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32249Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.283274Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
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