Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Vitor Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416
Resumo: No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.
id UFJF_274dacc767a68b0c5028fbb391dbe6ba
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16416
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118Lins Filho, Marcos Luizhttp://lattes.cnpq.br/7119894945434497https://lattes.cnpq.br/Medeiros, Vitor Matos2024-01-08T12:20:13Z2023-12-202024-01-08T12:20:13Z2023-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.In Brazil, soccer is a successful sport, with several traditional teams and a large numbers of fans. Soccer teams management, however, still needs further development given the transformations that has required from professionals involved more than the knowledge about what happens “inside the field”. More than just a sport, soccer has become a business. Based on this context, this research aims to analyze the brazilians fan's identification with their favorite club, satisfaction with team performance, satisfaction with their products/services, satisfaction with the stadium and satisfaction with the fan membership program, in addition to the loyalty of these individuals to your favorite team. Characterized as a descriptive-quantitative, this research is relevant as Brazilian fans are still little explored by systematic scientific studies capable of expanding knowledge about their consumption behavior. Data collection was carried out through the application of an online form that covered a final sample of 336 people. REsults revealed that the most identified fans consume more of the club's products, the traffic around the stadium is the factor that generates much more dissatisfaction among the fans, that the fans showed themselves to be identified and loyal to the their times and that this loyalty is independent of the results obtained by the team on the field.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIdentificação com o timeSatisfação do TorcedorLealdade do TorcedorTeam IdentificationSoccer Fans SatisfactionSoccer Fans LoyaltyIdentificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALvitormatosmedeiros.pdfvitormatosmedeiros.pdfPDF/Aapplication/pdf1467738https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/1/vitormatosmedeiros.pdf9f9b263f143c80416115ad10daf8b086MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTvitormatosmedeiros.pdf.txtvitormatosmedeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain124701https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/4/vitormatosmedeiros.pdf.txt694462e48c62624cbcc4cc87426245cdMD54THUMBNAILvitormatosmedeiros.pdf.jpgvitormatosmedeiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/5/vitormatosmedeiros.pdf.jpg35a02bb379cf76e9f59bfe12a9f1d052MD55ufjf/164162024-01-09 04:04:28.013oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-01-09T06:04:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
title Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
spellingShingle Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
Medeiros, Vitor Matos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Identificação com o time
Satisfação do Torcedor
Lealdade do Torcedor
Team Identification
Soccer Fans Satisfaction
Soccer Fans Loyalty
title_short Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
title_full Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
title_fullStr Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
title_full_unstemmed Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
title_sort Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
author Medeiros, Vitor Matos
author_facet Medeiros, Vitor Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Leonardo Lemos da Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2655136965492722
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moreira, Nathalia Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4234933638102118
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lins Filho, Marcos Luiz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7119894945434497
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Vitor Matos
contributor_str_mv Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Moreira, Nathalia Carvalho
Lins Filho, Marcos Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Identificação com o time
Satisfação do Torcedor
Lealdade do Torcedor
Team Identification
Soccer Fans Satisfaction
Soccer Fans Loyalty
dc.subject.por.fl_str_mv Identificação com o time
Satisfação do Torcedor
Lealdade do Torcedor
Team Identification
Soccer Fans Satisfaction
Soccer Fans Loyalty
description No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.
publishDate 2023
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20
2024-01-08T12:20:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-08T12:20:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/1/vitormatosmedeiros.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/4/vitormatosmedeiros.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/5/vitormatosmedeiros.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f9b263f143c80416115ad10daf8b086
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
694462e48c62624cbcc4cc87426245cd
35a02bb379cf76e9f59bfe12a9f1d052
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661313423769600