Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416 |
Resumo: | No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo. |
id |
UFJF_274dacc767a68b0c5028fbb391dbe6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16416 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118Lins Filho, Marcos Luizhttp://lattes.cnpq.br/7119894945434497https://lattes.cnpq.br/Medeiros, Vitor Matos2024-01-08T12:20:13Z2023-12-202024-01-08T12:20:13Z2023-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.In Brazil, soccer is a successful sport, with several traditional teams and a large numbers of fans. Soccer teams management, however, still needs further development given the transformations that has required from professionals involved more than the knowledge about what happens “inside the field”. More than just a sport, soccer has become a business. Based on this context, this research aims to analyze the brazilians fan's identification with their favorite club, satisfaction with team performance, satisfaction with their products/services, satisfaction with the stadium and satisfaction with the fan membership program, in addition to the loyalty of these individuals to your favorite team. Characterized as a descriptive-quantitative, this research is relevant as Brazilian fans are still little explored by systematic scientific studies capable of expanding knowledge about their consumption behavior. Data collection was carried out through the application of an online form that covered a final sample of 336 people. REsults revealed that the most identified fans consume more of the club's products, the traffic around the stadium is the factor that generates much more dissatisfaction among the fans, that the fans showed themselves to be identified and loyal to the their times and that this loyalty is independent of the results obtained by the team on the field.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIdentificação com o timeSatisfação do TorcedorLealdade do TorcedorTeam IdentificationSoccer Fans SatisfactionSoccer Fans LoyaltyIdentificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALvitormatosmedeiros.pdfvitormatosmedeiros.pdfPDF/Aapplication/pdf1467738https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/1/vitormatosmedeiros.pdf9f9b263f143c80416115ad10daf8b086MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTvitormatosmedeiros.pdf.txtvitormatosmedeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain124701https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/4/vitormatosmedeiros.pdf.txt694462e48c62624cbcc4cc87426245cdMD54THUMBNAILvitormatosmedeiros.pdf.jpgvitormatosmedeiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/5/vitormatosmedeiros.pdf.jpg35a02bb379cf76e9f59bfe12a9f1d052MD55ufjf/164162024-01-09 04:04:28.013oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-01-09T06:04:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
title |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
spellingShingle |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol Medeiros, Vitor Matos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Identificação com o time Satisfação do Torcedor Lealdade do Torcedor Team Identification Soccer Fans Satisfaction Soccer Fans Loyalty |
title_short |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
title_full |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
title_fullStr |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
title_full_unstemmed |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
title_sort |
Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol |
author |
Medeiros, Vitor Matos |
author_facet |
Medeiros, Vitor Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2655136965492722 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4234933638102118 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lins Filho, Marcos Luiz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7119894945434497 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Vitor Matos |
contributor_str_mv |
Santos, Leonardo Lemos da Silveira Moreira, Nathalia Carvalho Lins Filho, Marcos Luiz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Identificação com o time Satisfação do Torcedor Lealdade do Torcedor Team Identification Soccer Fans Satisfaction Soccer Fans Loyalty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identificação com o time Satisfação do Torcedor Lealdade do Torcedor Team Identification Soccer Fans Satisfaction Soccer Fans Loyalty |
description |
No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-20 2024-01-08T12:20:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-08T12:20:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/1/vitormatosmedeiros.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/4/vitormatosmedeiros.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16416/5/vitormatosmedeiros.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f9b263f143c80416115ad10daf8b086 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 694462e48c62624cbcc4cc87426245cd 35a02bb379cf76e9f59bfe12a9f1d052 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661313423769600 |