Os enunciados das campanhas de prevenção à aids no Brasil e seus dispositivos de produção de verdades no âmbito da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernanda Deotti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2045
Resumo: O presente estudo teve o intuito de analisar os conteúdos midiáticos das campanhas de comunicação de massa produzidas pelo Ministério da Saúde do Brasil, voltadas à prevenção do HIV/aids. Tais mídias são concebidas como dispositivos produtores de determinados enunciados que se apresentam como verdades no contexto do HIV/aids. Resultado produzido pela articulação entre saberes-poderes em torno da questão da aids e estratégias de governamentalidade que definem modos de viver. A aids, enquanto fenômeno social, sobre o qual se desenvolvem políticas públicas de prevenção, quando enunciada por meio de certos dispositivos como a mídia, estabelece determinadas concepções sobre a doença e prescreve condutas à população. As campanhas de prevenção ao HIV/aids do Ministério da Saúde são pautadas por estas políticas públicas e, ao produzirem enunciações acerca da prevenção, instituem posições de sujeito a serem ocupadas por pessoas que acessam os serviços de saúde, onde as políticas públicas são implementadas e por onde circulam essas mídias. Tais posições são então ocupadas por indivíduos, que irão ou não aderir a uma mudança de atitude comportamental, terem ou não práticas sexuais seguras, utilizar preservativos, enfim, consumir os produtos da prevenção. Assim, os conteúdos e informações acerca da aids que foram e ainda são construídos e enunciados pela mídia, de 1998 a 2010, em especial a partir dessas campanhas, constitui a principal fonte documental desta pesquisa. Os enunciados que compõem os releases das campanhas foram analisados a partir do referencial teórico de Michel Foucault, por meio do método da Análise do Discurso. O objetivo geral foi investigar como estas campanhas enunciam os sujeitos das políticas públicas de prevenção à aids e quais enunciados de prevenção são propagados, sendo, assim, possível investigar a mídia como dispositivo produtivo para a governamentalidade no âmbito da saúde pública brasileira. Ao focar nestas fontes de pesquisa, esta proposta de investigação ressalta o atributo político destes dispositivos midiáticos, em seu caráter produtivo, em sua capacidade de disseminar discursos e de fabricar verdades sobre temas tão complexos como a aids. Os resultados constatam que o discurso das campanhas utiliza-se, basicamente, da estratégia de incentivo ao uso do preservativo masculino, responsabilizando e culpabilizando o indivíduo no que se refere às medidas de prevenção e meios diagnósticos; emprega-se uma pedagogia propositiva que incide nos comportamentos e nos modos de vivência da sexualidade; e, principalmente, ao tratar da prevenção, não abarca a proposta da prevenção posithiva, uma das mais importantes contribuições para a renovação da política nacional de combate à epidemia.
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A aids, enquanto fenômeno social, sobre o qual se desenvolvem políticas públicas de prevenção, quando enunciada por meio de certos dispositivos como a mídia, estabelece determinadas concepções sobre a doença e prescreve condutas à população. As campanhas de prevenção ao HIV/aids do Ministério da Saúde são pautadas por estas políticas públicas e, ao produzirem enunciações acerca da prevenção, instituem posições de sujeito a serem ocupadas por pessoas que acessam os serviços de saúde, onde as políticas públicas são implementadas e por onde circulam essas mídias. Tais posições são então ocupadas por indivíduos, que irão ou não aderir a uma mudança de atitude comportamental, terem ou não práticas sexuais seguras, utilizar preservativos, enfim, consumir os produtos da prevenção. Assim, os conteúdos e informações acerca da aids que foram e ainda são construídos e enunciados pela mídia, de 1998 a 2010, em especial a partir dessas campanhas, constitui a principal fonte documental desta pesquisa. Os enunciados que compõem os releases das campanhas foram analisados a partir do referencial teórico de Michel Foucault, por meio do método da Análise do Discurso. O objetivo geral foi investigar como estas campanhas enunciam os sujeitos das políticas públicas de prevenção à aids e quais enunciados de prevenção são propagados, sendo, assim, possível investigar a mídia como dispositivo produtivo para a governamentalidade no âmbito da saúde pública brasileira. Ao focar nestas fontes de pesquisa, esta proposta de investigação ressalta o atributo político destes dispositivos midiáticos, em seu caráter produtivo, em sua capacidade de disseminar discursos e de fabricar verdades sobre temas tão complexos como a aids. Os resultados constatam que o discurso das campanhas utiliza-se, basicamente, da estratégia de incentivo ao uso do preservativo masculino, responsabilizando e culpabilizando o indivíduo no que se refere às medidas de prevenção e meios diagnósticos; emprega-se uma pedagogia propositiva que incide nos comportamentos e nos modos de vivência da sexualidade; e, principalmente, ao tratar da prevenção, não abarca a proposta da prevenção posithiva, uma das mais importantes contribuições para a renovação da política nacional de combate à epidemia.The present study had the aim of analyzing the midia contents of mass media campaigns produced by the Brazilian health Ministry, targeting HIV/aids prevention. Such medias are conceived as devices which produce certain statements that are presented as truths in the HIV/aids context. Result produced by the articulation between knowledge-power surrounding the issue of aids and the strategies of governability which define ways to live. Aids, as a social phenomenon, about which public policies on prevention are developed, when enunciated by means of certain devices such as the media, establishes conceptions about the disease and prescribes conducts to the population. The campaigns of HIV/aids prevention by the Health Ministry are based by such public policies and, by producing statements about prevention, institute subject positions to be occupied by people who access health care services, where the public policies are implemented and where these medias circulate. Such positions are then occupied by individuals, who will adhere or not to a change in behavioral attitude, have or not safe sexual practices, use condoms, thus, consume the prevention products. Therefore, the content and information about aids which were and still are constructed and enunciated by the media, from 1998 to 2010, especially by means of such campaigns, constitutes the main document source of this research. The statements which compose the campaign releases were analyzed from the theoretical perspective of Michel Foucault, by means of Discourse Analysis. The main goal was to investigate how these campaigns enunciate the subjects of the public policies of aids prevention and which statements of prevention are propagated, being, therefore, possible to investigate the media as a productive device to governability in the scope of Brazilian public health care. By focusing on these research sources, this investigation proposal highlights the political attribute of such media devices, in their productive character, in their capacity to disseminate discourses and fabricate truths about issues as complex as aids. The results prove that the discourse of the campaigns utilizes basically of the incentive strategy to the use of the male condom, placing responsibility and culpability on the individual in regards to preventive measures and means of diagnosis; a positive pedagogy is applied which regards behaviors and means of living sexuality; and mainly, in terms of prevention, it does not encompass the positive prevention proposal, one of the most important contributions to the renewal of the national policy of combat to the epidemic.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAHIV/aidsPolíticas públicasMídiaCampanhas de prevençãoHIV/aidsPublic policiesMediaPrevention campaignsOs enunciados das campanhas de prevenção à aids no Brasil e seus dispositivos de produção de verdades no âmbito da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILfernandadeottirodrigues.pdf.jpgfernandadeottirodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2045/4/fernandadeottirodrigues.pdf.jpgcd5f8e482ffd655a5b04dbb5ea6072eeMD54ORIGINALfernandadeottirodrigues.pdffernandadeottirodrigues.pdfapplication/pdf657636https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2045/1/fernandadeottirodrigues.pdfa638d9bc0ab90452d6b1b057f0c64489MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2045/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTfernandadeottirodrigues.pdf.txtfernandadeottirodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain298850https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2045/3/fernandadeottirodrigues.pdf.txt327ab8526cb9b694c6d9a8de531e3c84MD53ufjf/20452019-11-07 11:13:43.076oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:43Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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