Superfície-tátil: corpo, gesto e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10479
Resumo: A presente produção constitui-se através de uma lógica das superfícies, em que uma sensação sem imagem se materializa através dosestados indistintos de uma escrita em Educação. A pesquisa exercita um gesto formativo que negocia uma produção de conhecimento pela via da arte e da ficção de corpo. Cada lâmina é um lugar, cara a cara, folha a folha, singularidades de um corpo sem localização.Propõe-se uma tese para tocar, ler, mover, entrar e sair sem comando através de um procedimentoque explora a superfície do corpo e da linguagem. As placas de sensação possuem coisas mínimas e dependem da maneira em que são tocadas; variação tátil em cada toque. À medida que se toca nos espaços de uma lâmina outras relações se produzem. Tais espaços de experimentação podem ser quase definidos como uma produção de sentido que se propaga, a ponto do corpo da palavra se constituir como um efeito dessa superfície movente. As lâminas oferecem pistas para dizer a que veio esta produção acadêmica, apontando uma maneira singular de fazer tese, ou mesmo, um gesto de escrita que se produz numa exploração entre a produção de arte e a produção de conceito, em que corpo do sentido nunca está instituído, mas é sempre uma composição provisória. Enfatiza-se que o movimento da obra de arte engendra um pensar na superfície do conhecimento, em que os gestos do sentido se tornam possíveis naquilo que se pode conhecer através de uma ficção de um corpo, que se inscreve pela sensibilia. Tal ficção, aliando filosofia e arte, carna no pensamento uma referência sinestésica de linguagem, em que os processos de subjetivação se conectam a um elemento vivo ou a um ponto aleatório através de conceitos e visualidades. De modo que, os efeitos gerados por toda essa materialidade, buscam atritar os conceitos com os processos de formação e escrita conectados com um corpo em estado de arte. Portanto, através desse jeito de fazer tese, ou, através dessas válvulas da sensação que se articulam, pergunta-se: - Que modos de vida são afirmados através desse exercício de escrever dançar formar pesquisar em Educação? Através desses procedimentos,o que torna um corpo uma maneira potente de conhecer está naquilo que o confunde, a vianda que quase o exprime através de um sentido carnado. Assim, a noção de campo problemático da tese tem urdido vários sentidos: de um corpo desencaixado, como um lugar das questões táteis, de um espaço fértil para a subversão do sentido e como uma formação variável pela via de um pensar com o corpo. Explora-se um espaço indistinto entre a produção da arte e a produção acadêmica, onde não existem mais fronteiras entre os conceitos e as sensações, que solicitam um mecanismo de escrita que é efeito de causas corporais,atritos, ficções e composições efêmeras.
id UFJF_aab25d3027fa67ba77c03c847e635b83
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10479
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Clareto, Sônia Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3Rotondo, Margareth Aparecida Sacramentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6Carvalho, Fabrício da Silva Teixeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253043T2Mossi, Cristian Polettihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269235Z7Barros, Laura Pozzana dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774946A4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281696H0Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral2019-08-14T14:08:23Z2019-08-082019-08-14T14:08:23Z2018-12-14https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10479A presente produção constitui-se através de uma lógica das superfícies, em que uma sensação sem imagem se materializa através dosestados indistintos de uma escrita em Educação. A pesquisa exercita um gesto formativo que negocia uma produção de conhecimento pela via da arte e da ficção de corpo. Cada lâmina é um lugar, cara a cara, folha a folha, singularidades de um corpo sem localização.Propõe-se uma tese para tocar, ler, mover, entrar e sair sem comando através de um procedimentoque explora a superfície do corpo e da linguagem. As placas de sensação possuem coisas mínimas e dependem da maneira em que são tocadas; variação tátil em cada toque. À medida que se toca nos espaços de uma lâmina outras relações se produzem. Tais espaços de experimentação podem ser quase definidos como uma produção de sentido que se propaga, a ponto do corpo da palavra se constituir como um efeito dessa superfície movente. As lâminas oferecem pistas para dizer a que veio esta produção acadêmica, apontando uma maneira singular de fazer tese, ou mesmo, um gesto de escrita que se produz numa exploração entre a produção de arte e a produção de conceito, em que corpo do sentido nunca está instituído, mas é sempre uma composição provisória. Enfatiza-se que o movimento da obra de arte engendra um pensar na superfície do conhecimento, em que os gestos do sentido se tornam possíveis naquilo que se pode conhecer através de uma ficção de um corpo, que se inscreve pela sensibilia. Tal ficção, aliando filosofia e arte, carna no pensamento uma referência sinestésica de linguagem, em que os processos de subjetivação se conectam a um elemento vivo ou a um ponto aleatório através de conceitos e visualidades. De modo que, os efeitos gerados por toda essa materialidade, buscam atritar os conceitos com os processos de formação e escrita conectados com um corpo em estado de arte. Portanto, através desse jeito de fazer tese, ou, através dessas válvulas da sensação que se articulam, pergunta-se: - Que modos de vida são afirmados através desse exercício de escrever dançar formar pesquisar em Educação? Através desses procedimentos,o que torna um corpo uma maneira potente de conhecer está naquilo que o confunde, a vianda que quase o exprime através de um sentido carnado. Assim, a noção de campo problemático da tese tem urdido vários sentidos: de um corpo desencaixado, como um lugar das questões táteis, de um espaço fértil para a subversão do sentido e como uma formação variável pela via de um pensar com o corpo. Explora-se um espaço indistinto entre a produção da arte e a produção acadêmica, onde não existem mais fronteiras entre os conceitos e as sensações, que solicitam um mecanismo de escrita que é efeito de causas corporais,atritos, ficções e composições efêmeras.The present presentation is made through a presentation of the faces, in which a similarity materializes in indistinct states of a writing in Education. The research exerts a formative role that negotiates a production of knowledge by means of the art and the fiction of body. Each leaf is a place, face to face, leaf to leaf, singularities of a body without location. Proposition-to that touch to the user, to read, move, go to exit and exit without the action through a procedure that explores the surface to body and of the language. The trailing plates have the same characteristics and are dependent on the way they are touched; tactile variation on each touch. As it touches the spaces of one of the other lenses is produced. Such spaces of experimentation may be quasi-filled as a production of directions that propagate, a body point stands out as a moving surface effect. The slides supply the clues to genealogical writing, that is, a singular way of doing, or even a gesture of writing that produces production between the production of art and the production of concept, in which body of meaning is never established, but it is always a temporary solution. It is emphasized that movement of the work of art engenders a thinking on the surface of knowledge, in which gestures of meaning become possible in what can be known through a fiction of a body, which is inscribed by sensibilia. Such fiction, combining philosophy and art, carna in the mind a synesthetic reference of language, in which the processes of subjectivation connect to a living element or to a random point through concepts and visualities.So, the effects generated by all this materiality, seek to rub the concepts with the processes of formation and writing connected with a body in state of art. Therefore, through this way of doing thesis, or, through these valves of the sensation that are articulated, it is asked: - What ways of life are affirmed through this writing exercise to dance to research in Education? Through these procedures, what makes a body a powerful way to know is in what confuses it, the food that almost expresses it through a weakened sense. Thus the notion of the problematic field of the thesis has produced several meanings: from a deembedding body, as a place of tactile questions, from a fertile space for the subversion of meaning, and as a variable formation through the way of thinking with the body. There is an indistinct space between the production of art and academic production, where there are no more boundaries between concepts and sensations, which demand a mechanism of writing that is an effect of bodily causes, frictions, fictions and ephemeral compositions.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormaçãoArteFicçãoSensaçãoCorpoFormationArtFictionSensationBodySuperfície-tátil: corpo, gesto e formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarcosviniciusamaralribeiro.pdfmarcosviniciusamaralribeiro.pdfapplication/pdf8628447https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/1/marcosviniciusamaralribeiro.pdfad8fff8f837975df8893935bf950c65eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTmarcosviniciusamaralribeiro.pdf.txtmarcosviniciusamaralribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain223787https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/4/marcosviniciusamaralribeiro.pdf.txt264b2d0d61302f0cfd480a4c9513c9dcMD54THUMBNAILmarcosviniciusamaralribeiro.pdf.jpgmarcosviniciusamaralribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/5/marcosviniciusamaralribeiro.pdf.jpg5d26ca8b12bfa2042edd50c7a76993d4MD55ufjf/104792019-08-15 03:06:48.291oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-15T06:06:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
title Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
spellingShingle Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação
Arte
Ficção
Sensação
Corpo
Formation
Art
Fiction
Sensation
Body
title_short Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
title_full Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
title_fullStr Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
title_full_unstemmed Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
title_sort Superfície-tátil: corpo, gesto e formação
author Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral
author_facet Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clareto, Sônia Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253043T2
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269235Z7
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Barros, Laura Pozzana de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774946A4
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281696H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcos Vinícius Amaral
contributor_str_mv Clareto, Sônia Maria
Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Mossi, Cristian Poletti
Barros, Laura Pozzana de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação
Arte
Ficção
Sensação
Corpo
Formation
Art
Fiction
Sensation
Body
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Arte
Ficção
Sensação
Corpo
Formation
Art
Fiction
Sensation
Body
description A presente produção constitui-se através de uma lógica das superfícies, em que uma sensação sem imagem se materializa através dosestados indistintos de uma escrita em Educação. A pesquisa exercita um gesto formativo que negocia uma produção de conhecimento pela via da arte e da ficção de corpo. Cada lâmina é um lugar, cara a cara, folha a folha, singularidades de um corpo sem localização.Propõe-se uma tese para tocar, ler, mover, entrar e sair sem comando através de um procedimentoque explora a superfície do corpo e da linguagem. As placas de sensação possuem coisas mínimas e dependem da maneira em que são tocadas; variação tátil em cada toque. À medida que se toca nos espaços de uma lâmina outras relações se produzem. Tais espaços de experimentação podem ser quase definidos como uma produção de sentido que se propaga, a ponto do corpo da palavra se constituir como um efeito dessa superfície movente. As lâminas oferecem pistas para dizer a que veio esta produção acadêmica, apontando uma maneira singular de fazer tese, ou mesmo, um gesto de escrita que se produz numa exploração entre a produção de arte e a produção de conceito, em que corpo do sentido nunca está instituído, mas é sempre uma composição provisória. Enfatiza-se que o movimento da obra de arte engendra um pensar na superfície do conhecimento, em que os gestos do sentido se tornam possíveis naquilo que se pode conhecer através de uma ficção de um corpo, que se inscreve pela sensibilia. Tal ficção, aliando filosofia e arte, carna no pensamento uma referência sinestésica de linguagem, em que os processos de subjetivação se conectam a um elemento vivo ou a um ponto aleatório através de conceitos e visualidades. De modo que, os efeitos gerados por toda essa materialidade, buscam atritar os conceitos com os processos de formação e escrita conectados com um corpo em estado de arte. Portanto, através desse jeito de fazer tese, ou, através dessas válvulas da sensação que se articulam, pergunta-se: - Que modos de vida são afirmados através desse exercício de escrever dançar formar pesquisar em Educação? Através desses procedimentos,o que torna um corpo uma maneira potente de conhecer está naquilo que o confunde, a vianda que quase o exprime através de um sentido carnado. Assim, a noção de campo problemático da tese tem urdido vários sentidos: de um corpo desencaixado, como um lugar das questões táteis, de um espaço fértil para a subversão do sentido e como uma formação variável pela via de um pensar com o corpo. Explora-se um espaço indistinto entre a produção da arte e a produção acadêmica, onde não existem mais fronteiras entre os conceitos e as sensações, que solicitam um mecanismo de escrita que é efeito de causas corporais,atritos, ficções e composições efêmeras.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:08:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-08
2019-08-14T14:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10479
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/1/marcosviniciusamaralribeiro.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/4/marcosviniciusamaralribeiro.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10479/5/marcosviniciusamaralribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad8fff8f837975df8893935bf950c65e
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
264b2d0d61302f0cfd480a4c9513c9dc
5d26ca8b12bfa2042edd50c7a76993d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661414974160896