Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11609 |
Resumo: | O Brasil passou, num curto espaço de tempo, por mudanças contextuais consideráveis no campo da política. Da reafirmação da parceria entre o PT e PMDB em 2014 - passando pela reeleição apertada da chapa Dilma/Temer, o início conturbado do segundo mandato, o rompimento oficial do PMDB com o Governo Dilma - até o impeachment da presidente e novo governo do PMDB. O partido que se autodenomina o maior do país protagonizou a maior parte desses momentos de mudança e a mídia foi um dos palcos desse protagonismo. Buscou-se, com essa pesquisa, compreender quais as estratégias narrativas foram apresentadas pelo PMDB em suas Propagandas Partidárias Gratuitas (extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2018 pela Lei Federal 13.487/17) em diferentes momentos da política nacional. Partiu-se do princípio de que o partido mudou sua maneira de representar o Brasil, a si mesmo, seus aliados e inimigos de acordo com cada contexto e esse é uma das principais percepções dessa dissertação. Dessa maneira, observou-se quais foram os discursos adotados pelo partido para se manter no poder mesmo com tantas mudanças no cenário político. Além disso, esse trabalho elucidou quais as temáticas o PMDB priorizou ao longo do período recortado (2013 a 2017), passando pela eleição da chapa Dilma/Temer, o impedimento da presidente do PT, o governo do PMDB e as novas eleições. Observou-se também a forma como o partido trabalhou a sua imagem e a coerência com seu programa partidário e, por fim, como abordou a aliança e rompimento com a ex-presidente Dilma. Para realização desse trabalho buscou-se aportes na análise de conteúdo de Bardin (2011). Essa escolha foi feita porque essa metodologia se aplica a discursos diversos e é perfeitamente adaptável à diferentes formas de comunicação, sejam quais forem sua natureza. |
id |
UFJF_c1ffadade038d4c27bcd991f9b13008e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11609 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Oliveira, Luiz Ademir dehttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002Brinati, Francisco Ângelohttp://lattes.cnpq.br/3588763411995269http://lattes.cnpq.br/4495888355378782Espindola, Manoel Assad2020-08-17T17:57:28Z2020-08-172020-08-17T17:57:28Z2020-02-17https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11609O Brasil passou, num curto espaço de tempo, por mudanças contextuais consideráveis no campo da política. Da reafirmação da parceria entre o PT e PMDB em 2014 - passando pela reeleição apertada da chapa Dilma/Temer, o início conturbado do segundo mandato, o rompimento oficial do PMDB com o Governo Dilma - até o impeachment da presidente e novo governo do PMDB. O partido que se autodenomina o maior do país protagonizou a maior parte desses momentos de mudança e a mídia foi um dos palcos desse protagonismo. Buscou-se, com essa pesquisa, compreender quais as estratégias narrativas foram apresentadas pelo PMDB em suas Propagandas Partidárias Gratuitas (extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2018 pela Lei Federal 13.487/17) em diferentes momentos da política nacional. Partiu-se do princípio de que o partido mudou sua maneira de representar o Brasil, a si mesmo, seus aliados e inimigos de acordo com cada contexto e esse é uma das principais percepções dessa dissertação. Dessa maneira, observou-se quais foram os discursos adotados pelo partido para se manter no poder mesmo com tantas mudanças no cenário político. Além disso, esse trabalho elucidou quais as temáticas o PMDB priorizou ao longo do período recortado (2013 a 2017), passando pela eleição da chapa Dilma/Temer, o impedimento da presidente do PT, o governo do PMDB e as novas eleições. Observou-se também a forma como o partido trabalhou a sua imagem e a coerência com seu programa partidário e, por fim, como abordou a aliança e rompimento com a ex-presidente Dilma. Para realização desse trabalho buscou-se aportes na análise de conteúdo de Bardin (2011). Essa escolha foi feita porque essa metodologia se aplica a discursos diversos e é perfeitamente adaptável à diferentes formas de comunicação, sejam quais forem sua natureza.Brazil has, in a short period of time, undergone considerable contextual changes in the field of politics. From the reaffirmation of the partnership between the PT and PMDB in 2014 - through the tight reelection of the Dilma / Temer slate, the troubled start of the second term, the official breakup of the PMDB with the Dilma Government - to the impeachment of the PMDB president and new government. The party that calls itself the largest in the country, played a major part in these moments of change and the media was one of the advocates of this protagonism. This research aimed to understand which narrative strategies were presented by PMDB in its Free Party Propaganda (extinguished on January 1st, 2018 by the Federal Law 13.487 / 17) at different times of national politics. It was assumed that the party changed its way of representing Brazil, itself, its allies and enemies according to each context and this is one of the main findings of this dissertation. Thus, it was observed what were the speeches adopted by the party to remain in power even with so many changes in the political scenario. In addition, this work clarified which themes the PMDB has prioritized over the cut-off period (2013-2017), including the election of the Dilma / Temer slate, the impediment of the PT president, the PMDB government and the new elections. It also looked at how the party worked on its image and coherence with its party program and, finally, how it approached the alliance and breakup with former president Dilma. For this work we sought contributions in the content analysis of Bardin (2011). This choice was made because this methodology applies to diferente points of view and is perfectly adaptable to different forms of communication, whatever their nature may be.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMidiatizaçãoPolíticaPMDBNarrativasCampanha permanenteMediatizationPoliticsNarrativesPermanent campaignNarrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmanoelassadespindola.pdfmanoelassadespindola.pdfPDF/Aapplication/pdf2028255https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/1/manoelassadespindola.pdf3ab10e7d144d59e4a46ac17cd4fedac9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTmanoelassadespindola.pdf.txtmanoelassadespindola.pdf.txtExtracted texttext/plain417265https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/4/manoelassadespindola.pdf.txt2beb003b7c29827fd789136d2f391669MD54THUMBNAILmanoelassadespindola.pdf.jpgmanoelassadespindola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/5/manoelassadespindola.pdf.jpgbedd4bbec7a3658b278675355f720d36MD55ufjf/116092020-08-18 03:06:59.994oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-08-18T06:06:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
title |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
spellingShingle |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. Espindola, Manoel Assad CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Midiatização Política PMDB Narrativas Campanha permanente Mediatization Politics Narratives Permanent campaign |
title_short |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
title_full |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
title_fullStr |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
title_full_unstemmed |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
title_sort |
Narrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos. |
author |
Espindola, Manoel Assad |
author_facet |
Espindola, Manoel Assad |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9631665928287598 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Ademir de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8231929995456002 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brinati, Francisco Ângelo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3588763411995269 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4495888355378782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espindola, Manoel Assad |
contributor_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira Oliveira, Luiz Ademir de Brinati, Francisco Ângelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Midiatização Política PMDB Narrativas Campanha permanente Mediatization Politics Narratives Permanent campaign |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Midiatização Política PMDB Narrativas Campanha permanente Mediatization Politics Narratives Permanent campaign |
description |
O Brasil passou, num curto espaço de tempo, por mudanças contextuais consideráveis no campo da política. Da reafirmação da parceria entre o PT e PMDB em 2014 - passando pela reeleição apertada da chapa Dilma/Temer, o início conturbado do segundo mandato, o rompimento oficial do PMDB com o Governo Dilma - até o impeachment da presidente e novo governo do PMDB. O partido que se autodenomina o maior do país protagonizou a maior parte desses momentos de mudança e a mídia foi um dos palcos desse protagonismo. Buscou-se, com essa pesquisa, compreender quais as estratégias narrativas foram apresentadas pelo PMDB em suas Propagandas Partidárias Gratuitas (extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2018 pela Lei Federal 13.487/17) em diferentes momentos da política nacional. Partiu-se do princípio de que o partido mudou sua maneira de representar o Brasil, a si mesmo, seus aliados e inimigos de acordo com cada contexto e esse é uma das principais percepções dessa dissertação. Dessa maneira, observou-se quais foram os discursos adotados pelo partido para se manter no poder mesmo com tantas mudanças no cenário político. Além disso, esse trabalho elucidou quais as temáticas o PMDB priorizou ao longo do período recortado (2013 a 2017), passando pela eleição da chapa Dilma/Temer, o impedimento da presidente do PT, o governo do PMDB e as novas eleições. Observou-se também a forma como o partido trabalhou a sua imagem e a coerência com seu programa partidário e, por fim, como abordou a aliança e rompimento com a ex-presidente Dilma. Para realização desse trabalho buscou-se aportes na análise de conteúdo de Bardin (2011). Essa escolha foi feita porque essa metodologia se aplica a discursos diversos e é perfeitamente adaptável à diferentes formas de comunicação, sejam quais forem sua natureza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-17T17:57:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-17 2020-08-17T17:57:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11609 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/1/manoelassadespindola.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/4/manoelassadespindola.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11609/5/manoelassadespindola.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ab10e7d144d59e4a46ac17cd4fedac9 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 2beb003b7c29827fd789136d2f391669 bedd4bbec7a3658b278675355f720d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661301227782144 |