Efeito da realidade virtual na funcionalidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebra
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11202 |
Resumo: | O videogame como meio terapêutico para jovens com paralisia cerebral foi o objeto de estudo de uma dissertação realizada no Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico Funcional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Elisa de Jesus Valenzuela utilizou o “Nintendo Wii” como prática de intervenção intensiva em quatro adolescentes na faixa-etária entre 15 e 18 anos. Com o auxílio da tecnologia, ela analisou os resultados na marcha, no equilíbrio, na resistência muscular e na mobilidade do grupo. As análises levaram em consideração os contextos de antes, durante e depois do tratamento com o uso do game, por duas semanas consecutivas (de segunda a sábado) e com duração de 90 minutos de intervenção por dia. Os pacientes que participaram do estudo andam sem dispositivos auxiliares, considerados funcionalmente leves de acordo com o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS nível II). A pesquisadora revela que três dos quatro participantes apresentaram melhoras em todos os itens avaliados após o protocolo. Segundo Elisa, a intervenção com videogames tem sido muito utilizada como protocolo em diferentes condições de saúde. Ela ressalta que o estudo é importante devido às poucas iniciativas que avaliam os efeitos destes mecanismos em jovens nestas condições de saúde, aplicando-os de forma intensiva. “Os adolescentes com paralisia cerebral estão há anos realizando intervenções fisioterapêuticas convencionais e, muitas das vezes, essa população abandona o tratamento indo em busca de outras atividades por estarem saturadas do mesmo tipo de abordagem, ou recebem alta do serviço de fisioterapia e tornam-se sedentários. Assim, é muito gratificante poder avaliar no meio acadêmico se um novo tipo de recurso traz realmente benefícios na funcionalidade desses adolescentes, de maneira prazerosa e satisfatória”. A professora orientadora, Paula Silva de Carvalho Chagas, reafirma o sucesso do trabalho e salienta que o estudo é relevante para o meio acadêmico e para a sociedade: “os resultados foram significativos em diferentes domínios da funcionalidade de forma individualizada, de acordo com as características de cada participante, sendo assim, o uso do videogame se mostrou uma alternativa terapêutica de forma lúdica, que permite a reabilitação motora e viável para se obter ganhos na funcionalidade nos adolescentes com paralisia cerebral”. A orientadora também destaca a apresentação de parte dos resultados da dissertação na “Combined 73rd AACPDM Annual and 2nd IAACD Triannual Meetingem” em Anaheim, Califórnia nos EUA, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019. Segundo ela, a oportunidade de ser financiada por um evento internacional dessa magnitude em épocas de tantos cortes na ciência, renova as forças de jovens pesquisadores. |
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Segundo ela, a oportunidade de ser financiada por um evento internacional dessa magnitude em épocas de tantos cortes na ciência, renova as forças de jovens pesquisadores.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-FuncionalUFJFBrasilFaculdade de FisioterapiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL-Efeito da realidade virtual na funcionalidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11202/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11202/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdfVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdfapplication/pdf322102https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11202/1/Videogame%20como%20meio%20terap%c3%aautico%20em%20jovens%20com%20paralisia%20cerebral%20-%20Not%c3%adcias%20UFJF.pdf0255086f5c9042fce23dea86e86bdc5aMD51TEXTVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdf.txtVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdf.txtExtracted texttext/plain5583https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11202/4/Videogame%20como%20meio%20terap%c3%aautico%20em%20jovens%20com%20paralisia%20cerebral%20-%20Not%c3%adcias%20UFJF.pdf.txt8bcf725ce414d3adcf09a82cecc3268eMD54THUMBNAILVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdf.jpgVideogame como meio terapêutico em jovens com paralisia cerebral - Notícias UFJF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1745https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11202/5/Videogame%20como%20meio%20terap%c3%aautico%20em%20jovens%20com%20paralisia%20cerebral%20-%20Not%c3%adcias%20UFJF.pdf.jpga22c0edc1eab3082360242be98bcb1c9MD55ufjf/112022019-10-25 04:07:47.505oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11202Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-10-25T06:07:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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