O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124 |
Resumo: | O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema. |
id |
UFLA-6_00285b7f0a0bfe59469db01ef20fcef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/124 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRESCultura e desigualdade de classesAnálise social da produção cultural brasileiraCultura e subdesenvolvimentoPensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto SchwarzTeoria crítica no Brasil.O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/12410.30905/ded.v3i1.124Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-392526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124/80Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Renato2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/124Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
title |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
spellingShingle |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES Franco, Renato Cultura e desigualdade de classes Análise social da produção cultural brasileira Cultura e subdesenvolvimento Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz Teoria crítica no Brasil. |
title_short |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
title_full |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
title_fullStr |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
title_full_unstemmed |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
title_sort |
O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES |
author |
Franco, Renato |
author_facet |
Franco, Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura e desigualdade de classes Análise social da produção cultural brasileira Cultura e subdesenvolvimento Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz Teoria crítica no Brasil. |
topic |
Cultura e desigualdade de classes Análise social da produção cultural brasileira Cultura e subdesenvolvimento Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz Teoria crítica no Brasil. |
description |
O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124 10.30905/ded.v3i1.124 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v3i1.124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39 Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39 Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39 Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39 2526-849X 10.30905/ded.v3i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374509613056 |