O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Renato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124
Resumo: O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema.
id UFLA-6_00285b7f0a0bfe59469db01ef20fcef4
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/124
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRESCultura e desigualdade de classesAnálise social da produção cultural brasileiraCultura e subdesenvolvimentoPensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto SchwarzTeoria crítica no Brasil.O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/12410.30905/ded.v3i1.124Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-392526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124/80Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Renato2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/124Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
title O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
spellingShingle O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
Franco, Renato
Cultura e desigualdade de classes
Análise social da produção cultural brasileira
Cultura e subdesenvolvimento
Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz
Teoria crítica no Brasil.
title_short O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
title_full O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
title_fullStr O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
title_full_unstemmed O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
title_sort O ORNITORRINCO RIDES AGAIN: O CRÍTICO DEVE TER ATUALIDADE BEM AGARRADA PELOS CHIFRES
author Franco, Renato
author_facet Franco, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura e desigualdade de classes
Análise social da produção cultural brasileira
Cultura e subdesenvolvimento
Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz
Teoria crítica no Brasil.
topic Cultura e desigualdade de classes
Análise social da produção cultural brasileira
Cultura e subdesenvolvimento
Pensamento crítico brasileiro: Antonio Cândido e Roberto Schwarz
Teoria crítica no Brasil.
description O trabalho parte da análise de Roberto Schwarz sobre o mal-estar - originalmente identificado por Silvio Romero – na cultura brasileira a fim de demonstrar ser este resultante não de questões raciais, mas de vicissitudes da estrutura social do país, que comporta enorme desigualdade entre as classes. Em seguida, examina a permanência desse mal-estar realçando como tal desigualdade acarretou também a desigualdade cultural; ao mesmo tempo identifica as várias tentativas, historicamente situadas, de superá-lo. Nessa direção, destaca a mudança da “consciência amena do atraso” para a “consciência catastrófica do atraso”, apontada por Antonio Candido, vinculando a essa última a formação de uma consciência sobre o caráter subdesenvolvido do país e identificando criticamente os esforços desenvolvimentistas – sob o enfoque fornecido pela Teoria da Dependência – para superar tal condição. Nesse movimento analítico, o ensaio procura também conectar tal esforço com os movimentos culturais verificados especialmente na literatura brasileira e, em alguns casos, no cinema – sempre destacando a dificuldade das camadas populares de terem acesso à produção cultural mais significativa. Por fim, examina como o Estado Exterminista instalado no país após 1968 soterrou – ou dificultou enormemente – os esforços para superar tal mal-estar e condenou a maioria da população a consumir apenas aquilo que Adorno chamou de “semicultura”. O trabalho termina questionando quais rumos seriam hoje possíveis para a produção cultural desejosa de voltar a enfrentar o problema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124
10.30905/ded.v3i1.124
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124
identifier_str_mv 10.30905/ded.v3i1.124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/124/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39
Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39
Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39
Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 17-39
2526-849X
10.30905/ded.v3i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374509613056