Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão acerca de estratégias didáticas utilizadas por professores do estado de Alagoas frente ao contexto pandêmico causado pelo novo coronavírus no Ensino Remoto Emergencial (ERE), mediado, especialmente, pelas tecnologias digitais (TD). Este estudo toma como base autores que discutem sobre TD, ERE e desafios à educação, a partir de artigos e vídeos já socializados em periódicos, internet, sites e redes sociais. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo numa abordagem exploratória. Para tanto, os dados foram coletados a partir de um questionário online disponibilizado em rede para os professores do estado. Participaram desta pesquisa 21 professores que atuam no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e do Ensino Médio, distribuídos em instituições públicas e/ou privadas de 8 cidades alagoanas. Os resultados evidenciam que as TD em si não promovem a produção do conhecimento nem o aprendizado, pois é preciso uma reconfiguração de estratégias didáticas para a potencialização da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a compreender que as vivências com o ERE podem dar um impulso para se pensar essa prática mediada pelas TD, mas também possibilidades para além delas. |
id |
UFLA-6_92b6addefdc9957ea3b0423714edf38f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/455 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizadosEstratégias didáticasEnsino Remoto EmergencialCovid-19O presente artigo propõe uma reflexão acerca de estratégias didáticas utilizadas por professores do estado de Alagoas frente ao contexto pandêmico causado pelo novo coronavírus no Ensino Remoto Emergencial (ERE), mediado, especialmente, pelas tecnologias digitais (TD). Este estudo toma como base autores que discutem sobre TD, ERE e desafios à educação, a partir de artigos e vídeos já socializados em periódicos, internet, sites e redes sociais. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo numa abordagem exploratória. Para tanto, os dados foram coletados a partir de um questionário online disponibilizado em rede para os professores do estado. Participaram desta pesquisa 21 professores que atuam no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e do Ensino Médio, distribuídos em instituições públicas e/ou privadas de 8 cidades alagoanas. Os resultados evidenciam que as TD em si não promovem a produção do conhecimento nem o aprendizado, pois é preciso uma reconfiguração de estratégias didáticas para a potencialização da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a compreender que as vivências com o ERE podem dar um impulso para se pensar essa prática mediada pelas TD, mas também possibilidades para além delas.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/45510.30905/rde.v0i0.455Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-3402526-849X10.30905/rde.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455/232https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455/275Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarloney Alves de OliveiraJoenneyres Raio de Souza Amancio2023-12-31T14:04:30Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/455Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:30Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
title |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
spellingShingle |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados Carloney Alves de Oliveira Estratégias didáticas Ensino Remoto Emergencial Covid-19 |
title_short |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
title_full |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
title_fullStr |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
title_sort |
Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados |
author |
Carloney Alves de Oliveira |
author_facet |
Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio |
author_role |
author |
author2 |
Joenneyres Raio de Souza Amancio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias didáticas Ensino Remoto Emergencial Covid-19 |
topic |
Estratégias didáticas Ensino Remoto Emergencial Covid-19 |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão acerca de estratégias didáticas utilizadas por professores do estado de Alagoas frente ao contexto pandêmico causado pelo novo coronavírus no Ensino Remoto Emergencial (ERE), mediado, especialmente, pelas tecnologias digitais (TD). Este estudo toma como base autores que discutem sobre TD, ERE e desafios à educação, a partir de artigos e vídeos já socializados em periódicos, internet, sites e redes sociais. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo numa abordagem exploratória. Para tanto, os dados foram coletados a partir de um questionário online disponibilizado em rede para os professores do estado. Participaram desta pesquisa 21 professores que atuam no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e do Ensino Médio, distribuídos em instituições públicas e/ou privadas de 8 cidades alagoanas. Os resultados evidenciam que as TD em si não promovem a produção do conhecimento nem o aprendizado, pois é preciso uma reconfiguração de estratégias didáticas para a potencialização da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a compreender que as vivências com o ERE podem dar um impulso para se pensar essa prática mediada pelas TD, mas também possibilidades para além delas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455 10.30905/rde.v0i0.455 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v0i0.455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455/232 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 323-340 2526-849X 10.30905/rde.v0i0 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375136661504 |