As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kin Slodkowski, Bruna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Poliana Becker, Taila, Alejandra Behar, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648
Resumo: O neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.
id UFLA-6_f8189b347e3e273089a942e302a24332
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/648
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireanoEducaçãoNeoliberalismoCOVID-19Paulo FreireO neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/64810.30905/rde.v7i1.648Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6482526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648/459Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKin Slodkowski, BrunaPoliana Becker, TailaAlejandra Behar, Patricia 2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/648Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
title As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
spellingShingle As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
Kin Slodkowski, Bruna
Educação
Neoliberalismo
COVID-19
Paulo Freire
title_short As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
title_full As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
title_fullStr As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
title_full_unstemmed As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
title_sort As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
author Kin Slodkowski, Bruna
author_facet Kin Slodkowski, Bruna
Poliana Becker, Taila
Alejandra Behar, Patricia
author_role author
author2 Poliana Becker, Taila
Alejandra Behar, Patricia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kin Slodkowski, Bruna
Poliana Becker, Taila
Alejandra Behar, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Neoliberalismo
COVID-19
Paulo Freire
topic Educação
Neoliberalismo
COVID-19
Paulo Freire
description O neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648
10.30905/rde.v7i1.648
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648
identifier_str_mv 10.30905/rde.v7i1.648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648/459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648
Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648
Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648
Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648
2526-849X
10.30905/rde.v7i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375619006464