A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagdonas, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46295
Resumo: With the growth of naive and critical views about science and its authority, it is natural to question educational proposals that may further promote relativism. In view of this risk, based on studies on the history of cosmology in the first half of the 20th century, it is argued that it is pertinent to include controversies about the nature of science in science education. For that, are presented and discussed two antagonistic views of philosophers of science about the change in scientific theories: the critical rationalism of Imre Lakatos and the epistemological anarchism of Paul Feyerabend. They were used to create two synthesis of the history of cosmology: first a rational reconstruction of history and then, a history with greater space for the plurality of theories, including the presence of factors currently considered irrational in science. In conclusion, it is argued that this type of controversy has the potential to prevent the growth of naive views about science, both based on excessive trust in the specialists’ authority, as well as a radicalization of the distrust of any authority.
id UFLA_24aa36ea558a1596857a8c3207e908b7
oai_identifier_str oai:localhost:1/46295
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado EstacionárioCosmologiaNatureza da ciênciaControvérsiasRelativismoRacionalismoHistória da ciênciaCosmologyNature of scienceControversiesRelativismRationalismHistory of scienceWith the growth of naive and critical views about science and its authority, it is natural to question educational proposals that may further promote relativism. In view of this risk, based on studies on the history of cosmology in the first half of the 20th century, it is argued that it is pertinent to include controversies about the nature of science in science education. For that, are presented and discussed two antagonistic views of philosophers of science about the change in scientific theories: the critical rationalism of Imre Lakatos and the epistemological anarchism of Paul Feyerabend. They were used to create two synthesis of the history of cosmology: first a rational reconstruction of history and then, a history with greater space for the plurality of theories, including the presence of factors currently considered irrational in science. In conclusion, it is argued that this type of controversy has the potential to prevent the growth of naive views about science, both based on excessive trust in the specialists’ authority, as well as a radicalization of the distrust of any authority.Dado o crescimento de visões ingênuas e críticas à ciência e sua autoridade, é natural que se questione as propostas educacionais que possam fomentar ainda mais um relativismo. Tendo em vista esse risco, com base em estudos sobre história da cosmologia na primeira metade do século XX, argumenta-se a pertinência de se incluir controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica. Para isso, são apresentadas e discutidas duas visões antagônicas de filósofos da ciência sobre a mudança das teorias científicas: o racionalismo crítico de Imre Lakatos e o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend. Elas foram empregadas para criar duas sínteses de obras sobre a história da cosmologia: primeiro uma reconstrução racional da história e em seguida uma história com maior espaço para a pluralidade de teorias, incluindo a presença de fatores usualmente considerados não racionais na ciência. Como conclusão, se propõe que este tipo de controvérsia tem potencial para evitar que continuem aumentando visões ingênuas sobre a ciência, tanto baseadas em uma confiança excessiva na autoridade de especialistas, quanto de uma radicalização da desconfiança de qualquer autoridade.Universidade Federal de Santa Catarina2021-05-17T18:17:53Z2021-05-17T18:17:53Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAGDONAS, A. A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1250-1277, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46295Caderno Brasileiro de Ensino de Físicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBagdonas, Alexandrepor2023-05-26T19:43:37Zoai:localhost:1/46295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T19:43:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
title A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
spellingShingle A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
Bagdonas, Alexandre
Cosmologia
Natureza da ciência
Controvérsias
Relativismo
Racionalismo
História da ciência
Cosmology
Nature of science
Controversies
Relativism
Rationalism
History of science
title_short A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
title_full A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
title_fullStr A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
title_full_unstemmed A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
title_sort A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário
author Bagdonas, Alexandre
author_facet Bagdonas, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagdonas, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Cosmologia
Natureza da ciência
Controvérsias
Relativismo
Racionalismo
História da ciência
Cosmology
Nature of science
Controversies
Relativism
Rationalism
History of science
topic Cosmologia
Natureza da ciência
Controvérsias
Relativismo
Racionalismo
História da ciência
Cosmology
Nature of science
Controversies
Relativism
Rationalism
History of science
description With the growth of naive and critical views about science and its authority, it is natural to question educational proposals that may further promote relativism. In view of this risk, based on studies on the history of cosmology in the first half of the 20th century, it is argued that it is pertinent to include controversies about the nature of science in science education. For that, are presented and discussed two antagonistic views of philosophers of science about the change in scientific theories: the critical rationalism of Imre Lakatos and the epistemological anarchism of Paul Feyerabend. They were used to create two synthesis of the history of cosmology: first a rational reconstruction of history and then, a history with greater space for the plurality of theories, including the presence of factors currently considered irrational in science. In conclusion, it is argued that this type of controversy has the potential to prevent the growth of naive views about science, both based on excessive trust in the specialists’ authority, as well as a radicalization of the distrust of any authority.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2021-05-17T18:17:53Z
2021-05-17T18:17:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAGDONAS, A. A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1250-1277, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46295
identifier_str_mv BAGDONAS, A. A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1250-1277, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835171615932416