O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Isabela Alberico, Souza, Ellen Gonzaga Lima, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391
Resumo: Afro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society.
id UFLA_3bf8ffe747335b76bb4cd8eeabec25eb
oai_identifier_str oai:localhost:1/46391
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologiaThe teaching of ecology in dialogue with afro-brazilian culture in the initial science and biology teachers training: an analysis of the discipline of teaching methodology in ecologyLa enseñanza de la ecología en dialogo con la cultura afro-brasileña en la formación inicial de profesores de ciencias y biología: un análisis de la disciplina de metodología de enseñanza en ecologíaCultura afro-brasileiraFormação inicial de professoresCiências e biologiaAfro-brazilian cultureInitial teacher trainingScience and biologyAfro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society.A cultura afro-brasileira sempre foi muito desvalorizada no processo de formação do Brasil e do povo brasileiro. Foi nessa perspectiva que a disciplina de Metodologia do Ensino em Ecologia da Universidade Federal de Lavras trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de Ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira. Essa visava que os licenciandos conhecessem, reconhecessem e valorizassem essa cultura. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os alunos conseguiram estabelecer um diálogo entre a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o fizeram. Para essa análise foi utilizado o método qualitativo, e dentro deste a análise de conteúdo com a categorização. Com essa análise percebemos a importância dessa temática na formação de professores, para que esses possam levar para as salas de aula um ensino contextualizado e transversal, que reconheça a contribuição desse povo para essa sociedade plural brasileira.ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista2021-05-26T19:02:38Z2021-05-26T19:02:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Bruna Mayrinck de FreitasSousa, Isabela AlbericoSouza, Ellen Gonzaga LimaNascimento Junior, Antonio Fernandespor2021-05-26T19:02:52Zoai:localhost:1/46391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-26T19:02:52Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
The teaching of ecology in dialogue with afro-brazilian culture in the initial science and biology teachers training: an analysis of the discipline of teaching methodology in ecology
La enseñanza de la ecología en dialogo con la cultura afro-brasileña en la formación inicial de profesores de ciencias y biología: un análisis de la disciplina de metodología de enseñanza en ecología
title O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
spellingShingle O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas
Cultura afro-brasileira
Formação inicial de professores
Ciências e biologia
Afro-brazilian culture
Initial teacher training
Science and biology
title_short O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
title_full O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
title_fullStr O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
title_full_unstemmed O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
title_sort O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
author Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas
author_facet Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas
Sousa, Isabela Alberico
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Sousa, Isabela Alberico
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas
Sousa, Isabela Alberico
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Formação inicial de professores
Ciências e biologia
Afro-brazilian culture
Initial teacher training
Science and biology
topic Cultura afro-brasileira
Formação inicial de professores
Ciências e biologia
Afro-brazilian culture
Initial teacher training
Science and biology
description Afro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-26T19:02:38Z
2021-05-26T19:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391
identifier_str_mv REZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista
publisher.none.fl_str_mv ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835050594533376