Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714 |
Resumo: | Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambiente |
id |
UFLA_7eebe0653c01bc250fc65bcc1e812900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/30714 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodleAVAMoodleTema para moodleUsabilidadeOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambienteGreghi, Juliana GalvaniBettio, Raphael Winckler deFreire, André PimentaSilva, Samuel Giarola2018-09-26T19:11:48Z2018-09-26T19:11:48Z2015-04-172012-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:11:48Zoai:localhost:1/30714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:11:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
title |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
spellingShingle |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle Silva, Samuel Giarola AVA Moodle Tema para moodle Usabilidade |
title_short |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
title_full |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
title_fullStr |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
title_full_unstemmed |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
title_sort |
Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle |
author |
Silva, Samuel Giarola |
author_facet |
Silva, Samuel Giarola |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Greghi, Juliana Galvani Bettio, Raphael Winckler de Freire, André Pimenta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Samuel Giarola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AVA Moodle Tema para moodle Usabilidade |
topic |
AVA Moodle Tema para moodle Usabilidade |
description |
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambiente |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-15 2015-04-17 2018-09-26T19:11:48Z 2018-09-26T19:11:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714 |
identifier_str_mv |
SILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439067006894080 |