Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samuel Giarola
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714
Resumo: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambiente
id UFLA_7eebe0653c01bc250fc65bcc1e812900
oai_identifier_str oai:localhost:1/30714
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodleAVAMoodleTema para moodleUsabilidadeOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambienteGreghi, Juliana GalvaniBettio, Raphael Winckler deFreire, André PimentaSilva, Samuel Giarola2018-09-26T19:11:48Z2018-09-26T19:11:48Z2015-04-172012-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:11:48Zoai:localhost:1/30714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:11:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
title Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
spellingShingle Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
Silva, Samuel Giarola
AVA
Moodle
Tema para moodle
Usabilidade
title_short Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
title_full Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
title_fullStr Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
title_full_unstemmed Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
title_sort Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle
author Silva, Samuel Giarola
author_facet Silva, Samuel Giarola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greghi, Juliana Galvani
Bettio, Raphael Winckler de
Freire, André Pimenta
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samuel Giarola
dc.subject.por.fl_str_mv AVA
Moodle
Tema para moodle
Usabilidade
topic AVA
Moodle
Tema para moodle
Usabilidade
description Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na construção e transferência de informação entre seus usuários. Para facilitar o processo de aprendizagem suportado por estes ambientes, é essencial que os usuários consigam buscar e manipular informações com facilidade, não precisem memorizar grandes sequências de passos para realização de uma tarefa simples e não sejam submetidos a experiências de frustração, como erros constantes ou a não realização de uma tarefa, que poderiam afetar o interesse dos usuários e o processo de aprendizagem como um todo. O relacionamento entre usuários e sistemas computacionais pode ser melhorado através do estudo de usabilidade nas interfaces. Neste trabalho são estudados os conceitos sobre AVAs e usabilidade, além da relação entre eles, mostrando a necessidade e características desta união. Desenvolveu-se um protótipo não funcional, de interfaces associadas ao perfil “estudante”, para o AVA Moodle com base nos conceitos de usabilidade. O presente projeto pretende evidenciar que, através da aplicação dos conceitos de usabilidade, pode-se proporcionar ao usuário uma melhoria considerável na experiência com o ambiente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15
2015-04-17
2018-09-26T19:11:48Z
2018-09-26T19:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714
identifier_str_mv SILVA, S. G. Investigação de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso sobre a ferramenta moodle. 2012. 114 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439067006894080