(Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Giovanna Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Maély Estefania Ruth Monteiro, Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55533
Resumo: Considering the dimension of literacy public policies in the country, this text has the double objective of presenting the guiding documents of policies and programs that address the themes of literacy and literacy literacy and address some points of conceptual closeness and distance. To reach the objectives, a bibliographical research was carried out, based on the laws and materials implemented in the last 20 years, and based on them, weave considerations and relations about what they mean to Education, focusing on children’s literacy. The study points out the ruptures and discontinuities of the actions proposed by the Federal Government, in partnership with States and Municipalities, especially at the time of electoral disputes and changes in local governments.
id UFLA_bb330a81a54b96f711f7af8ffd17a0a0
oai_identifier_str oai:localhost:1/55533
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização(Dis)continuities in the federal documents that guide the policies for the literacy areaAlfabetizaçãoLetramentoPolíticas públicasGoverno federalFederalismoAlphabetizationLiteracyPublic policiesFederal governmentConsidering the dimension of literacy public policies in the country, this text has the double objective of presenting the guiding documents of policies and programs that address the themes of literacy and literacy literacy and address some points of conceptual closeness and distance. To reach the objectives, a bibliographical research was carried out, based on the laws and materials implemented in the last 20 years, and based on them, weave considerations and relations about what they mean to Education, focusing on children’s literacy. The study points out the ruptures and discontinuities of the actions proposed by the Federal Government, in partnership with States and Municipalities, especially at the time of electoral disputes and changes in local governments.Tendo em vista a dimensão das políticas públicas de alfabetização no país, este texto tem duplo objetivo de apresentar os documentos norteadores das políticas e programas que abordam os temas alfabetização e letramento e abalizar alguns pontos de aproximação e distanciamento conceituais. Para o alcance dos objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir das legislações e dos materiais implementados nos últimos 20 anos para a partir deles, tecer as considerações e relações sobre o que significam para a Educação, com foco na alfabetização das crianças. O estudo aponta as rupturas e descontinuidades das ações propostas pelo Governo Federal, em parceria com Estados e Municípios, sobretudo no momento das disputadas eleitorais e trocas dos governos locais.Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf)2022-11-21T16:15:25Z2022-11-21T16:15:25Z2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCABRAL, G. R.; BARBOSA, M. E. R. M.; GOULART, I. do C. V. (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 17, p. 56-70, 2022. DOI: 10.47249/rba2022610.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55533Revista Brasileira de Alfabetização (RBA)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Giovanna RodriguesBarbosa, Maély Estefania Ruth MonteiroGoulart, Ilsa do Carmo Vieirapor2023-05-08T13:11:15Zoai:localhost:1/55533Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:15Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
(Dis)continuities in the federal documents that guide the policies for the literacy area
title (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
spellingShingle (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
Cabral, Giovanna Rodrigues
Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Governo federal
Federalismo
Alphabetization
Literacy
Public policies
Federal government
title_short (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
title_full (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
title_fullStr (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
title_full_unstemmed (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
title_sort (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização
author Cabral, Giovanna Rodrigues
author_facet Cabral, Giovanna Rodrigues
Barbosa, Maély Estefania Ruth Monteiro
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_role author
author2 Barbosa, Maély Estefania Ruth Monteiro
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Giovanna Rodrigues
Barbosa, Maély Estefania Ruth Monteiro
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Governo federal
Federalismo
Alphabetization
Literacy
Public policies
Federal government
topic Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Governo federal
Federalismo
Alphabetization
Literacy
Public policies
Federal government
description Considering the dimension of literacy public policies in the country, this text has the double objective of presenting the guiding documents of policies and programs that address the themes of literacy and literacy literacy and address some points of conceptual closeness and distance. To reach the objectives, a bibliographical research was carried out, based on the laws and materials implemented in the last 20 years, and based on them, weave considerations and relations about what they mean to Education, focusing on children’s literacy. The study points out the ruptures and discontinuities of the actions proposed by the Federal Government, in partnership with States and Municipalities, especially at the time of electoral disputes and changes in local governments.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21T16:15:25Z
2022-11-21T16:15:25Z
2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, G. R.; BARBOSA, M. E. R. M.; GOULART, I. do C. V. (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 17, p. 56-70, 2022. DOI: 10.47249/rba2022610.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55533
identifier_str_mv CABRAL, G. R.; BARBOSA, M. E. R. M.; GOULART, I. do C. V. (Des)continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 17, p. 56-70, 2022. DOI: 10.47249/rba2022610.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Alfabetização (RBA)
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835169922482176