A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10488
Resumo: The present work has as title education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015) and problematizes the issue regarding the need for professor/student critical awareness to recognize their rights to education and fight for their better effectuation. The discussion of teacher formation will reference the emancipatory pedagogy of Paulo Freire. We understand that his dialogic perspective is one of the main postulates to promote awareness of the educator and make him a subject. Another reference we anchor this research on is educator Dermeval Saviani, whose education proposal is theoretical-critical and an important reference to understand the Brazilian educational system. The methodology used will be a qualitative approach using the exploratory technique and focuses on conducting a documental analysis of sanctioned laws regarding education. We hope this work contributes in the dissemination of a more critical and aware education for the effective exercise of citizenship.
id UFLA_d8f0753633eb036cc14f7e9d8b243a09
oai_identifier_str oai:localhost:1/10488
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)Education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015)Educação críticaDireitos sociaisConscientizaçãoFormação de professoresCritical educationSocial rightsAwarenessTeacher formationEducaçãoThe present work has as title education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015) and problematizes the issue regarding the need for professor/student critical awareness to recognize their rights to education and fight for their better effectuation. The discussion of teacher formation will reference the emancipatory pedagogy of Paulo Freire. We understand that his dialogic perspective is one of the main postulates to promote awareness of the educator and make him a subject. Another reference we anchor this research on is educator Dermeval Saviani, whose education proposal is theoretical-critical and an important reference to understand the Brazilian educational system. The methodology used will be a qualitative approach using the exploratory technique and focuses on conducting a documental analysis of sanctioned laws regarding education. We hope this work contributes in the dissemination of a more critical and aware education for the effective exercise of citizenship.O presente trabalho tem como título a educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015), que problematiza a questão da necessidade da conscientização crítica do docente/discente para que reconheçam o seu direito à educação e lute por sua melhor efetivação. A discussão da formação docente terá como um dos referenciais básicos a pedagogia emancipatória de Paulo Freire. Entendemos que a perspectiva dialógica de Freire é um dos pressupostos fundamentais para promover a consciência do educando e torná-lo sujeito. Outro referencial em que buscamos ancorar essa pesquisa é o educador Dermeval Saviani, cuja proposta de educação é teórico-crítica e é uma importante referência para se compreender o sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa utilizando a técnica exploratória e tem como foco fazer uma análise documental de leis sancionadas referentes à educação. Esperamos com esse trabalho poder contribuir para a disseminação de uma educação mais crítica e consciente para o efetivo exercício da cidadania.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoBarbosa, VanderleiAlves, Lidiane Teixeira XavierReis, Fábio Pinto Gonçalves dosBarreto, Ana Cristina Carvalho Sá2015-10-19T11:55:08Z2016-08-012015-10-19T11:55:08Z2015-10-192015-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRETO, A. C. C. S. A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015). 2015. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:15:13Zoai:localhost:1/10488Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:15:13Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
Education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015)
title A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
spellingShingle A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
Educação crítica
Direitos sociais
Conscientização
Formação de professores
Critical education
Social rights
Awareness
Teacher formation
Educação
title_short A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
title_full A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
title_fullStr A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
title_full_unstemmed A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
title_sort A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015)
author Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
author_facet Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Vanderlei
Alves, Lidiane Teixeira Xavier
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Ana Cristina Carvalho Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação crítica
Direitos sociais
Conscientização
Formação de professores
Critical education
Social rights
Awareness
Teacher formation
Educação
topic Educação crítica
Direitos sociais
Conscientização
Formação de professores
Critical education
Social rights
Awareness
Teacher formation
Educação
description The present work has as title education as social right and exercise of citizenship: a study on the Brazilian re-democratization process (1985 to 2015) and problematizes the issue regarding the need for professor/student critical awareness to recognize their rights to education and fight for their better effectuation. The discussion of teacher formation will reference the emancipatory pedagogy of Paulo Freire. We understand that his dialogic perspective is one of the main postulates to promote awareness of the educator and make him a subject. Another reference we anchor this research on is educator Dermeval Saviani, whose education proposal is theoretical-critical and an important reference to understand the Brazilian educational system. The methodology used will be a qualitative approach using the exploratory technique and focuses on conducting a documental analysis of sanctioned laws regarding education. We hope this work contributes in the dissemination of a more critical and aware education for the effective exercise of citizenship.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19T11:55:08Z
2015-10-19T11:55:08Z
2015-10-19
2015-07-30
2016-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, A. C. C. S. A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015). 2015. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10488
identifier_str_mv BARRETO, A. C. C. S. A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015). 2015. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835154453889024