Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824 |
Resumo: | Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação. |
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Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for WindowsQuizmica: Chemistry and biology educational game involving the motion capture system - Kinect for WindowsQuizJogoKinectIntrodução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação.Centro Universitário de Formiga - MG2020-05-12T15:09:18Z2020-05-12T15:09:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, L. F. et al. Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows. Conexão Ciência, Formiga, v. 14, n. 4, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824Conexão Ciênciareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Luis FernandoAlves, Stênio NunesLima, Eduardo Henrique de MatosGonçalves, Heitor AntônioChagas, Rafael Cesar RussoCarmo, Lucas Fernandes dopor2020-05-12T15:09:18Zoai:localhost:1/40824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-12T15:09:18Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação. |
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