Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luis Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Stênio Nunes, Lima, Eduardo Henrique de Matos, Gonçalves, Heitor Antônio, Chagas, Rafael Cesar Russo, Carmo, Lucas Fernandes do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824
Resumo: Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação.
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