INICIAÇÃO EM ATLETISMO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44029 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201521012 |
Resumo: | O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. O objetivo desse estudo foi investigar a influência da prática de Atletismo em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como avaliar possíveis melhoras de força, destreza, velocidade, equilíbrio e coordenação motora e nas habilidades básicas da vida diária dessas crianças. A metodologia teve como base uma abordagem quanti-qualitativa e objetivo descritivo. As crianças com TEA participaram de um programa de Atletismo, que foi realizado com exercícios simples com padrão de movimento natural humano através de atividades adaptadas, durante uma hora, duas vezes na semana em um período de três meses (12 semanas) na pista de Atletismo no Ginásio Poliesportivo. Para a coleta dos dados, utilizou-se de ficha de anamnese, avaliação inicial e final do desempenho motor e questionário sobre autonomia das crianças com TEA. Desta forma, oconteúdo desse estudo promoveu a participação da criança com TEA nas práticas de Atletismo, pois a falta da metodologia desse desporto voltado para crianças com essa deficiência pode causar muitas das vezes a inatividade. Diante disso, esse estudo apresentou diferenças significativas nos testes de força, destreza, velocidade e equilíbrio, melhorando também os aspectos sociais das crianças. Sendo assim, o Atletismo trata-se de uma alternativa positiva para amenizar comportamentos agressivos e estereotipados. Conclui-se que a prática de Atletismo pode influenciar diretamente na autonomia da criança com TEA, não só no desenvolvimento dos aspectos motores, mas também nos sociais. |
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