Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patricia Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806
Resumo: Os estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas.
id UFLA_ef5a09545b2d04d6121cc1c2d8dc0296
oai_identifier_str oai:localhost:1/55806
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. IILinguísticaLetrasArtesOs estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas.Editora Artemis2023-01-18T21:43:50Z2023-01-18T21:43:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720.978-65-87396-11-8http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Patricia VasconcelosVieira, Mauriceia Silva de Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-17T19:45:45Zoai:localhost:1/55806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-17T19:45:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
title Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
spellingShingle Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
Almeida, Patricia Vasconcelos
Linguística
Letras
Artes
title_short Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
title_full Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
title_fullStr Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
title_full_unstemmed Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
title_sort Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
author Almeida, Patricia Vasconcelos
author_facet Almeida, Patricia Vasconcelos
Vieira, Mauriceia Silva de Paula
author_role author
author2 Vieira, Mauriceia Silva de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patricia Vasconcelos
Vieira, Mauriceia Silva de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Letras
Artes
topic Linguística
Letras
Artes
description Os estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-01-18T21:43:50Z
2023-01-18T21:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720.
978-65-87396-11-8
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806
identifier_str_mv ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720.
978-65-87396-11-8
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Artemis
publisher.none.fl_str_mv Editora Artemis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835219103842304