Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806 |
Resumo: | Os estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas. |
id |
UFLA_ef5a09545b2d04d6121cc1c2d8dc0296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/55806 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. IILinguísticaLetrasArtesOs estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas.Editora Artemis2023-01-18T21:43:50Z2023-01-18T21:43:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720.978-65-87396-11-8http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Patricia VasconcelosVieira, Mauriceia Silva de Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-17T19:45:45Zoai:localhost:1/55806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-17T19:45:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
title |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
spellingShingle |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II Almeida, Patricia Vasconcelos Linguística Letras Artes |
title_short |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
title_full |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
title_fullStr |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
title_full_unstemmed |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
title_sort |
Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II |
author |
Almeida, Patricia Vasconcelos |
author_facet |
Almeida, Patricia Vasconcelos Vieira, Mauriceia Silva de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Mauriceia Silva de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Patricia Vasconcelos Vieira, Mauriceia Silva de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Letras Artes |
topic |
Linguística Letras Artes |
description |
Os estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-01-18T21:43:50Z 2023-01-18T21:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720. 978-65-87396-11-8 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P. (Org.). Por palavras e gestos: a arte da linguagem vol. II. Curitiba: Editora Artemis, 2020, v. 2, 181 p. DOI: 10.37572/EdArt_118310720. 978-65-87396-11-8 |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Artemis |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Artemis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835219103842304 |