Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Letícia Brito Mendes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bernardi, Lídia Maria Mendes, Aquino, Orlando Fernandez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013
Resumo: Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas.
id UFMA-3_b7acfb7ea7f0f3ec102db21347e5973d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3013
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do BrasilDidática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação.Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 33-522358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013/2647Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Letícia Brito MendesBernardi, Lídia Maria MendesAquino, Orlando Fernandez2017-12-19T14:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3013Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:40:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
title Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
spellingShingle Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
Pimenta, Letícia Brito Mendes
Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação.
title_short Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
title_full Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
title_fullStr Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
title_full_unstemmed Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
title_sort Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
author Pimenta, Letícia Brito Mendes
author_facet Pimenta, Letícia Brito Mendes
Bernardi, Lídia Maria Mendes
Aquino, Orlando Fernandez
author_role author
author2 Bernardi, Lídia Maria Mendes
Aquino, Orlando Fernandez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Letícia Brito Mendes
Bernardi, Lídia Maria Mendes
Aquino, Orlando Fernandez
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação.
topic Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação.
description Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013/2647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 33-52
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319509696512