Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas. |
id |
UFMA-3_b7acfb7ea7f0f3ec102db21347e5973d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3013 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do BrasilDidática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação.Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 33-522358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013/2647Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Letícia Brito MendesBernardi, Lídia Maria MendesAquino, Orlando Fernandez2017-12-19T14:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3013Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:40:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
title |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
spellingShingle |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil Pimenta, Letícia Brito Mendes Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação. |
title_short |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
title_full |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
title_fullStr |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
title_sort |
Pesquisa e produção didática: os casos de três programas de pósgraduação em educação da região sul do Brasil |
author |
Pimenta, Letícia Brito Mendes |
author_facet |
Pimenta, Letícia Brito Mendes Bernardi, Lídia Maria Mendes Aquino, Orlando Fernandez |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Lídia Maria Mendes Aquino, Orlando Fernandez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Letícia Brito Mendes Bernardi, Lídia Maria Mendes Aquino, Orlando Fernandez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação. |
topic |
Didática. Pesquisa e Produção intelectual. Programas de Pós-graduação em Educação. |
description |
Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática,no período 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação emEducação (PPGE) da região sul do Brasil, tomados como estudos de caso.Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraramum esvaziamento do campo teórico-científico da ciência Didática. Asinformações levantadas ao longo do processo investigativo nos levarama concluir que, nos PPGEs pesquisados, os estudos sobre didática nãosão a referência dentro das linhas, principalmente nas produções.Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensãodos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquantodisciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como asformas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico oprocesso de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos,não estão sendo objetivos de interesse dos Programas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3013/2647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 33-52 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711319509696512 |