Contradicciones, heterogeneidad y formaciones ideológicas: aportes del análisis discursivo del BNCC de la escuela primaria (área de idiomas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Benedito, Simone Gabriela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20393
Resumo: Este artigo é resultante de uma  pesquisa realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão, no âmbito do grupo de pesquisa Linguagem, Literatura e Educação (LLE). Objetivamos propor uma leitura crítico-reflexiva e discursiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece parâmetros para os currículos da educação básica brasileira. Para tanto, realizamos, além de aprofundamento bibliográfico, análises acerca da formação discursiva do referido documento por meio dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD), sobretudo apoiadas em conceitos de Pêcheux e Foucault, cunhados ao longo de suas obras. Esse modelo de análise busca evidenciar os sentidos do discurso em determinadas condições sócio-históricas e ideológicas de produção. Delimitamos para a análise a introdução da BNCC e os itens que tratam do processo do ensino de língua materna no Ensino Fundamental I. Como resultados, o trabalho analítico revelou, em caráter amplo, formações discursivas que alinham a Base ao ideário neoliberal e à Pedagogia do aprender a aprender, o que, por conseguinte, afastam-na das teorias críticas de educação, embora houvesse estratégias enunciativas, materializadas no texto do documento, que buscavam o diálogo entre concepções e mesmo o apaziguamento das contradições entre projetos diferentes para formação de sujeitos. Especificamente, as análises foram organizadas em eixos, segundo os quais observamos os conflitos discursivos que versam sobre tecnologia, alfabetização e letramento, visão de língua e de ensino de leitura. Concluímos que esses conflitos indicam contradições teóricas e ideológicas, denunciando vozes sociais que disputaram espaço no engendramento da BNCC; embate marcado pela priorização de interesses de grupos privados que participaram ativamente do processo de aprovação do documento.
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spelling Contradicciones, heterogeneidad y formaciones ideológicas: aportes del análisis discursivo del BNCC de la escuela primaria (área de idiomas) Contradictions, heterogeneity and ideological formations: contributions from a discursive analysis of the BNCC - elementary school (language area)Contradições, heterogeneidade e formações ideológicas: contribuições de análise discursiva da BNCC do ensino fundamental I (área de linguagens)common national curriculum baseabilities and competencesliteracyEducationescuela primaria BNCChabilidades y competênciasalfabetizaciónEducaciónBNCC do ensino fundamentalhabilidades e competênciasalfabetização e letramentoEducaçãoEste artigo é resultante de uma  pesquisa realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão, no âmbito do grupo de pesquisa Linguagem, Literatura e Educação (LLE). Objetivamos propor uma leitura crítico-reflexiva e discursiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece parâmetros para os currículos da educação básica brasileira. Para tanto, realizamos, além de aprofundamento bibliográfico, análises acerca da formação discursiva do referido documento por meio dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD), sobretudo apoiadas em conceitos de Pêcheux e Foucault, cunhados ao longo de suas obras. Esse modelo de análise busca evidenciar os sentidos do discurso em determinadas condições sócio-históricas e ideológicas de produção. Delimitamos para a análise a introdução da BNCC e os itens que tratam do processo do ensino de língua materna no Ensino Fundamental I. Como resultados, o trabalho analítico revelou, em caráter amplo, formações discursivas que alinham a Base ao ideário neoliberal e à Pedagogia do aprender a aprender, o que, por conseguinte, afastam-na das teorias críticas de educação, embora houvesse estratégias enunciativas, materializadas no texto do documento, que buscavam o diálogo entre concepções e mesmo o apaziguamento das contradições entre projetos diferentes para formação de sujeitos. Especificamente, as análises foram organizadas em eixos, segundo os quais observamos os conflitos discursivos que versam sobre tecnologia, alfabetização e letramento, visão de língua e de ensino de leitura. Concluímos que esses conflitos indicam contradições teóricas e ideológicas, denunciando vozes sociais que disputaram espaço no engendramento da BNCC; embate marcado pela priorização de interesses de grupos privados que participaram ativamente do processo de aprovação do documento.This article is the result of a research carried out at Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Campos do Jordão, through its research group named Language, Literature and Education (LLE). Our goal was to propose a critical-reflective and discursive reading of the Common National Curriculum Base (BNCC), a normative document that establishes parameters for the construction of Brazilian education core curricula.  In addition to deepening the literature review on the topic, we carried out analyzes on the discursive formation of the aforementioned document through the theoretical-methodological devices of the French Discourse Analysis (AD), especially supported by Pêcheux and Foucault concepts, coined throughout their studies. This type of analysis seeks to highlight the meanings of the discourse in certain socio-historical and ideological conditions of production. We delimited for the analysis the introduction of the BNCC and the items that deal with the process of mother tongue teaching in Elementary School. As a result, the analytical work revealed, broadly, discursive formations that align the Base to the neoliberal ideals and the Pedagogy of learning to learn, which, therefore, distances it from critical theories of education, although there were enunciative strategies, materialized in the text, which sought to promote dialogue between conceptions and even to soften the contradictions between different projects for the formation of subjects. Specifically, the analyzes were organized in axes, according to which we observed the discursive conflicts that deal with technology, literacy, vision of language and teaching of reading. We conclude that these conflicts indicate theoretical and ideological contradictions, denouncing social voices that disputed space in the engendering of the BNCC; a dispute marked by prioritizing the interests of private groups that actively participated in the document's approval process. Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão, en el grupo de investigación Lenguaje, Literatura y Educación (LLE). Nuestro objetivo es proponer una lectura crítico-reflexiva y discursiva de la Base Curricular Nacional Común (BNCC), documento normativo que establece parámetros para los currículos de educación básica brasileños. Además de la profundización bibliográfica, realizamos análisis sobre la formación discursiva del citado documento a través de los dispositivos teórico-metodológicos del Análisis del Discurso Francés (DA), apoyados especialmente en conceptos de Pêcheux y Foucault, acuñados a lo largo de sus obras. Este modelo de análisis busca resaltar los significados del discurso en determinadas condiciones sociohistóricas e ideológicas de producción. Delimitamos para el análisis la introducción de la BNCC y las secciones que abordan el proceso de enseñanza de la lengua materna en la Escuela Primaria. Como resultado, el trabajo analítico reveló, en un carácter amplio, formaciones discursivas que alinean la Base con los ideales neoliberales y la Pedagogía de aprender a aprender, lo que  la aleja de las teorías críticas de la educación, aunque hubo estrategias enunciativas, materializadas en el texto del documento, que buscaban dialogar entre concepciones e incluso calmar las contradicciones entre diferentes proyectos para la formación de sujetos. En concreto, los análisis se organizaron en ejes, según los cuales se observaron los conflictos discursivos que abordan la tecnología, la alfabetización, la visión del lenguaje y la enseñanza de la lectura. Concluimos que estos conflictos indican contradicciones teóricas e ideológicas, denunciando voces sociales que disputaron espacio en el engendramiento de la BNCC; un choque marcado por priorizar los intereses de los grupos privados que participaron activamente en el proceso de aprobación del documento.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2039310.18764/2358-4319v15n2.2022.17Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20393/11417http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartho, Viviane Dinês de Oliveira RibeiroBenedito, Simone Gabriela Rodrigues2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20393Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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