EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Cláudia da Mota Darós
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960
Resumo: O presente artigo analisa os Planos Municipais de Educação (PME) do estado de São Paulo, com foco na região administrativa de Marília, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) relativa à ampliação da educação em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos dados do Censo Escolar 2016 e da análise documental. A análise dos dados relativos aos estabelecimentos e às matrículas em tempo integral dos 51 municípios que compõem a região administrativa de Marília, centro-oeste do estado de São Paulo, indicou importantes avanços quantitativos da região em relação ao cumprimento da meta 6 do PNE, principalmente, no que se refere aos estabelecimentos de ensino. A partir dessa contextualização, foi feita análise documental para identificar como a meta de educação em tempo integral foi traduzida nos Planos Municipais de Educação paulistas. A análise mostrou que a maioria dos municípios repetiu a meta 6 do PNE, embora alguns tenham assumido metas mais ambiciosas em relação à educação em tempo integral. Apesar do crescimento do atendimento da educação em tempo integral na região analisada, existem ainda grandes desafios em relação à formulação e à implementação de políticas que articulem a educação em tempo integral à educação integral. FULL-TIME EDUCATION IN THE MUNICIPAL EDUCATION PLANS OF SÃO PAULO Abstract: This article analyzes the Municipal Education Plans of the State of São Paulo, focusing on the administrative region of Marilia, identifying the strategies for the achievement of goal 6 of the National Education Plan (PNE) related to the expansion of full-time education. The research was developed through the analysis of data from the School Census of 2016 and the documentary analysis. The analysis of data about full-time schools and students of the 51 municipalities in the administrative region of Marilia, in the midwest part of the State of São Paulo, indicated important quantitative advances in the region in relation to the achievement of goal 6 of the PNE, especially in terms of schools. Based on this contextualization, a documentary analysis was done to identify how the goal of full-time education was translated in the Municipal Education of the State of São Paulo. The analysis showed that most municipalities repeated PNE goal 6, although some plans have taken on more ambitious goals for full-time education. Despite the growth of full-time education in the region, there are still big challenges for the formulation and implementation policies that link full-time education to integral education.Keywords: Full-time Education. Plans of Education. Educational Policy. São Paulo EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL EN LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULOResumen: Este artículo analiza los Planes Municipales de Educación del estado de São Paulo, centrándose en la región administrativa de Marilia, y identifica las estrategias para la consecución de la meta 6 del Plan Nacional de Educación (PNE) con respecto a la expansión de la educación a tiempo completo. La investigación se realizó mediante el análisis de los datos del Censo Escolar de 2016 y el análisis de documentos. El análisis de los datos de los establecimientos y de la inscripción a tiempo completo en los 51 municipios que conforman la región administrativa de Marilia, región centro-occidental del estado de São Paulo, indicó progreso cuantitativo importante en la región en cuanto el cumplimiento de la meta 6 del PNE, especialmente, con respecto a las escuelas. A partir de este contexto, se hizo el análisis documental para identificar cómo la meta de la educación a tiempo completo fue traducida en los planes municipales de educación de Sao Paulo. El análisis mostró que la mayoría de los municipios repitió la meta 6 del PNE, aunque algunos han hecho metas más ambiciosas en relación a la educación a tiempo completo. A pesar del crecimiento del tiempo completo en la región analizada, todavía hay grandes desafíos en cuanto a la formulación y implementación de políticas que articulen la educación a tiempo completo a la educación integral.Palabras clave: Educación a tiempo completo. Planes de Educación. Política Educativa. São Paulo.
id UFMA-5_2c119a84677224c2b8b4e072529950b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9960
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULOEducação em Tempo IntegralPlanos de EducaçãoPolítica EducacionalSão PauloO presente artigo analisa os Planos Municipais de Educação (PME) do estado de São Paulo, com foco na região administrativa de Marília, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) relativa à ampliação da educação em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos dados do Censo Escolar 2016 e da análise documental. A análise dos dados relativos aos estabelecimentos e às matrículas em tempo integral dos 51 municípios que compõem a região administrativa de Marília, centro-oeste do estado de São Paulo, indicou importantes avanços quantitativos da região em relação ao cumprimento da meta 6 do PNE, principalmente, no que se refere aos estabelecimentos de ensino. A partir dessa contextualização, foi feita análise documental para identificar como a meta de educação em tempo integral foi traduzida nos Planos Municipais de Educação paulistas. A análise mostrou que a maioria dos municípios repetiu a meta 6 do PNE, embora alguns tenham assumido metas mais ambiciosas em relação à educação em tempo integral. Apesar do crescimento do atendimento da educação em tempo integral na região analisada, existem ainda grandes desafios em relação à formulação e à implementação de políticas que articulem a educação em tempo integral à educação integral. FULL-TIME EDUCATION IN THE MUNICIPAL EDUCATION PLANS OF SÃO PAULO Abstract: This article analyzes the Municipal Education Plans of the State of São Paulo, focusing on the administrative region of Marilia, identifying the strategies for the achievement of goal 6 of the National Education Plan (PNE) related to the expansion of full-time education. The research was developed through the analysis of data from the School Census of 2016 and the documentary analysis. The analysis of data about full-time schools and students of the 51 municipalities in the administrative region of Marilia, in the midwest part of the State of São Paulo, indicated important quantitative advances in the region in relation to the achievement of goal 6 of the PNE, especially in terms of schools. Based on this contextualization, a documentary analysis was done to identify how the goal of full-time education was translated in the Municipal Education of the State of São Paulo. The analysis showed that most municipalities repeated PNE goal 6, although some plans have taken on more ambitious goals for full-time education. Despite the growth of full-time education in the region, there are still big challenges for the formulation and implementation policies that link full-time education to integral education.Keywords: Full-time Education. Plans of Education. Educational Policy. São Paulo EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL EN LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULOResumen: Este artículo analiza los Planes Municipales de Educación del estado de São Paulo, centrándose en la región administrativa de Marilia, y identifica las estrategias para la consecución de la meta 6 del Plan Nacional de Educación (PNE) con respecto a la expansión de la educación a tiempo completo. La investigación se realizó mediante el análisis de los datos del Censo Escolar de 2016 y el análisis de documentos. El análisis de los datos de los establecimientos y de la inscripción a tiempo completo en los 51 municipios que conforman la región administrativa de Marilia, región centro-occidental del estado de São Paulo, indicó progreso cuantitativo importante en la región en cuanto el cumplimiento de la meta 6 del PNE, especialmente, con respecto a las escuelas. A partir de este contexto, se hizo el análisis documental para identificar cómo la meta de la educación a tiempo completo fue traducida en los planes municipales de educación de Sao Paulo. El análisis mostró que la mayoría de los municipios repitió la meta 6 del PNE, aunque algunos han hecho metas más ambiciosas en relación a la educación a tiempo completo. A pesar del crecimiento del tiempo completo en la región analizada, todavía hay grandes desafíos en cuanto a la formulación y implementación de políticas que articulen la educación a tiempo completo a la educación integral.Palabras clave: Educación a tiempo completo. Planes de Educación. Política Educativa. São Paulo.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/996010.18764/2178-2229.v25n3p223-241Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 223-2412178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960/5853Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessParente, Cláudia da Mota Darós2018-11-28T15:41:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9960Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:59.856359Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
title EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
spellingShingle EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Parente, Cláudia da Mota Darós
Educação em Tempo Integral
Planos de Educação
Política Educacional
São Paulo
title_short EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
title_full EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
title_fullStr EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
title_sort EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
author Parente, Cláudia da Mota Darós
author_facet Parente, Cláudia da Mota Darós
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Cláudia da Mota Darós
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Tempo Integral
Planos de Educação
Política Educacional
São Paulo
topic Educação em Tempo Integral
Planos de Educação
Política Educacional
São Paulo
description O presente artigo analisa os Planos Municipais de Educação (PME) do estado de São Paulo, com foco na região administrativa de Marília, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) relativa à ampliação da educação em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos dados do Censo Escolar 2016 e da análise documental. A análise dos dados relativos aos estabelecimentos e às matrículas em tempo integral dos 51 municípios que compõem a região administrativa de Marília, centro-oeste do estado de São Paulo, indicou importantes avanços quantitativos da região em relação ao cumprimento da meta 6 do PNE, principalmente, no que se refere aos estabelecimentos de ensino. A partir dessa contextualização, foi feita análise documental para identificar como a meta de educação em tempo integral foi traduzida nos Planos Municipais de Educação paulistas. A análise mostrou que a maioria dos municípios repetiu a meta 6 do PNE, embora alguns tenham assumido metas mais ambiciosas em relação à educação em tempo integral. Apesar do crescimento do atendimento da educação em tempo integral na região analisada, existem ainda grandes desafios em relação à formulação e à implementação de políticas que articulem a educação em tempo integral à educação integral. FULL-TIME EDUCATION IN THE MUNICIPAL EDUCATION PLANS OF SÃO PAULO Abstract: This article analyzes the Municipal Education Plans of the State of São Paulo, focusing on the administrative region of Marilia, identifying the strategies for the achievement of goal 6 of the National Education Plan (PNE) related to the expansion of full-time education. The research was developed through the analysis of data from the School Census of 2016 and the documentary analysis. The analysis of data about full-time schools and students of the 51 municipalities in the administrative region of Marilia, in the midwest part of the State of São Paulo, indicated important quantitative advances in the region in relation to the achievement of goal 6 of the PNE, especially in terms of schools. Based on this contextualization, a documentary analysis was done to identify how the goal of full-time education was translated in the Municipal Education of the State of São Paulo. The analysis showed that most municipalities repeated PNE goal 6, although some plans have taken on more ambitious goals for full-time education. Despite the growth of full-time education in the region, there are still big challenges for the formulation and implementation policies that link full-time education to integral education.Keywords: Full-time Education. Plans of Education. Educational Policy. São Paulo EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL EN LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULOResumen: Este artículo analiza los Planes Municipales de Educación del estado de São Paulo, centrándose en la región administrativa de Marilia, y identifica las estrategias para la consecución de la meta 6 del Plan Nacional de Educación (PNE) con respecto a la expansión de la educación a tiempo completo. La investigación se realizó mediante el análisis de los datos del Censo Escolar de 2016 y el análisis de documentos. El análisis de los datos de los establecimientos y de la inscripción a tiempo completo en los 51 municipios que conforman la región administrativa de Marilia, región centro-occidental del estado de São Paulo, indicó progreso cuantitativo importante en la región en cuanto el cumplimiento de la meta 6 del PNE, especialmente, con respecto a las escuelas. A partir de este contexto, se hizo el análisis documental para identificar cómo la meta de la educación a tiempo completo fue traducida en los planes municipales de educación de Sao Paulo. El análisis mostró que la mayoría de los municipios repitió la meta 6 del PNE, aunque algunos han hecho metas más ambiciosas en relación a la educación a tiempo completo. A pesar del crecimiento del tiempo completo en la región analizada, todavía hay grandes desafíos en cuanto a la formulación y implementación de políticas que articulen la educación a tiempo completo a la educación integral.Palabras clave: Educación a tiempo completo. Planes de Educación. Política Educativa. São Paulo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960
10.18764/2178-2229.v25n3p223-241
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n3p223-241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960/5853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 223-241
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879627984896