CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Joelma dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495
Resumo: O objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto.
id UFMA-5_5a3e13b1748f153e2077f113b85a9295
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19495
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICATHE CONTRIBUTIONS OF THE SELF-EVALUATION COMMITTEE IN THE EDUCATIONAL MANAGEMENT OF A FEDERAL INSTITUTE OF TECHNOLOGICAL EDUCATIONAS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICAprofessional and technological educationinstitutional self-evaluationpublic policies of educational evaluationinstitutional decision-makingeducación profesional y tecnológicaautoevaluación institucionalpolíticas públicas de evaluación educativatomas de decisiones institucionaleseducação profissional e tecnológicaautoavaliação institucionalpolíticas públicas de avaliação educacionaltomadas de decisões institucionaisO objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto.El objetivo del estudio es identificar las contribuciones para la gestión educativa de los informes de Autoevaluación Institucional producidos por la Comisión Propia de Evaluación de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología. El derrotero metodológico se despliega a la luz de la estructura legal-normativa relativa a la política de evaluación de la Educación Superior, dirigida a los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs), con base en la Ley nº. 10.861/2004, que constituye el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes); y la Ley nº. 11.892/2008, que instituye la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, que creó los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología en el ámbito del sistema federal de enseñanza. Para ello, se analizará el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo (IFSP). Asimismo, se utilizan como procedimientos: estudio bibliométrico, revisión de la literatura educativa e investigación documental. Al final del estudio se busca como resultado identificar cuáles fueron las contribuciones que las Comisiones presentaron para la gestión educativa del Instituto.The objective of the study is to identify the contributions to educational management of the Institutional Self-Evaluation reports produced by the Self-Evaluation Committee of a Federal Institute of Education, Science and Technology. The methodological approach is based on the legal-normative framework referring to the policy of evaluation of Higher Education, directed to the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), based on the Law No. 10.861/2004, which constitutes the National System for Evaluation of Higher Education (Sinaes), and the Law No. 11.892/2008, establishing the Federal Network of Vocational, Scientifi c and Technological Education that created the Federal Institutes of Education, Science and Technology, under the federal education system. To this end, the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) will be analyzed. Furthermore, the following procedures are used: bibliometric study, educational literature review, and documentary research. At the end of the study, it is sought as a result to identify which were the contributions that the Commissions presented for the educational management of the Institute.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1949510.18764/2178-2229v29n2.2022.38Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 373-3902178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495/11138http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Joelma dos Santos 2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19495Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:24.949462Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
THE CONTRIBUTIONS OF THE SELF-EVALUATION COMMITTEE IN THE EDUCATIONAL MANAGEMENT OF A FEDERAL INSTITUTE OF TECHNOLOGICAL EDUCATION
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
title CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
spellingShingle CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
Bernardes, Joelma dos Santos
professional and technological education
institutional self-evaluation
public policies of educational evaluation
institutional decision-making
educación profesional y tecnológica
autoevaluación institucional
políticas públicas de evaluación educativa
tomas de decisiones institucionales
educação profissional e tecnológica
autoavaliação institucional
políticas públicas de avaliação educacional
tomadas de decisões institucionais
title_short CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
title_full CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
title_fullStr CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
title_sort CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
author Bernardes, Joelma dos Santos
author_facet Bernardes, Joelma dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Joelma dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv professional and technological education
institutional self-evaluation
public policies of educational evaluation
institutional decision-making
educación profesional y tecnológica
autoevaluación institucional
políticas públicas de evaluación educativa
tomas de decisiones institucionales
educação profissional e tecnológica
autoavaliação institucional
políticas públicas de avaliação educacional
tomadas de decisões institucionais
topic professional and technological education
institutional self-evaluation
public policies of educational evaluation
institutional decision-making
educación profesional y tecnológica
autoevaluación institucional
políticas públicas de evaluación educativa
tomas de decisiones institucionales
educação profissional e tecnológica
autoavaliação institucional
políticas públicas de avaliação educacional
tomadas de decisões institucionais
description O objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495
10.18764/2178-2229v29n2.2022.38
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n2.2022.38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495/11138
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 373-390
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881824751616