CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495 |
Resumo: | O objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto. |
id |
UFMA-5_5a3e13b1748f153e2077f113b85a9295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19495 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICATHE CONTRIBUTIONS OF THE SELF-EVALUATION COMMITTEE IN THE EDUCATIONAL MANAGEMENT OF A FEDERAL INSTITUTE OF TECHNOLOGICAL EDUCATIONAS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICAprofessional and technological educationinstitutional self-evaluationpublic policies of educational evaluationinstitutional decision-makingeducación profesional y tecnológicaautoevaluación institucionalpolíticas públicas de evaluación educativatomas de decisiones institucionaleseducação profissional e tecnológicaautoavaliação institucionalpolíticas públicas de avaliação educacionaltomadas de decisões institucionaisO objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto.El objetivo del estudio es identificar las contribuciones para la gestión educativa de los informes de Autoevaluación Institucional producidos por la Comisión Propia de Evaluación de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología. El derrotero metodológico se despliega a la luz de la estructura legal-normativa relativa a la política de evaluación de la Educación Superior, dirigida a los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs), con base en la Ley nº. 10.861/2004, que constituye el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes); y la Ley nº. 11.892/2008, que instituye la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, que creó los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología en el ámbito del sistema federal de enseñanza. Para ello, se analizará el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo (IFSP). Asimismo, se utilizan como procedimientos: estudio bibliométrico, revisión de la literatura educativa e investigación documental. Al final del estudio se busca como resultado identificar cuáles fueron las contribuciones que las Comisiones presentaron para la gestión educativa del Instituto.The objective of the study is to identify the contributions to educational management of the Institutional Self-Evaluation reports produced by the Self-Evaluation Committee of a Federal Institute of Education, Science and Technology. The methodological approach is based on the legal-normative framework referring to the policy of evaluation of Higher Education, directed to the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), based on the Law No. 10.861/2004, which constitutes the National System for Evaluation of Higher Education (Sinaes), and the Law No. 11.892/2008, establishing the Federal Network of Vocational, Scientifi c and Technological Education that created the Federal Institutes of Education, Science and Technology, under the federal education system. To this end, the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) will be analyzed. Furthermore, the following procedures are used: bibliometric study, educational literature review, and documentary research. At the end of the study, it is sought as a result to identify which were the contributions that the Commissions presented for the educational management of the Institute.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1949510.18764/2178-2229v29n2.2022.38Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 373-3902178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495/11138http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Joelma dos Santos 2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19495Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:24.949462Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA THE CONTRIBUTIONS OF THE SELF-EVALUATION COMMITTEE IN THE EDUCATIONAL MANAGEMENT OF A FEDERAL INSTITUTE OF TECHNOLOGICAL EDUCATION AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
title |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA Bernardes, Joelma dos Santos professional and technological education institutional self-evaluation public policies of educational evaluation institutional decision-making educación profesional y tecnológica autoevaluación institucional políticas públicas de evaluación educativa tomas de decisiones institucionales educação profissional e tecnológica autoavaliação institucional políticas públicas de avaliação educacional tomadas de decisões institucionais |
title_short |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
title_full |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
title_sort |
CONTRIBUCIONES DE LA COMISIÓN PROPIA DE EVALUACIÓN EN LA GESTIÓN EDUCATIVA DE UN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACIÓN TECNOLÓGICA |
author |
Bernardes, Joelma dos Santos |
author_facet |
Bernardes, Joelma dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Joelma dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professional and technological education institutional self-evaluation public policies of educational evaluation institutional decision-making educación profesional y tecnológica autoevaluación institucional políticas públicas de evaluación educativa tomas de decisiones institucionales educação profissional e tecnológica autoavaliação institucional políticas públicas de avaliação educacional tomadas de decisões institucionais |
topic |
professional and technological education institutional self-evaluation public policies of educational evaluation institutional decision-making educación profesional y tecnológica autoevaluación institucional políticas públicas de evaluación educativa tomas de decisiones institucionales educação profissional e tecnológica autoavaliação institucional políticas públicas de avaliação educacional tomadas de decisões institucionais |
description |
O objetivo do estudo é identificar as contribuições para a gestão educacional dos relatórios de Autoavaliação Institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O percurso metodológico dá-se à luz do arcabouço legal-normativo referente à política de avaliação da Educação Superior, direcionada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo como base a Lei nº. 10.861/2004, que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e a Lei nº. 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito do sistema federal de ensino. Para tal, será analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ademais, são utilizados como procedimentos: estudo bibliométrico, revisão da literatura educacional e pesquisa documental. Ao final do estudo, busca-se como resultado identificar quais foram as contribuições que as Comissões apresentaram para a gestão educacional do Instituto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495 10.18764/2178-2229v29n2.2022.38 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n2.2022.38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19495/11138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 373-390 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881824751616 |