O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, João Kaio Cavalcante de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Henrique, Ana Lúcia Sarmento, Cavalcante, Ilane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do trabalho docente na educação profissional (EP) tendo como base a práxis revolucionária. Para isso, recorremos aos estudos de Konder (1992), Marx e Engels (1998) e Vázquez (2011). Logo, o referencial teórico e metodológico está imbricado no materialismo-histórico dialético. Partimos do pressuposto de que a EP é uma modalidade de ensino que está inserida no contexto de disputas antagônicas. Por essa razão, defendemos uma EP que busque evidenciar o trabalho como princípio educativo, a partir de um currículo integrado com vistas à formação humana integral dos sujeitos. Nesse sentido, o professor que atua na EP carece de construir uma consciência de classe, tendo em vista que a práxis revolucionária busca a transformação da sociedade atual. Para além disso, urge a necessidade de aproximações mutualísticas entre os componentes curriculares da formação profissional para com aqueles da formação geral. Compreendemos que a revolução acontece nos mais variados espaços, com as mais variadas pessoas e estilos de pensamento e ação. Todos esses pequenos movimentos podem corroborar no sentido de buscar uma transformação de realidades coletivas, sobretudo daqueles mais carentes. O professor, nesse caso, é um sujeito fundamental – mas não único – nesse processo.Palavras-chave: Educação profissional. Práxis revolucionária. Formação de professores.THE PROFESSIONAL EDUCATION TEACHER AND THE REVOLUTIONARY PRAXISAbstract The article aims to analyze the work of teachers in Vocational Education (PE) following the revolutionary praxis. We consulted the research of Konder (1992), Marx and Engels (1998) and Vázquez (2011). Our method is historical dialectical materialism. We defend a Vocational Education with work as an educational principle, integrated curriculum and integral human formation. The teacher needs to have a class consciousness because revolutionary praxis wants to transform today's society. We believe in the relationship between general education subjects and technical subjects. We know that the revolution happens in many places, with many different people and different styles of thinking the world. The teacher is fundamental in this process, but not the only one.Keywords: Professional education. Revolutionary praxis. Training teachers.EL PROFESOR DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y LA PRAXIS REVOLUCIONARIA ResumenEste artículo tiene como objetivo discutir aspectos del trabajo docente en Educacion Profesional (EP) basado en la praxis revolucionaria. Para ello, recurrimos a los estudios de Konder (1992), Marx y Engels (1998) y Vázquez (2011). Así, el marco teórico y metodológico está incrustado en el materialismo histórico dialéctico. Asumimos que la EP es una modalidad de enseñanza que se inserta en el contexto de disputas antagónicas. Por esta razón, defendemos una EP que busca destacar el trabajo como un principio educativo, basado en el currículo escolar integrado con miras a la formación humana integral de las personas. Los profesores que trabaja en EP necesita construir una conciencia de clase, ya que la praxis revolucionaria busca la transformación de la sociedad actual. Además, existe la necesidad de aproximaciones mutualistas entre los componentes curriculares de la formación profesional y los de la educación general. Sabemos que la revolución ocurre en los espacios más variados, con las más variadas personas y estilos de pensamiento y acción. Todos estos pequeños movimientos pueden corroborar la búsqueda de una transformación de las realidades colectivas, especialmente las más necesitadas. El profesor es un tema fundamental en este proceso, pero no el único.Palabras clave: Educacion profesional. Praxis revolucionaria. Formación de Profesores.
id UFMA-5_6b8153b5b898a37b051118efc3f7d0a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13059
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIAEducação profissionalPráxis revolucionáriaFormação de professoresO presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do trabalho docente na educação profissional (EP) tendo como base a práxis revolucionária. Para isso, recorremos aos estudos de Konder (1992), Marx e Engels (1998) e Vázquez (2011). Logo, o referencial teórico e metodológico está imbricado no materialismo-histórico dialético. Partimos do pressuposto de que a EP é uma modalidade de ensino que está inserida no contexto de disputas antagônicas. Por essa razão, defendemos uma EP que busque evidenciar o trabalho como princípio educativo, a partir de um currículo integrado com vistas à formação humana integral dos sujeitos. Nesse sentido, o professor que atua na EP carece de construir uma consciência de classe, tendo em vista que a práxis revolucionária busca a transformação da sociedade atual. Para além disso, urge a necessidade de aproximações mutualísticas entre os componentes curriculares da formação profissional para com aqueles da formação geral. Compreendemos que a revolução acontece nos mais variados espaços, com as mais variadas pessoas e estilos de pensamento e ação. Todos esses pequenos movimentos podem corroborar no sentido de buscar uma transformação de realidades coletivas, sobretudo daqueles mais carentes. O professor, nesse caso, é um sujeito fundamental – mas não único – nesse processo.Palavras-chave: Educação profissional. Práxis revolucionária. Formação de professores.THE PROFESSIONAL EDUCATION TEACHER AND THE REVOLUTIONARY PRAXISAbstract The article aims to analyze the work of teachers in Vocational Education (PE) following the revolutionary praxis. We consulted the research of Konder (1992), Marx and Engels (1998) and Vázquez (2011). Our method is historical dialectical materialism. We defend a Vocational Education with work as an educational principle, integrated curriculum and integral human formation. The teacher needs to have a class consciousness because revolutionary praxis wants to transform today's society. We believe in the relationship between general education subjects and technical subjects. We know that the revolution happens in many places, with many different people and different styles of thinking the world. The teacher is fundamental in this process, but not the only one.Keywords: Professional education. Revolutionary praxis. Training teachers.EL PROFESOR DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y LA PRAXIS REVOLUCIONARIA ResumenEste artículo tiene como objetivo discutir aspectos del trabajo docente en Educacion Profesional (EP) basado en la praxis revolucionaria. Para ello, recurrimos a los estudios de Konder (1992), Marx y Engels (1998) y Vázquez (2011). Así, el marco teórico y metodológico está incrustado en el materialismo histórico dialéctico. Asumimos que la EP es una modalidad de enseñanza que se inserta en el contexto de disputas antagónicas. Por esta razón, defendemos una EP que busca destacar el trabajo como un principio educativo, basado en el currículo escolar integrado con miras a la formación humana integral de las personas. Los profesores que trabaja en EP necesita construir una conciencia de clase, ya que la praxis revolucionaria busca la transformación de la sociedad actual. Además, existe la necesidad de aproximaciones mutualistas entre los componentes curriculares de la formación profesional y los de la educación general. Sabemos que la revolución ocurre en los espacios más variados, con las más variadas personas y estilos de pensamiento y acción. Todos estos pequeños movimientos pueden corroborar la búsqueda de una transformación de las realidades colectivas, especialmente las más necesitadas. El profesor es un tema fundamental en este proceso, pero no el único.Palabras clave: Educacion profesional. Praxis revolucionaria. Formación de Profesores.Universidade Federal do Maranhão2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1305910.18764/2178-2229.v26n4p186-199Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 186-1992178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059/7104Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, João Kaio Cavalcante deHenrique, Ana Lúcia SarmentoCavalcante, Ilane Ferreira2020-01-13T13:02:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13059Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.186668Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
title O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
spellingShingle O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
Morais, João Kaio Cavalcante de
Educação profissional
Práxis revolucionária
Formação de professores
title_short O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
title_full O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
title_fullStr O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
title_full_unstemmed O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
title_sort O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
author Morais, João Kaio Cavalcante de
author_facet Morais, João Kaio Cavalcante de
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
author_role author
author2 Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, João Kaio Cavalcante de
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Práxis revolucionária
Formação de professores
topic Educação profissional
Práxis revolucionária
Formação de professores
description O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do trabalho docente na educação profissional (EP) tendo como base a práxis revolucionária. Para isso, recorremos aos estudos de Konder (1992), Marx e Engels (1998) e Vázquez (2011). Logo, o referencial teórico e metodológico está imbricado no materialismo-histórico dialético. Partimos do pressuposto de que a EP é uma modalidade de ensino que está inserida no contexto de disputas antagônicas. Por essa razão, defendemos uma EP que busque evidenciar o trabalho como princípio educativo, a partir de um currículo integrado com vistas à formação humana integral dos sujeitos. Nesse sentido, o professor que atua na EP carece de construir uma consciência de classe, tendo em vista que a práxis revolucionária busca a transformação da sociedade atual. Para além disso, urge a necessidade de aproximações mutualísticas entre os componentes curriculares da formação profissional para com aqueles da formação geral. Compreendemos que a revolução acontece nos mais variados espaços, com as mais variadas pessoas e estilos de pensamento e ação. Todos esses pequenos movimentos podem corroborar no sentido de buscar uma transformação de realidades coletivas, sobretudo daqueles mais carentes. O professor, nesse caso, é um sujeito fundamental – mas não único – nesse processo.Palavras-chave: Educação profissional. Práxis revolucionária. Formação de professores.THE PROFESSIONAL EDUCATION TEACHER AND THE REVOLUTIONARY PRAXISAbstract The article aims to analyze the work of teachers in Vocational Education (PE) following the revolutionary praxis. We consulted the research of Konder (1992), Marx and Engels (1998) and Vázquez (2011). Our method is historical dialectical materialism. We defend a Vocational Education with work as an educational principle, integrated curriculum and integral human formation. The teacher needs to have a class consciousness because revolutionary praxis wants to transform today's society. We believe in the relationship between general education subjects and technical subjects. We know that the revolution happens in many places, with many different people and different styles of thinking the world. The teacher is fundamental in this process, but not the only one.Keywords: Professional education. Revolutionary praxis. Training teachers.EL PROFESOR DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y LA PRAXIS REVOLUCIONARIA ResumenEste artículo tiene como objetivo discutir aspectos del trabajo docente en Educacion Profesional (EP) basado en la praxis revolucionaria. Para ello, recurrimos a los estudios de Konder (1992), Marx y Engels (1998) y Vázquez (2011). Así, el marco teórico y metodológico está incrustado en el materialismo histórico dialéctico. Asumimos que la EP es una modalidad de enseñanza que se inserta en el contexto de disputas antagónicas. Por esta razón, defendemos una EP que busca destacar el trabajo como un principio educativo, basado en el currículo escolar integrado con miras a la formación humana integral de las personas. Los profesores que trabaja en EP necesita construir una conciencia de clase, ya que la praxis revolucionaria busca la transformación de la sociedad actual. Además, existe la necesidad de aproximaciones mutualistas entre los componentes curriculares de la formación profesional y los de la educación general. Sabemos que la revolución ocurre en los espacios más variados, con las más variadas personas y estilos de pensamiento y acción. Todos estos pequeños movimientos pueden corroborar la búsqueda de una transformación de las realidades colectivas, especialmente las más necesitadas. El profesor es un tema fundamental en este proceso, pero no el único.Palabras clave: Educacion profesional. Praxis revolucionaria. Formación de Profesores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059
10.18764/2178-2229.v26n4p186-199
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n4p186-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059/7104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 186-199
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880506691584