ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonio José Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chahini, Thelma Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12301
Resumo: A hospitalização infantil é um processo bastante difícil para o desenvolvimento da criança, pois está relacionada a uma série de perdas e traumas. Nesse sentido, o atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da criança e, em certos casos, a própria cura.  O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família e os que a acompanham no hospital, durante a internação. No contexto, investigaram-se as percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em hospitais públicos pediátricos em São Luís/MA. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva em dois hospitais que possuíam, em suas dependências funcionais, uma macroestrutura ao atendimento pediátrico, com todas as especialidades médicas e complementares, disponíveis para o público infantil, compondo, assim, uma equipe multidisciplinar de saúde. Os participantes foram 8 profissionais pertencentes à área da saúde, dentre esses, 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais, sendo 6 pertencentes ao sexo feminino e 2 ao sexo masculino, possuindo em média 6 anos de experiências profissionais em hospitais pediátricos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças são relevantes nos processos de socialização e integração da criança à realidade da internação. Os profissionais da equipe muldisciplinar de saúde, enfatizam que as atividades lúdicas desenvolvidas nos hospitais pediátricos contribuem no processo de recuperação da saúde da criança, somando no tratamento da patologia.Palavras-chave: Hospitalização pediátrica. Equipe multidisciplinar. Atividades lúdicas.LUDIC ACTIVITIES DEVELOPED WITH CHILDREN IN PEDIATRIC HOSPITALSAbstractInfant hospitalization is a difficult process for a developing child because it is related to a series of losses and trauma. In this sense, ludic treatment contributes to ease the hospital permanence, thus favoring child development and, in certain aspects, even help the cure. The sentiment of life ending afflicts the child, the family, and those that accompany it during hospitalization. In this context, the perceptions of the professionals composing the multidisciplinary health team regarding the application of ludic activities in pediatric public hospitals in São Luís/MA were investigated. Therefore, a descriptive exploratory research was carried out in two hospitals that had a pediatric treatment macrostructure within their functional dependencies with all medical and complementary specialties available for the infant public, thus comprising a multidisciplinary health team. Participants comprised 8 professionals with 2 doctors, 2 nurses, 2 psychologists, 2 occupational therapists, and 6 women and 2 men with an average of 6 years of professional experiences in pediatric hospitals. The data were collected through semistructured interviews. Results signaled that ludic activities developed with children are relevant for their socialization and integration in the hospitalization reality. The health professionals from the multidisciplinary health team emphasize that these ludic activities in pediatric hospitals contribute for the child’s health recovery, thus adding up the pathology treatment.Keywords: Pediatric hospitalization. Multidisciplinary team. Ludic activities.ACTIVIDADES LÚDICAS DESARROLADAS COM NINÕS EN HOSPITALES PEDIÁTRICOResumenLa hospitalización infantil es un proceso muy difícil para el desarrollo de un niño, en un entorno hostil e indiferente con resistencia para adaptarse a la nueva realidad. En este sentido, la atención lúdica contribuye para hacer la estadía en el hospital más sencilla, favoreciendo el desarrollo del niño y, en ciertos casos, la cura en sí. El sentimiento de finitud de la vida afecta al niño, a la familia y a quienes los acompañan en el hospital durante la internación. En este contexto, se investigaron las percepciones de los profesionales del equipo de salud multidisciplinario sobre el desarrollo de actividades recreativas en hospitales públicos pediátricos en São Luís/MA. De esta forma, se desarrolló una investigación de tipo exploratorio, descriptivo en dos hospitales que poseían, en sus dependencias funcionales, una macroestructura para la atención pediátrica, con todas las especialidades médicas y complementarias disponibles, para el público infantil, componiendo, así, un equipo multidisciplinario de profesionales de la salud. Los participantes fueron 8 profesionales pertenecientes a la área de la salud, incluso 2 médicos, 2 enfermeras, 2 psicólogos y 2 terapeutas ocupacionales, siendo 6 de ellos pertenecientes al sexo femenino y 2 al sexo masculino, poseyendo en promedio 6 años de experiencia profesional en hospitales pediátricos. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que las actividades lúdicas desarrolladas con niños son relevantes en los procesos de socialización e integración del niño a la realidad de la internación. Los profesionales del equipo de salud multidisciplinario enfatizan que las actividades lúdicas desarrolladas en los hospitales pediátricos contribuyen al proceso de recuperación de la salud del niño, lo que se suma al tratamiento de la patología.Palabras clave: Hospitalización pediátrica. Equipo multidisciplinario. Actividades lúdicas.  
id UFMA-5_ac8d87a53470f4bcea10208689e79245
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12301
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOSHospitalização pediátricaEquipe multidisciplinarAtividades lúdicasAtividades Lúdicas e Equipe Interdisciplinar de SaúdeA hospitalização infantil é um processo bastante difícil para o desenvolvimento da criança, pois está relacionada a uma série de perdas e traumas. Nesse sentido, o atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da criança e, em certos casos, a própria cura.  O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família e os que a acompanham no hospital, durante a internação. No contexto, investigaram-se as percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em hospitais públicos pediátricos em São Luís/MA. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva em dois hospitais que possuíam, em suas dependências funcionais, uma macroestrutura ao atendimento pediátrico, com todas as especialidades médicas e complementares, disponíveis para o público infantil, compondo, assim, uma equipe multidisciplinar de saúde. Os participantes foram 8 profissionais pertencentes à área da saúde, dentre esses, 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais, sendo 6 pertencentes ao sexo feminino e 2 ao sexo masculino, possuindo em média 6 anos de experiências profissionais em hospitais pediátricos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças são relevantes nos processos de socialização e integração da criança à realidade da internação. Os profissionais da equipe muldisciplinar de saúde, enfatizam que as atividades lúdicas desenvolvidas nos hospitais pediátricos contribuem no processo de recuperação da saúde da criança, somando no tratamento da patologia.Palavras-chave: Hospitalização pediátrica. Equipe multidisciplinar. Atividades lúdicas.LUDIC ACTIVITIES DEVELOPED WITH CHILDREN IN PEDIATRIC HOSPITALSAbstractInfant hospitalization is a difficult process for a developing child because it is related to a series of losses and trauma. In this sense, ludic treatment contributes to ease the hospital permanence, thus favoring child development and, in certain aspects, even help the cure. The sentiment of life ending afflicts the child, the family, and those that accompany it during hospitalization. In this context, the perceptions of the professionals composing the multidisciplinary health team regarding the application of ludic activities in pediatric public hospitals in São Luís/MA were investigated. Therefore, a descriptive exploratory research was carried out in two hospitals that had a pediatric treatment macrostructure within their functional dependencies with all medical and complementary specialties available for the infant public, thus comprising a multidisciplinary health team. Participants comprised 8 professionals with 2 doctors, 2 nurses, 2 psychologists, 2 occupational therapists, and 6 women and 2 men with an average of 6 years of professional experiences in pediatric hospitals. The data were collected through semistructured interviews. Results signaled that ludic activities developed with children are relevant for their socialization and integration in the hospitalization reality. The health professionals from the multidisciplinary health team emphasize that these ludic activities in pediatric hospitals contribute for the child’s health recovery, thus adding up the pathology treatment.Keywords: Pediatric hospitalization. Multidisciplinary team. Ludic activities.ACTIVIDADES LÚDICAS DESARROLADAS COM NINÕS EN HOSPITALES PEDIÁTRICOResumenLa hospitalización infantil es un proceso muy difícil para el desarrollo de un niño, en un entorno hostil e indiferente con resistencia para adaptarse a la nueva realidad. En este sentido, la atención lúdica contribuye para hacer la estadía en el hospital más sencilla, favoreciendo el desarrollo del niño y, en ciertos casos, la cura en sí. El sentimiento de finitud de la vida afecta al niño, a la familia y a quienes los acompañan en el hospital durante la internación. En este contexto, se investigaron las percepciones de los profesionales del equipo de salud multidisciplinario sobre el desarrollo de actividades recreativas en hospitales públicos pediátricos en São Luís/MA. De esta forma, se desarrolló una investigación de tipo exploratorio, descriptivo en dos hospitales que poseían, en sus dependencias funcionales, una macroestructura para la atención pediátrica, con todas las especialidades médicas y complementarias disponibles, para el público infantil, componiendo, así, un equipo multidisciplinario de profesionales de la salud. Los participantes fueron 8 profesionales pertenecientes a la área de la salud, incluso 2 médicos, 2 enfermeras, 2 psicólogos y 2 terapeutas ocupacionales, siendo 6 de ellos pertenecientes al sexo femenino y 2 al sexo masculino, poseyendo en promedio 6 años de experiencia profesional en hospitales pediátricos. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que las actividades lúdicas desarrolladas con niños son relevantes en los procesos de socialización e integración del niño a la realidad de la internación. Los profesionales del equipo de salud multidisciplinario enfatizan que las actividades lúdicas desarrolladas en los hospitales pediátricos contribuyen al proceso de recuperación de la salud del niño, lo que se suma al tratamiento de la patología.Palabras clave: Hospitalización pediátrica. Equipo multidisciplinario. Actividades lúdicas.  Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1230110.18764/2178-2229.v28n2-2020-09Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12301/8337Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Antonio José AraújoChahini, Thelma Helena Costa2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12301Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:06.161647Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
title ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
spellingShingle ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
Lima, Antonio José Araújo
Hospitalização pediátrica
Equipe multidisciplinar
Atividades lúdicas
Atividades Lúdicas e Equipe Interdisciplinar de Saúde
title_short ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
title_full ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
title_fullStr ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
title_full_unstemmed ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
title_sort ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
author Lima, Antonio José Araújo
author_facet Lima, Antonio José Araújo
Chahini, Thelma Helena Costa
author_role author
author2 Chahini, Thelma Helena Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antonio José Araújo
Chahini, Thelma Helena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalização pediátrica
Equipe multidisciplinar
Atividades lúdicas
Atividades Lúdicas e Equipe Interdisciplinar de Saúde
topic Hospitalização pediátrica
Equipe multidisciplinar
Atividades lúdicas
Atividades Lúdicas e Equipe Interdisciplinar de Saúde
description A hospitalização infantil é um processo bastante difícil para o desenvolvimento da criança, pois está relacionada a uma série de perdas e traumas. Nesse sentido, o atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da criança e, em certos casos, a própria cura.  O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família e os que a acompanham no hospital, durante a internação. No contexto, investigaram-se as percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em hospitais públicos pediátricos em São Luís/MA. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva em dois hospitais que possuíam, em suas dependências funcionais, uma macroestrutura ao atendimento pediátrico, com todas as especialidades médicas e complementares, disponíveis para o público infantil, compondo, assim, uma equipe multidisciplinar de saúde. Os participantes foram 8 profissionais pertencentes à área da saúde, dentre esses, 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais, sendo 6 pertencentes ao sexo feminino e 2 ao sexo masculino, possuindo em média 6 anos de experiências profissionais em hospitais pediátricos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças são relevantes nos processos de socialização e integração da criança à realidade da internação. Os profissionais da equipe muldisciplinar de saúde, enfatizam que as atividades lúdicas desenvolvidas nos hospitais pediátricos contribuem no processo de recuperação da saúde da criança, somando no tratamento da patologia.Palavras-chave: Hospitalização pediátrica. Equipe multidisciplinar. Atividades lúdicas.LUDIC ACTIVITIES DEVELOPED WITH CHILDREN IN PEDIATRIC HOSPITALSAbstractInfant hospitalization is a difficult process for a developing child because it is related to a series of losses and trauma. In this sense, ludic treatment contributes to ease the hospital permanence, thus favoring child development and, in certain aspects, even help the cure. The sentiment of life ending afflicts the child, the family, and those that accompany it during hospitalization. In this context, the perceptions of the professionals composing the multidisciplinary health team regarding the application of ludic activities in pediatric public hospitals in São Luís/MA were investigated. Therefore, a descriptive exploratory research was carried out in two hospitals that had a pediatric treatment macrostructure within their functional dependencies with all medical and complementary specialties available for the infant public, thus comprising a multidisciplinary health team. Participants comprised 8 professionals with 2 doctors, 2 nurses, 2 psychologists, 2 occupational therapists, and 6 women and 2 men with an average of 6 years of professional experiences in pediatric hospitals. The data were collected through semistructured interviews. Results signaled that ludic activities developed with children are relevant for their socialization and integration in the hospitalization reality. The health professionals from the multidisciplinary health team emphasize that these ludic activities in pediatric hospitals contribute for the child’s health recovery, thus adding up the pathology treatment.Keywords: Pediatric hospitalization. Multidisciplinary team. Ludic activities.ACTIVIDADES LÚDICAS DESARROLADAS COM NINÕS EN HOSPITALES PEDIÁTRICOResumenLa hospitalización infantil es un proceso muy difícil para el desarrollo de un niño, en un entorno hostil e indiferente con resistencia para adaptarse a la nueva realidad. En este sentido, la atención lúdica contribuye para hacer la estadía en el hospital más sencilla, favoreciendo el desarrollo del niño y, en ciertos casos, la cura en sí. El sentimiento de finitud de la vida afecta al niño, a la familia y a quienes los acompañan en el hospital durante la internación. En este contexto, se investigaron las percepciones de los profesionales del equipo de salud multidisciplinario sobre el desarrollo de actividades recreativas en hospitales públicos pediátricos en São Luís/MA. De esta forma, se desarrolló una investigación de tipo exploratorio, descriptivo en dos hospitales que poseían, en sus dependencias funcionales, una macroestructura para la atención pediátrica, con todas las especialidades médicas y complementarias disponibles, para el público infantil, componiendo, así, un equipo multidisciplinario de profesionales de la salud. Los participantes fueron 8 profesionales pertenecientes a la área de la salud, incluso 2 médicos, 2 enfermeras, 2 psicólogos y 2 terapeutas ocupacionales, siendo 6 de ellos pertenecientes al sexo femenino y 2 al sexo masculino, poseyendo en promedio 6 años de experiencia profesional en hospitales pediátricos. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que las actividades lúdicas desarrolladas con niños son relevantes en los procesos de socialización e integración del niño a la realidad de la internación. Los profesionales del equipo de salud multidisciplinario enfatizan que las actividades lúdicas desarrolladas en los hospitales pediátricos contribuyen al proceso de recuperación de la salud del niño, lo que se suma al tratamiento de la patología.Palabras clave: Hospitalización pediátrica. Equipo multidisciplinario. Actividades lúdicas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12301
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-09
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12301
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12301/8337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880345210880