PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gildijoney dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Crusoé, Nilma Margarida de Castro, Moreira, Núbia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa realizada, nos anos de 2015-2016, em três unidades escolares situadas do interior da Bahia. A pesquisa versa sobre a relação entre a prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação, sob a perspectiva dos estudantes participantes do referido programa. Para ter acesso às informações, foram utilizadas entrevistas de grupo focal com a participação de trinta estudantes que frequentaram o programa, além de um questionário socioeconômico com a finalidade de traçar o perfil dos participantes da investigação. Optou-se por utilizar dispositivos metodológicos do materialismo histórico dialético, por se tratar de um programa cujas categorias principais são de base marxista: educação integral e emancipação humana. Conclui-se, com este estudo, que a prática educativa do PMEd contribui, parcialmente, para a emancipação humana dos estudantes, na medida em que proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias para conscientização e racionalidade, sobretudo, por meio das oficinas do macrocampo Acompanhamento Pedagógico, quando os estudantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. No entanto, contraditoriamente, de acordo com as análises adorniana, o trabalho proporciona o processo de adaptação dos estudantes ao meio social na medida em que desenvolve atividades socioeducativas desconectadas com o currículo escolar, fragmentadas, não planejadas, como intuito apenas de ocupação do tempo livre dos estudantes, sem o compromisso com a sua formação integral e desenvolvimento da capacidade de autorreflexão crítica.AbstractThe objective this article is to present research results in the years 2015-2016 in three school units located in the interior of Bahia. The research is about the relation between educational practice and human emancipation in the context of the More Education program under the perspective of the students participants of said program. To access the information, were used focus group interviews with the participation of thirty students that attended the program, besides a socioeconomic questionnaire with the purpose of tracing the profile of the participants. It was decided to use methodological devices of dialectical historical materialism, because it is a program whose main categories are based on Marxism: integral education and human emancipation. It is concluded that with this study that the practice of PMED contributes, partially to the human emancipation of the students,  insofar as it provides the development of skills necessary for awareness and rationality, above all, through the  workshops of the macro field accompaniment pedagogical when students have the opportunity to broaden their knowledge. However, contradictorily, according to the analyzes, the work provides the   process of adaptation of the  students to the social environment insofar as it develops activities socio-educational disconnected with the school curriculum, fragmented, not planned with the intention of only occupying the students free time without the commitment to their integral formation and development of the capacity for critical self-reflection. Keywords:  Emancipation. Educational Practice. More Education Program. ResumenEl propósito de este artículo es presentar resultados de investigaciones realizadas en tres unidades de la escuela situadas en el interior de Bahia, en los años de 2015-2016, sobre la relación entre práctica educativa y la emancipación humana en el contexto del “Programa Mais Educação”, bajo la perspectiva de estudiantes que participan del Programa. Para tener acceso a la información fueron utilizadas entrevistas de grupos focal con la participación de treinta estudiantes que asistieron al programa, además de una encuesta socio-económica con el fin de trazar el perfil de los participantes. Decidimos utilizar dispositivos metodológicos de la dialéctica del materialismo histórico, ya que es un programa cuyas principales categorías son de base marxista: educación integral y la emancipación humana. Llegó a la conclusión, con este estudio, que la práctica educativa de la PMEd contribuye parcialmente a la emancipación humana de los estudiantes, que proporciona el desarrollo de habilidades necesarias para la concientización y racionalidad, sobre todo, a través de los talleres de macrocampo seguimiento pedagógico cuando los estudiantes tienen la oportunidad de ampliar sus conocimientos. Sin embargo, paradójicamente, de acuerdo con el análisis adorniana, el trabajo proporciona el proceso de adaptación de los estudiantes con el entorno social en la medida en que se desarrolla actividades educativas desconectado con el plan de estudios, fragmentario, interrupciones no planificadas, con objetivo sólo  de ocupación del tiempo libre de los estudiantes, sin el compromiso de su formación integral y desarrollo de la capacidad crítica de autorreflexión.Palabras clave: Emancipación. Práctica Educativa. Programa Mais Educação.
id UFMA-5_b235ab38e3e62d58bbb230067fc9a02b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9299
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantesEmancipaçãoPrática EducativaPrograma Mais EducaçãoO objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa realizada, nos anos de 2015-2016, em três unidades escolares situadas do interior da Bahia. A pesquisa versa sobre a relação entre a prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação, sob a perspectiva dos estudantes participantes do referido programa. Para ter acesso às informações, foram utilizadas entrevistas de grupo focal com a participação de trinta estudantes que frequentaram o programa, além de um questionário socioeconômico com a finalidade de traçar o perfil dos participantes da investigação. Optou-se por utilizar dispositivos metodológicos do materialismo histórico dialético, por se tratar de um programa cujas categorias principais são de base marxista: educação integral e emancipação humana. Conclui-se, com este estudo, que a prática educativa do PMEd contribui, parcialmente, para a emancipação humana dos estudantes, na medida em que proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias para conscientização e racionalidade, sobretudo, por meio das oficinas do macrocampo Acompanhamento Pedagógico, quando os estudantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. No entanto, contraditoriamente, de acordo com as análises adorniana, o trabalho proporciona o processo de adaptação dos estudantes ao meio social na medida em que desenvolve atividades socioeducativas desconectadas com o currículo escolar, fragmentadas, não planejadas, como intuito apenas de ocupação do tempo livre dos estudantes, sem o compromisso com a sua formação integral e desenvolvimento da capacidade de autorreflexão crítica.AbstractThe objective this article is to present research results in the years 2015-2016 in three school units located in the interior of Bahia. The research is about the relation between educational practice and human emancipation in the context of the More Education program under the perspective of the students participants of said program. To access the information, were used focus group interviews with the participation of thirty students that attended the program, besides a socioeconomic questionnaire with the purpose of tracing the profile of the participants. It was decided to use methodological devices of dialectical historical materialism, because it is a program whose main categories are based on Marxism: integral education and human emancipation. It is concluded that with this study that the practice of PMED contributes, partially to the human emancipation of the students,  insofar as it provides the development of skills necessary for awareness and rationality, above all, through the  workshops of the macro field accompaniment pedagogical when students have the opportunity to broaden their knowledge. However, contradictorily, according to the analyzes, the work provides the   process of adaptation of the  students to the social environment insofar as it develops activities socio-educational disconnected with the school curriculum, fragmented, not planned with the intention of only occupying the students free time without the commitment to their integral formation and development of the capacity for critical self-reflection. Keywords:  Emancipation. Educational Practice. More Education Program. ResumenEl propósito de este artículo es presentar resultados de investigaciones realizadas en tres unidades de la escuela situadas en el interior de Bahia, en los años de 2015-2016, sobre la relación entre práctica educativa y la emancipación humana en el contexto del “Programa Mais Educação”, bajo la perspectiva de estudiantes que participan del Programa. Para tener acceso a la información fueron utilizadas entrevistas de grupos focal con la participación de treinta estudiantes que asistieron al programa, además de una encuesta socio-económica con el fin de trazar el perfil de los participantes. Decidimos utilizar dispositivos metodológicos de la dialéctica del materialismo histórico, ya que es un programa cuyas principales categorías son de base marxista: educación integral y la emancipación humana. Llegó a la conclusión, con este estudio, que la práctica educativa de la PMEd contribuye parcialmente a la emancipación humana de los estudiantes, que proporciona el desarrollo de habilidades necesarias para la concientización y racionalidad, sobre todo, a través de los talleres de macrocampo seguimiento pedagógico cuando los estudiantes tienen la oportunidad de ampliar sus conocimientos. Sin embargo, paradójicamente, de acuerdo con el análisis adorniana, el trabajo proporciona el proceso de adaptación de los estudiantes con el entorno social en la medida en que se desarrolla actividades educativas desconectado con el plan de estudios, fragmentario, interrupciones no planificadas, con objetivo sólo  de ocupación del tiempo libre de los estudiantes, sin el compromiso de su formación integral y desarrollo de la capacidad crítica de autorreflexión.Palabras clave: Emancipación. Práctica Educativa. Programa Mais Educação.Universidade Federal do Maranhão2018-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/929910.18764/2178-2229.v25n2p147-167Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 147-1672178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299/5540Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Gildijoney dos SantosCrusoé, Nilma Margarida de CastroMoreira, Núbia Regina2018-11-28T15:12:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9299Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:58.085015Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
title PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
spellingShingle PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
Lopes, Gildijoney dos Santos
Emancipação
Prática Educativa
Programa Mais Educação
title_short PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
title_full PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
title_fullStr PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
title_full_unstemmed PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
title_sort PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
author Lopes, Gildijoney dos Santos
author_facet Lopes, Gildijoney dos Santos
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Moreira, Núbia Regina
author_role author
author2 Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Moreira, Núbia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Gildijoney dos Santos
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Moreira, Núbia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação
Prática Educativa
Programa Mais Educação
topic Emancipação
Prática Educativa
Programa Mais Educação
description O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa realizada, nos anos de 2015-2016, em três unidades escolares situadas do interior da Bahia. A pesquisa versa sobre a relação entre a prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação, sob a perspectiva dos estudantes participantes do referido programa. Para ter acesso às informações, foram utilizadas entrevistas de grupo focal com a participação de trinta estudantes que frequentaram o programa, além de um questionário socioeconômico com a finalidade de traçar o perfil dos participantes da investigação. Optou-se por utilizar dispositivos metodológicos do materialismo histórico dialético, por se tratar de um programa cujas categorias principais são de base marxista: educação integral e emancipação humana. Conclui-se, com este estudo, que a prática educativa do PMEd contribui, parcialmente, para a emancipação humana dos estudantes, na medida em que proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias para conscientização e racionalidade, sobretudo, por meio das oficinas do macrocampo Acompanhamento Pedagógico, quando os estudantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. No entanto, contraditoriamente, de acordo com as análises adorniana, o trabalho proporciona o processo de adaptação dos estudantes ao meio social na medida em que desenvolve atividades socioeducativas desconectadas com o currículo escolar, fragmentadas, não planejadas, como intuito apenas de ocupação do tempo livre dos estudantes, sem o compromisso com a sua formação integral e desenvolvimento da capacidade de autorreflexão crítica.AbstractThe objective this article is to present research results in the years 2015-2016 in three school units located in the interior of Bahia. The research is about the relation between educational practice and human emancipation in the context of the More Education program under the perspective of the students participants of said program. To access the information, were used focus group interviews with the participation of thirty students that attended the program, besides a socioeconomic questionnaire with the purpose of tracing the profile of the participants. It was decided to use methodological devices of dialectical historical materialism, because it is a program whose main categories are based on Marxism: integral education and human emancipation. It is concluded that with this study that the practice of PMED contributes, partially to the human emancipation of the students,  insofar as it provides the development of skills necessary for awareness and rationality, above all, through the  workshops of the macro field accompaniment pedagogical when students have the opportunity to broaden their knowledge. However, contradictorily, according to the analyzes, the work provides the   process of adaptation of the  students to the social environment insofar as it develops activities socio-educational disconnected with the school curriculum, fragmented, not planned with the intention of only occupying the students free time without the commitment to their integral formation and development of the capacity for critical self-reflection. Keywords:  Emancipation. Educational Practice. More Education Program. ResumenEl propósito de este artículo es presentar resultados de investigaciones realizadas en tres unidades de la escuela situadas en el interior de Bahia, en los años de 2015-2016, sobre la relación entre práctica educativa y la emancipación humana en el contexto del “Programa Mais Educação”, bajo la perspectiva de estudiantes que participan del Programa. Para tener acceso a la información fueron utilizadas entrevistas de grupos focal con la participación de treinta estudiantes que asistieron al programa, además de una encuesta socio-económica con el fin de trazar el perfil de los participantes. Decidimos utilizar dispositivos metodológicos de la dialéctica del materialismo histórico, ya que es un programa cuyas principales categorías son de base marxista: educación integral y la emancipación humana. Llegó a la conclusión, con este estudio, que la práctica educativa de la PMEd contribuye parcialmente a la emancipación humana de los estudiantes, que proporciona el desarrollo de habilidades necesarias para la concientización y racionalidad, sobre todo, a través de los talleres de macrocampo seguimiento pedagógico cuando los estudiantes tienen la oportunidad de ampliar sus conocimientos. Sin embargo, paradójicamente, de acuerdo con el análisis adorniana, el trabajo proporciona el proceso de adaptación de los estudiantes con el entorno social en la medida en que se desarrolla actividades educativas desconectado con el plan de estudios, fragmentario, interrupciones no planificadas, con objetivo sólo  de ocupación del tiempo libre de los estudiantes, sin el compromiso de su formación integral y desarrollo de la capacidad crítica de autorreflexión.Palabras clave: Emancipación. Práctica Educativa. Programa Mais Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299
10.18764/2178-2229.v25n2p147-167
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n2p147-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299/5540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 147-167
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879200165888