A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198
Resumo: O conceito e significado de diversidade nas políticas educacionais no Brasil e no mundo não deve deixar de considerar o contexto no qual tal tema é problematizado. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa exploratória, orientada por revisão bibliográfica e documental é discutir, não apenas a dimensão do conceito sobre diversidade existente nas políticas educacionais no Brasil, mas a recorrência da ampliação e alcance do mesmo nalgumas estratégias voltadas à sua efetivação como direito e respeito às singularidades. Nesse sentido, organizamos o presente trabalho em três seções: a) Diversidade nas políticas educacionais: do conceito aos seus significados; b) Diversidade nas políticas educacionais: do alcançado aos seus limites e c) Diversidade nas políticas educacionais: algumas pontuações e recorrências. Concluímos que as políticas educacionais universalizantes e para a diversidade solicitam a formação política do homem, objeto que não pode e não deve ser reduzida ao ideário particularizado de justiça social.Palavras-chave: Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZILAbstract: The concept and meaning of diversity in educational policies in Brazil and the world must not fail to consider the context in which such a theme is problematized. The objective of this article, through exploratory  research guided by bibliographical and document review, is not only to discuss the dimension of diversity in educational  policies in Brazil, but also the recurrence of its extension and scope in strategies aimed at its  Effectiveness as a right and respect of singularities. In this sense, we organize this research into three sections: a) Diversity in educational policies: from concept to meanings; B) Diversity in educational policies: from reaching their limits and c) Diversity in educational policies: scores and recurrences. We conclude that universal educational policies and diversity demand political awareness of man, an object that cannot and should not be reduced to the particularized ideology of social justice. Keywords: Diversity. Educational policies. Social justice. LA DIVERSIDAD EN LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES EN BRASILResumen: El concepto y el significado de diversidad en las políticas educacionales en Brasil y en el mundo no pueden dejar de considerar el contexto en el que se problematiza ese tema. El objetivo de este artículo, a través de una investigación exploratoria, guiada por una revisión bibliográfica y documental, es discutir no sólo la dimensión del concepto de diversidad existente en las políticas educacionales en Brasil, sino también la repetición de su extensión y alcance en algunas estrategias dirigidas a su efectividad como derecho y respeto por las singularidades. En este sentido, organizamos el presente trabajo en tres secciones: a) Diversidad en las políticas educacionales: del concepto a sus significados; b) Diversidad en las políticas educacionales: del conquistado a sus límites y c) Diversidad en las políticas educacionales: algunas puntuaciones y recurrencias. Concluimos que las políticas educacionales universales y para la diversidad exigen la formación política del hombre, objeto que no puede ni debe reducirse a la ideología particularizada de la justicia social.Palabras clave: Diversidad. Políticas educacionales. Justicia social.
id UFMA-5_bd8613b66aff507007b955c5312b0470
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6198
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASILDiversidade. Políticas educacionais. Justiça social.O conceito e significado de diversidade nas políticas educacionais no Brasil e no mundo não deve deixar de considerar o contexto no qual tal tema é problematizado. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa exploratória, orientada por revisão bibliográfica e documental é discutir, não apenas a dimensão do conceito sobre diversidade existente nas políticas educacionais no Brasil, mas a recorrência da ampliação e alcance do mesmo nalgumas estratégias voltadas à sua efetivação como direito e respeito às singularidades. Nesse sentido, organizamos o presente trabalho em três seções: a) Diversidade nas políticas educacionais: do conceito aos seus significados; b) Diversidade nas políticas educacionais: do alcançado aos seus limites e c) Diversidade nas políticas educacionais: algumas pontuações e recorrências. Concluímos que as políticas educacionais universalizantes e para a diversidade solicitam a formação política do homem, objeto que não pode e não deve ser reduzida ao ideário particularizado de justiça social.Palavras-chave: Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZILAbstract: The concept and meaning of diversity in educational policies in Brazil and the world must not fail to consider the context in which such a theme is problematized. The objective of this article, through exploratory  research guided by bibliographical and document review, is not only to discuss the dimension of diversity in educational  policies in Brazil, but also the recurrence of its extension and scope in strategies aimed at its  Effectiveness as a right and respect of singularities. In this sense, we organize this research into three sections: a) Diversity in educational policies: from concept to meanings; B) Diversity in educational policies: from reaching their limits and c) Diversity in educational policies: scores and recurrences. We conclude that universal educational policies and diversity demand political awareness of man, an object that cannot and should not be reduced to the particularized ideology of social justice. Keywords: Diversity. Educational policies. Social justice. LA DIVERSIDAD EN LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES EN BRASILResumen: El concepto y el significado de diversidad en las políticas educacionales en Brasil y en el mundo no pueden dejar de considerar el contexto en el que se problematiza ese tema. El objetivo de este artículo, a través de una investigación exploratoria, guiada por una revisión bibliográfica y documental, es discutir no sólo la dimensión del concepto de diversidad existente en las políticas educacionales en Brasil, sino también la repetición de su extensión y alcance en algunas estrategias dirigidas a su efectividad como derecho y respeto por las singularidades. En este sentido, organizamos el presente trabajo en tres secciones: a) Diversidad en las políticas educacionales: del concepto a sus significados; b) Diversidad en las políticas educacionales: del conquistado a sus límites y c) Diversidad en las políticas educacionales: algunas puntuaciones y recurrencias. Concluimos que las políticas educacionales universales y para la diversidad exigen la formación política del hombre, objeto que no puede ni debe reducirse a la ideología particularizada de la justicia social.Palabras clave: Diversidad. Políticas educacionales. Justicia social.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/619810.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 27-422178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198/3742Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Paulo Gomes2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6198Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-02-03T12:23:16Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
title A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
spellingShingle A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Lima, Paulo Gomes
Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.
title_short A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
title_full A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
title_fullStr A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
title_full_unstemmed A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
title_sort A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
author Lima, Paulo Gomes
author_facet Lima, Paulo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.
topic Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.
description O conceito e significado de diversidade nas políticas educacionais no Brasil e no mundo não deve deixar de considerar o contexto no qual tal tema é problematizado. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa exploratória, orientada por revisão bibliográfica e documental é discutir, não apenas a dimensão do conceito sobre diversidade existente nas políticas educacionais no Brasil, mas a recorrência da ampliação e alcance do mesmo nalgumas estratégias voltadas à sua efetivação como direito e respeito às singularidades. Nesse sentido, organizamos o presente trabalho em três seções: a) Diversidade nas políticas educacionais: do conceito aos seus significados; b) Diversidade nas políticas educacionais: do alcançado aos seus limites e c) Diversidade nas políticas educacionais: algumas pontuações e recorrências. Concluímos que as políticas educacionais universalizantes e para a diversidade solicitam a formação política do homem, objeto que não pode e não deve ser reduzida ao ideário particularizado de justiça social.Palavras-chave: Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZILAbstract: The concept and meaning of diversity in educational policies in Brazil and the world must not fail to consider the context in which such a theme is problematized. The objective of this article, through exploratory  research guided by bibliographical and document review, is not only to discuss the dimension of diversity in educational  policies in Brazil, but also the recurrence of its extension and scope in strategies aimed at its  Effectiveness as a right and respect of singularities. In this sense, we organize this research into three sections: a) Diversity in educational policies: from concept to meanings; B) Diversity in educational policies: from reaching their limits and c) Diversity in educational policies: scores and recurrences. We conclude that universal educational policies and diversity demand political awareness of man, an object that cannot and should not be reduced to the particularized ideology of social justice. Keywords: Diversity. Educational policies. Social justice. LA DIVERSIDAD EN LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES EN BRASILResumen: El concepto y el significado de diversidad en las políticas educacionales en Brasil y en el mundo no pueden dejar de considerar el contexto en el que se problematiza ese tema. El objetivo de este artículo, a través de una investigación exploratoria, guiada por una revisión bibliográfica y documental, es discutir no sólo la dimensión del concepto de diversidad existente en las políticas educacionales en Brasil, sino también la repetición de su extensión y alcance en algunas estrategias dirigidas a su efectividad como derecho y respeto por las singularidades. En este sentido, organizamos el presente trabajo en tres secciones: a) Diversidad en las políticas educacionales: del concepto a sus significados; b) Diversidad en las políticas educacionales: del conquistado a sus límites y c) Diversidad en las políticas educacionales: algunas puntuaciones y recurrencias. Concluimos que las políticas educacionales universales y para la diversidad exigen la formación política del hombre, objeto que no puede ni debe reducirse a la ideología particularizada de la justicia social.Palabras clave: Diversidad. Políticas educacionales. Justicia social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198/3742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 27-42
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440301100695552