CONCEPCIONES DE LOS COORDINADORES PEDAGÓGICOS DEL CENTRO PAULA SOUZA SOBRE LA IMPLEMENTACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA EL USO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA EDUCACIÓN PROFESIONAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18320 |
Resumo: | Neste artigo busca-se apresentar as concepções de coordenadores pedagógicos do Centro Paula Souza, quanto ao uso de metodologias ativas na educação profissional, visando por meio de suas práxis, contribuições para indicações de diretrizes e/ou indicadores nos documentos internos do CPS que possam subsidiar a gestão pedagógica. Desta forma, o objetivo do estudo consistiu em compreender de que maneira os coordenadores pedagógicos entendem as políticas educacionais para a educação profissional referentes a implementação de metodologias ativas nos cursos técnicos oferecidos pelo CPS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória numa perspectiva fenomenológica. O percurso metodológico consistiu na aplicação de questionário aberto, on-line e análise textual discursiva. Os participantes da pesquisa foram 13 CP do CPS. O software IRaMuTeQ contribuiu para a realização da análise textual por meio da conexidade entre as expressões nos grafos gerados. Por meio da nuvem de palavras e análise de similitude foi relacionada a inferência das palavras e suas correlações. Foi possível considerar que estes profissionais têm a percepção de que as metodologias ativas são elementos fundamentais para uso nos cursos técnicos profissionalizantes, porém, não compreendem a importância das políticas educacionais para auxiliar sua função na condução do uso de metodologias ativas. A ausência de falas em volta do assunto políticas educacionais é um indicativo de que os CP precisam ter maior contato com esta importante vertente, assim, por meio da consciência da importância das políticas educacionais, possam contribuir com a criação de diretrizes norteadoras. |
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CONCEPCIONES DE LOS COORDINADORES PEDAGÓGICOS DEL CENTRO PAULA SOUZA SOBRE LA IMPLEMENTACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA EL USO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA EDUCACIÓN PROFESIONALCONCEPTIONS OF PEDAGOGICAL COORDINATORS AT THE CENTRO PAULA SOUZA REGARDING THE IMPLEMENTATION OF EDUCATIONAL POLICIES FOR THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN PROFESSIONAL EDUCATIONCONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CENTRO PAULA SOUZA QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALConcepcionesPolíticas educativasEducación profesionalMicropolíticaConcepçõesPolíticas EducacionaisEducação ProfissionalMicropolíticaConceptionEducational PoliciesProfessional educationMicropoliticsNeste artigo busca-se apresentar as concepções de coordenadores pedagógicos do Centro Paula Souza, quanto ao uso de metodologias ativas na educação profissional, visando por meio de suas práxis, contribuições para indicações de diretrizes e/ou indicadores nos documentos internos do CPS que possam subsidiar a gestão pedagógica. Desta forma, o objetivo do estudo consistiu em compreender de que maneira os coordenadores pedagógicos entendem as políticas educacionais para a educação profissional referentes a implementação de metodologias ativas nos cursos técnicos oferecidos pelo CPS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória numa perspectiva fenomenológica. O percurso metodológico consistiu na aplicação de questionário aberto, on-line e análise textual discursiva. Os participantes da pesquisa foram 13 CP do CPS. O software IRaMuTeQ contribuiu para a realização da análise textual por meio da conexidade entre as expressões nos grafos gerados. Por meio da nuvem de palavras e análise de similitude foi relacionada a inferência das palavras e suas correlações. Foi possível considerar que estes profissionais têm a percepção de que as metodologias ativas são elementos fundamentais para uso nos cursos técnicos profissionalizantes, porém, não compreendem a importância das políticas educacionais para auxiliar sua função na condução do uso de metodologias ativas. A ausência de falas em volta do assunto políticas educacionais é um indicativo de que os CP precisam ter maior contato com esta importante vertente, assim, por meio da consciência da importância das políticas educacionais, possam contribuir com a criação de diretrizes norteadoras. Este artículo busca presentar las concepciones de los coordinadores pedagógicos del Centro Paula Souza, en cuanto al uso de metodologías activas en la formación profesional, buscando, a través de susprácticas, aportes a las indicaciones de lineamientos y / o indicadores en los documentos internos de la CPS que puede apoyar la gestión pedagógica. Así, el objetivo del estudio fue comprender cómo los coordinadores pedagógicos entienden las políticas educativas para la formación profesional en cuanto a la implementación de metodologías activas en los cursos técnicos que ofrece la CPS. Se trata de una investigación exploratoria cualitativa en una perspectiva fenomenológica. El abordaje metodológico consistió en aplicar un cuestionarioonline abierto y análisis textual discursivo. Los participantes de la encuesta fueron 13 PC de la CPS. El software IRaMuTeQ contribuyó a realizar el análisis textual mediante la conexión entre las expresiones en los gráficos generados. A través de la nube de palabras y el análisis de similitudes, se relacionó la inferencia de palabras y sus correlaciones. Se pudo considerar que estos profesionales tienen la percepción de que las metodologías activas son elementos fundamentales para su uso en los cursos técnicos profesionales, sin embargo, no comprenden la importancia de las políticas educativas para ayudar a su rol en la conducción del uso de metodologías activas. La ausencia de discursos en torno al tema de las políticas educativas es un indicio de que los PC necesitan tener un mayor contacto con este importante aspecto, por lo que, a través de la conciencia de la importancia de las políticas educativas, pueden contribuir a la creación de directrices rectores. This article seeks to present the conceptions of pedagogical coordinators at the Centro Paula Souza,regarding the use of active methodologies in professional education, aiming, through their practices, for contributions to indications of guidelines and/or indicators in the internal documents of the CPS that may support thepedagogical management. Thus, the objective of the study was to understand how the pedagogical coordinators understand educational policies for professional education regarding the implementation of active methodologies in the technical courses offered by the CPS. This is qualitative exploratory research in a phenomenological perspective. The methodological approach consisted of applying an open, online questionnaire and discursive textual analysis. Survey participants were 13 CP of the CPS. The IRaMuTeQ software contributed to carry out the textual analysis through the connection between the expressions in the generated graphs. Through the word cloud and similarity analysis, word inference and their correlations were related. It was possible to consider that these professionals have the perception that active methodologies are fundamental elements for use in professional technical courses, however, they do not understand the importance of educational policies to assist their role in conducting the use of active methodologies. The absence of speeches around the subject of educational policies is an indication that PCs need to have greater contact with this important aspect, thus, through awareness of the importance of educational policies, they can contribute to the creation of guiding directives. Universidade Federal do Maranhão2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo; Questionário;application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1832010.18764/2178-2229v30n3.2023.42Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 99-1262178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18320/12307Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dosAlves, Maria José Cardozo2024-03-02T13:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18320Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.565674Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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