ESCOLAS RURAIS DOMÉSTICAS: "Moças se preparem para sua função de donas de casa e diretoras de lares rurais..."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Franco, Neil, Geles, Yesica Paola Montes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11896
Resumo: O texto que ora apresentamos advém de uma investigação a respeito de uma Escola de Economia Rural Doméstica - EERD, instituição pública federal. Procuramos analisar os percursos formativos destinados à educação feminina e a maneira como esses fenômenos se articularam à formação que foi oferecida às moças brasileiras. Constatamos que, ao mesmo tempo em que a formação oferecida na EERD influenciou a educação feminina, também foi referendada por normas, experiências e modelos. A EERD, ao ofertar uma formação voltada para a atuação das mulheres no meio rural, propiciou uma educação geral que levaria as mulheres ali formadas a cultivarem e divulgarem deveres, direitos individuais e cívicos, alastrando o progresso social e cultural na comunidade à qual pertenciam. No texto, metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação de documentos, incluindo fontes escritas/documentais, como relatórios, programas de curso, imprensa local e oficial, entre outros. Essa investigação a respeito da escolarização feminina no âmbito da formação em economia doméstica colabora para o registro da história da educação feminina brasileira e das práticas escolares direcionadas às mulheres, visando conformá-las a um dado modelo de boa educação.Palavras-chave: Educação feminina. História das mulheres. Escola de Economia Rural Doméstica. DOMESTIC RURAL SCHOOLS: " Girls get prepared for your function of homewives and directors of rural lares..."AbstractThe text that we present here comes from an investigation about a School of Rural Economy - EERD, federal public institution. We tried to analyze the formative routes destined to feminine education and the way in which these phenomena were articulated in the training that was offered to Brazilian girls. We found that while the training provided in the EERD influenced women's education, it was also supported by norms, experiences and models. The EERD by providing a training focused on the work of women in rural areas, provided a general education that would lead the women trained to cultivate and disseminate practices, individual and civic rights, social and cultural progress in the community to which they belonged. In the text, methodologically, the research was based on an appreciation of documents, including written / documentary sources such as reports, course programs, local and official press, among others. This research on female schooling in the field of home economics training contributes to the history of Brazilian female education and to the school practices directed at women, to conform them to a given model of good education.Keywords: Female education. History of women. School of domestic rural economy.ESCUELAS RURALES DOMÉSTICAS: "Mozas se preparan para su función de donas de casa y directrices de lares  rurales..."Resumen El texto que presentamos proviene de una investigación acerca de una Escuela de Economía Rural Doméstica - EERD, institución pública federal. Buscamos analizar los itinerarios formativos destinados a la educación femenina y la manera como esos fenómenos se articularon a la formación que se ofreció a las jóvenes brasileñas. Constatamos que al mismo tiempo que la formación ofrecida en la EERD influenció la educación femenina, también fue refrendada por normas, experiencias y modelos. La EERD, al ofrecer una formación orientada a la actuación de las mujeres en el medio rural, propició una educación general que llevaría a las mujeres allí formadas a cultivar y divulgar deberes, derechos individuales y cívicos, extendiendo el progreso social y cultural de la comunidad a la que pertenecían. En el texto, metodológicamente, la investigación se pautó en una apreciación de documentos, incluyendo fuentes escritas/documentales como informes, programas de curso, prensa local y oficial, entre otros documentos compusieron las fuentes de la investigación. Esta investigación acerca de la escolarización femenina considerando la formación en economía doméstica colabora para el registro de la historia de la educación femenina brasileña y de las prácticas escolares que a las mujeres fueron dirigidas visando conformarlas a un determinado modelo de buena educación.Palabras-clave: Educación femenina. Historia de las mujeres. Escuela de Economia Rural Doméstica. 
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No texto, metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação de documentos, incluindo fontes escritas/documentais, como relatórios, programas de curso, imprensa local e oficial, entre outros. Essa investigação a respeito da escolarização feminina no âmbito da formação em economia doméstica colabora para o registro da história da educação feminina brasileira e das práticas escolares direcionadas às mulheres, visando conformá-las a um dado modelo de boa educação.Palavras-chave: Educação feminina. História das mulheres. Escola de Economia Rural Doméstica. DOMESTIC RURAL SCHOOLS: " Girls get prepared for your function of homewives and directors of rural lares..."AbstractThe text that we present here comes from an investigation about a School of Rural Economy - EERD, federal public institution. We tried to analyze the formative routes destined to feminine education and the way in which these phenomena were articulated in the training that was offered to Brazilian girls. We found that while the training provided in the EERD influenced women's education, it was also supported by norms, experiences and models. The EERD by providing a training focused on the work of women in rural areas, provided a general education that would lead the women trained to cultivate and disseminate practices, individual and civic rights, social and cultural progress in the community to which they belonged. In the text, methodologically, the research was based on an appreciation of documents, including written / documentary sources such as reports, course programs, local and official press, among others. This research on female schooling in the field of home economics training contributes to the history of Brazilian female education and to the school practices directed at women, to conform them to a given model of good education.Keywords: Female education. History of women. School of domestic rural economy.ESCUELAS RURALES DOMÉSTICAS: "Mozas se preparan para su función de donas de casa y directrices de lares  rurales..."Resumen El texto que presentamos proviene de una investigación acerca de una Escuela de Economía Rural Doméstica - EERD, institución pública federal. Buscamos analizar los itinerarios formativos destinados a la educación femenina y la manera como esos fenómenos se articularon a la formación que se ofreció a las jóvenes brasileñas. Constatamos que al mismo tiempo que la formación ofrecida en la EERD influenció la educación femenina, también fue refrendada por normas, experiencias y modelos. La EERD, al ofrecer una formación orientada a la actuación de las mujeres en el medio rural, propició una educación general que llevaría a las mujeres allí formadas a cultivar y divulgar deberes, derechos individuales y cívicos, extendiendo el progreso social y cultural de la comunidad a la que pertenecían. 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