A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raimunda Aurea Dias de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amorim, Alberto Filho Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046
Resumo: No presente trabalho, teve-se como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 na sua (in) consistência com a educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a relação de (in)consistência entre a BNCC e a educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses como condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade.Palavras-chave: BNCC. Educação do/no Campo. Terra.  Camponês.THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND EDUCATION IN/OF THE FIELD:  a relationship of(in) consistency AbstractIn the present work, it had as starting point the National Curricular Common Base (Base Nacional Curricular Comum – BNCC) supposedly approved in Brazil for Elementary School, in 2017, and Secondary School, in 2018, in its (in) consistency with the education in/of the field. Thus, it aims to understand the (in) consistency relationship between BNCC and education in/of the field in what it refers to reality experienced by peasants as a fundamental condition for their existence. This research was developed with students and teachers of the state school Malaquias Mendes da Silva, located in the District of Rajada - Petrolina - PE, based on the quantitative / qualitative analysis of the data collected. With the results, it became clear that the National Curricular Common Base, being created to guide education throughout the country, the learning opportunities, as advertising in the media, will not be the same, since the field has specifics that differentiate them from the city.Keywords: BNCC. Education in/of the Field. Earth. Peasant.LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y EDUCACIÓN EN EL CAMPO:  una relación de (in) consistênciaResumenEn el presente trabajo, se tuvo como punto de partida la Base Nacional Común Curricular supuestamente aprobada en Brasil para la Enseñanza Fundamental, en 2017 y Enseñanza Media, en 2018 en su (in) consistencia con la educación del / en el campo. Así, tiene como objetivo comprender la relación de (in) consistencia entre la BNCC y la educación en el campo en el que se refiere a la realidad vivida por los campesinos como condición fundamental para su existencia. La investigación fue desarrollada con estudiantes y profesores de la escuela estatal Malaquias Mendes da Silva, ubicada en el Distrito de Rajada - Petrolina-PE, pautándose en el análisis cuantitativo / cualitativo de los datos recolectados. Con los resultados, se percibió que una Base Nacional Común, siendo la misma creada para guiar la enseñanza en todo el país, las oportunidades de aprendizaje, como propagandas en los medios de comunicación, no serán la misma, una vez que el campo tiene especificidades que los diferencian de la ciudad.Palabras clave: BNCC. Educación del / en el Campo. Tierra. Campesino. 
id UFMA-5_f4689e6d676dcdaea7fcbef2b8728c93
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11046
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistênciaBNCCEducação do/no CampoTerraCamponêsEducaçãoNo presente trabalho, teve-se como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 na sua (in) consistência com a educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a relação de (in)consistência entre a BNCC e a educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses como condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade.Palavras-chave: BNCC. Educação do/no Campo. Terra.  Camponês.THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND EDUCATION IN/OF THE FIELD:  a relationship of(in) consistency AbstractIn the present work, it had as starting point the National Curricular Common Base (Base Nacional Curricular Comum – BNCC) supposedly approved in Brazil for Elementary School, in 2017, and Secondary School, in 2018, in its (in) consistency with the education in/of the field. Thus, it aims to understand the (in) consistency relationship between BNCC and education in/of the field in what it refers to reality experienced by peasants as a fundamental condition for their existence. This research was developed with students and teachers of the state school Malaquias Mendes da Silva, located in the District of Rajada - Petrolina - PE, based on the quantitative / qualitative analysis of the data collected. With the results, it became clear that the National Curricular Common Base, being created to guide education throughout the country, the learning opportunities, as advertising in the media, will not be the same, since the field has specifics that differentiate them from the city.Keywords: BNCC. Education in/of the Field. Earth. Peasant.LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y EDUCACIÓN EN EL CAMPO:  una relación de (in) consistênciaResumenEn el presente trabajo, se tuvo como punto de partida la Base Nacional Común Curricular supuestamente aprobada en Brasil para la Enseñanza Fundamental, en 2017 y Enseñanza Media, en 2018 en su (in) consistencia con la educación del / en el campo. Así, tiene como objetivo comprender la relación de (in) consistencia entre la BNCC y la educación en el campo en el que se refiere a la realidad vivida por los campesinos como condición fundamental para su existencia. La investigación fue desarrollada con estudiantes y profesores de la escuela estatal Malaquias Mendes da Silva, ubicada en el Distrito de Rajada - Petrolina-PE, pautándose en el análisis cuantitativo / cualitativo de los datos recolectados. Con los resultados, se percibió que una Base Nacional Común, siendo la misma creada para guiar la enseñanza en todo el país, las oportunidades de aprendizaje, como propagandas en los medios de comunicación, no serán la misma, una vez que el campo tiene especificidades que los diferencian de la ciudad.Palabras clave: BNCC. Educación del / en el Campo. Tierra. Campesino. Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPequisa de campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1104610.18764/2178-2229.v28n2-2020-04Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046/8323Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Raimunda Aurea Dias deAmorim, Alberto Filho Coelho2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11046Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:02.648676Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
title A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
spellingShingle A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
Sousa, Raimunda Aurea Dias de
BNCC
Educação do/no Campo
Terra
Camponês
Educação
title_short A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
title_full A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
title_fullStr A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
title_full_unstemmed A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
title_sort A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
author Sousa, Raimunda Aurea Dias de
author_facet Sousa, Raimunda Aurea Dias de
Amorim, Alberto Filho Coelho
author_role author
author2 Amorim, Alberto Filho Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raimunda Aurea Dias de
Amorim, Alberto Filho Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Educação do/no Campo
Terra
Camponês
Educação
topic BNCC
Educação do/no Campo
Terra
Camponês
Educação
description No presente trabalho, teve-se como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 na sua (in) consistência com a educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a relação de (in)consistência entre a BNCC e a educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses como condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade.Palavras-chave: BNCC. Educação do/no Campo. Terra.  Camponês.THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND EDUCATION IN/OF THE FIELD:  a relationship of(in) consistency AbstractIn the present work, it had as starting point the National Curricular Common Base (Base Nacional Curricular Comum – BNCC) supposedly approved in Brazil for Elementary School, in 2017, and Secondary School, in 2018, in its (in) consistency with the education in/of the field. Thus, it aims to understand the (in) consistency relationship between BNCC and education in/of the field in what it refers to reality experienced by peasants as a fundamental condition for their existence. This research was developed with students and teachers of the state school Malaquias Mendes da Silva, located in the District of Rajada - Petrolina - PE, based on the quantitative / qualitative analysis of the data collected. With the results, it became clear that the National Curricular Common Base, being created to guide education throughout the country, the learning opportunities, as advertising in the media, will not be the same, since the field has specifics that differentiate them from the city.Keywords: BNCC. Education in/of the Field. Earth. Peasant.LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y EDUCACIÓN EN EL CAMPO:  una relación de (in) consistênciaResumenEn el presente trabajo, se tuvo como punto de partida la Base Nacional Común Curricular supuestamente aprobada en Brasil para la Enseñanza Fundamental, en 2017 y Enseñanza Media, en 2018 en su (in) consistencia con la educación del / en el campo. Así, tiene como objetivo comprender la relación de (in) consistencia entre la BNCC y la educación en el campo en el que se refiere a la realidad vivida por los campesinos como condición fundamental para su existencia. La investigación fue desarrollada con estudiantes y profesores de la escuela estatal Malaquias Mendes da Silva, ubicada en el Distrito de Rajada - Petrolina-PE, pautándose en el análisis cuantitativo / cualitativo de los datos recolectados. Con los resultados, se percibió que una Base Nacional Común, siendo la misma creada para guiar la enseñanza en todo el país, las oportunidades de aprendizaje, como propagandas en los medios de comunicación, no serán la misma, una vez que el campo tiene especificidades que los diferencian de la ciudad.Palabras clave: BNCC. Educación del / en el Campo. Tierra. Campesino. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pequisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-04
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046/8323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879768494080