PERCURSO E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: tensionamentos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, Marcos Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Elisabete Alerico, Fernandes, Paula Silva Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6202
Resumo: Faz-se uma breve revisão do percurso epistemológico dos métodos de pesquisa em educação à luz de alguns autores e seus contributos a partir do século XVII. Longe de qualquer pretensão no sentido de serem esgotadas as diversas direções dos estudos epistemológicos para pesquisa em Educação, enfocam-se contributos desses autores, especialmente, do Círculo de Viena, da Escola de Frankfurt e a Dialética de Marx. O papel da teoria do conhecimento é evocado com vistas a compor o debate acerca da diversidade metodológica frente à concepção hegemônica positivista de pesquisa. O trabalho aponta para o entendimento de que a metodologia de investigação em educação não se deve limitar à simples aplicação do que parecem sugerir os manuais de procedimentos e instrumentalização de pesquisa.Palavras-chave: Métodos de pesquisa em educação. Epistemologia e pesquisa educacional. Procedimentos e instrumentalização de pesquisa.ROUTE AND DIVERSITY EPISTEMOLOGICAL RESEARCH IN EDUCATION: tensions and possibilitiesAbstract: It briefly reviews the epistemological course of research methods in education based on some authors and their contributions as of the seventeenth century. Far from any pretense in the sense of several directions of epistemological studies being exhausted for educational research, focus is on the contributions of these authors, especially from the Vienna Circle, the Frankfurt School and the Dialectic of Marx. The role of knowledge theory is summoned in order to make the debate about the methodological diversity against hegemonic positivist research design. Work points to the understanding that research methodology in education should not be limited to simple application to what seems to suggest procedure manuals and research instrumentalization.Keywords: Research methods in education. Epistemology and educational research. Procedures and research instrumentalization.CAMINOS Y DIVERSIDAD EPISTEMOLÓGICA DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: tensionamientos y posibilidadesResumen: Se hace una breve revisión del curso epistemológico de los métodos de investigación en educación a la luz de algunos autores y sus contribuciones a partir del siglo XVII. Lejos de toda pretensión con el fin de agotarse las distintas direcciones de los estudios epistemológicos para investigación en Educación, se enfocan contribuciones de estos autores, especialmente, del Círculo de Viena, de la Escuela de Frankfurt y la Dialéctica de Marx. El papel de la teoría del conocimiento es evocado con vistas a componer el debate relativo a la diversidad metodológica frente a la concepción hegemónica positivista de investigación. El estudio apunta para el entendimiento de que la metodología de investigación en educación no se debe limitar a la simples aplicación de lo que parecen sugerir los manuales de procedimientos e instrumentalización de investigación.Palabras clave: Métodos de investigación en educación. Epistemología e investigación escolar. Procedimientos e instrumentalización de investigación.
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