PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Torres de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Candeias, Isabel, Moreira, Maria Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. 
id UFMA-7_1250cbcf867eb0ea143fdb073d051a44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6269
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em PortugalEducaçãoDiversificação curricularAprendizagemInvestigação-açãoO presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. Universidade Federal do Maranhão2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 2, n. 2, jul./dez. 2016; 135-1642447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269/3824Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Patrícia Torres deCandeias, IsabelMoreira, Maria Alfredo2017-04-06T14:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6269Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-04-06T14:13:51Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
spellingShingle PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
Barros, Patrícia Torres de
Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
title_short PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_full PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_fullStr PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_full_unstemmed PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_sort PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
author Barros, Patrícia Torres de
author_facet Barros, Patrícia Torres de
Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
author_role author
author2 Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Torres de
Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
topic Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
description O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269/3824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 2, n. 2, jul./dez. 2016; 135-164
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497024131072