Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZORDAN, Giselli Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
Texto Completo: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/37
Resumo: The impressive growth of higher education in Brazil is the distance at the same time, a contrast to the vacancies offered and a high dropout rate. Although avoidance is not a privilege of distance education can be found in the sport a high dropout rate of undergraduate courses. By representing economic loss, not only to educational institutions, and for the country, reducing the chances of students in the fight for better market placements. For these reasons the study on this topic has grown in Brazil. In this paper we shall give birth to the sample data of students of Directors, in the distance, the Federal University of Maranhão, identify the factors that facilitated the evasion of the students in the course. The aforementioned study was conducted based on data in the Virtual Learning Environment - VLE students who dropped the course, and that, when the theoretical literature on the EAD was formulated, taking into account the issues of dialogue, structure and communication verification of coincidences collected by questionnaire responses and the themes of the theoretical Otto Peters, Michael Moore and Randy Garrison. Note that due to the expansion of offers of places in higher education institutions for distance education, this work is of major importance for the balance of pedagogical actions and administrative actions that envisage effective in practice to combat evasion courses higher in the distance.
id UFMA_b946518f06e33a9c81c769563c6b7d15
oai_identifier_str oai:tede2:tede/37
network_acronym_str UFMA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
repository_id_str 2131
spelling DOMINGO, Reinaldo PortalCPF:60137337329http://lattes.cnpq.br/8229776774250482CPF:98196812191http://lattes.cnpq.br/0294620911859435ZORDAN, Giselli Ramos2016-08-16T18:10:27Z2013-03-062012-12-28ZORDAN, Giselli Ramos. Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/37The impressive growth of higher education in Brazil is the distance at the same time, a contrast to the vacancies offered and a high dropout rate. Although avoidance is not a privilege of distance education can be found in the sport a high dropout rate of undergraduate courses. By representing economic loss, not only to educational institutions, and for the country, reducing the chances of students in the fight for better market placements. For these reasons the study on this topic has grown in Brazil. In this paper we shall give birth to the sample data of students of Directors, in the distance, the Federal University of Maranhão, identify the factors that facilitated the evasion of the students in the course. The aforementioned study was conducted based on data in the Virtual Learning Environment - VLE students who dropped the course, and that, when the theoretical literature on the EAD was formulated, taking into account the issues of dialogue, structure and communication verification of coincidences collected by questionnaire responses and the themes of the theoretical Otto Peters, Michael Moore and Randy Garrison. Note that due to the expansion of offers of places in higher education institutions for distance education, this work is of major importance for the balance of pedagogical actions and administrative actions that envisage effective in practice to combat evasion courses higher in the distance.O impressionante crescimento do ensino superior a distância no Brasil apresenta, ao mesmo tempo, um contraste com as vagas ofertadas e um alto índice de evasão. Embora a evasão não seja um privilégio da educação a distância é possível encontrar na modalidade uma alta taxa de desistência dos cursos de graduação. Por representar perda econômica, não só para as instituições de ensino, como para o país; a diminuição das chances dos alunos na disputa por melhores condições colocações no mercado. Por essas razões o estudo sobre esse tema tem crescido no Brasil. Neste trabalho iremos, a parir da amostra de dados dos alunos do curso de Administração, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Maranhão, identificar os fatores que favoreceram a evasão dos alunos no curso. O estudo aludido foi realizado a partir de levantamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA dos alunos que abandonaram o curso, e desse, momento o levantamento bibliográfico sobre os teóricos da EAD foi formulado, levando em consideração os temas de diálogo, estrutura e comunicação de verificação de coincidências nas respostas coletadas por questionário e os temas dos teóricos Otto Peters, Michael Moore e Randy Garrison. Cabe ressaltar que em função da expansão de ofertas de vagas nas Instituições do Ensino Superior, para a educação a distância, este trabalho se reveste de importante relevância para o equilíbrio das ações pedagógicas e administrativas que vislumbrem ações efetivas na prática de combater a evasão nos cursos superior na modalidade a distância.Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Giselli.pdf: 1635691 bytes, checksum: 88537a378694bed499809cab16ee1e4a (MD5) Previous issue date: 2012-12-28application/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHUFMABRCultura e SociedadeEducação a distânciaEvasãoUniversidade Federal do MaranhãoDistance educationEvasionUniversidade Federal do MaranhãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MAStudy on the factors that influencing the evasion in the course of directors of ufma, type in the distance, in pole present of Porto Franco - MA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALDissertacao Giselli.pdfapplication/pdf1635691http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/37/1/Dissertacao+Giselli.pdf88537a378694bed499809cab16ee1e4aMD51tede/372023-03-28 14:55:53.974oai:tede2:tede/37Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312023-03-28T17:55:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Study on the factors that influencing the evasion in the course of directors of ufma, type in the distance, in pole present of Porto Franco - MA.
title Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
spellingShingle Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
ZORDAN, Giselli Ramos
Educação a distância
Evasão
Universidade Federal do Maranhão
Distance education
Evasion
Universidade Federal do Maranhão
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
title_full Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
title_fullStr Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
title_full_unstemmed Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
title_sort Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA
author ZORDAN, Giselli Ramos
author_facet ZORDAN, Giselli Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DOMINGO, Reinaldo Portal
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:60137337329
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8229776774250482
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98196812191
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0294620911859435
dc.contributor.author.fl_str_mv ZORDAN, Giselli Ramos
contributor_str_mv DOMINGO, Reinaldo Portal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Evasão
Universidade Federal do Maranhão
topic Educação a distância
Evasão
Universidade Federal do Maranhão
Distance education
Evasion
Universidade Federal do Maranhão
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Evasion
Universidade Federal do Maranhão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The impressive growth of higher education in Brazil is the distance at the same time, a contrast to the vacancies offered and a high dropout rate. Although avoidance is not a privilege of distance education can be found in the sport a high dropout rate of undergraduate courses. By representing economic loss, not only to educational institutions, and for the country, reducing the chances of students in the fight for better market placements. For these reasons the study on this topic has grown in Brazil. In this paper we shall give birth to the sample data of students of Directors, in the distance, the Federal University of Maranhão, identify the factors that facilitated the evasion of the students in the course. The aforementioned study was conducted based on data in the Virtual Learning Environment - VLE students who dropped the course, and that, when the theoretical literature on the EAD was formulated, taking into account the issues of dialogue, structure and communication verification of coincidences collected by questionnaire responses and the themes of the theoretical Otto Peters, Michael Moore and Randy Garrison. Note that due to the expansion of offers of places in higher education institutions for distance education, this work is of major importance for the balance of pedagogical actions and administrative actions that envisage effective in practice to combat evasion courses higher in the distance.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-28
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-16T18:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZORDAN, Giselli Ramos. Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/37
identifier_str_mv ZORDAN, Giselli Ramos. Estudo sobre os fatores que influenciaram a evasão no curso de administração da UFMA, na modalidade a distância, no pólo presencial de Porto Franco MA. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
url http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMA
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Cultura e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
bitstream.url.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/37/1/Dissertacao+Giselli.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88537a378694bed499809cab16ee1e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufma.br||repositorio@ufma.br
_version_ 1809926184943747072