PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Petitinga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Andréia Maria Pereira de, Souza, Elizeu Clementino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354
Resumo: Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science.
id UFMG-11_16f27be0d290719257a739c24aa95515
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33354
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICEIdentidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências.Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3335410.1590/1983-21172017190134 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354/26590Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Petitinga Oliveira, Andréia Maria Pereira de Souza, Elizeu Clementino de 2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33354Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
title PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
spellingShingle PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
Silva, Patrícia Petitinga
Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências.
title_short PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
title_full PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
title_fullStr PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
title_full_unstemmed PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
title_sort PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
author Silva, Patrícia Petitinga
author_facet Silva, Patrícia Petitinga
Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Souza, Elizeu Clementino de
author_role author
author2 Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Souza, Elizeu Clementino de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Petitinga
Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Souza, Elizeu Clementino de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências.
topic Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências.
description Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354
10.1590/1983-21172017190134
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354/26590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164097101824