PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science. |
id |
UFMG-11_16f27be0d290719257a739c24aa95515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33354 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICEIdentidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências.Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3335410.1590/1983-21172017190134 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354/26590Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Petitinga Oliveira, Andréia Maria Pereira de Souza, Elizeu Clementino de 2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33354Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
title |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
spellingShingle |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE Silva, Patrícia Petitinga Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências. |
title_short |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
title_full |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
title_fullStr |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
title_full_unstemmed |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
title_sort |
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE |
author |
Silva, Patrícia Petitinga |
author_facet |
Silva, Patrícia Petitinga Oliveira, Andréia Maria Pereira de Souza, Elizeu Clementino de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Andréia Maria Pereira de Souza, Elizeu Clementino de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Petitinga Oliveira, Andréia Maria Pereira de Souza, Elizeu Clementino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências. |
topic |
Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências. |
description |
Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência. This paper aims to narrate the participation in practices of diverse communities to analyze how identities are (re)negotiated in these contexts. Initially, using an interpretation of the construct community of practice, proposed by Etienne Wenger, the chapter “The Committee Race and a Long Tale” from the book “Alice’s Adventures in Wonderland”, authored by Lewis Carroll, will be analyzed with the purpose of producing an illustrative image of this construct that can be used as a lens that allows us to see how identities are (de)constructed when we participate in social practices. Then, throughout the study, life stories intersect with those of Alice, in a process that seeks to tighten the dichotomy between Literature and Science. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354 10.1590/1983-21172017190134 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33354/26590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164097101824 |