COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências. |
id |
UFMG-11_336c4c6187c0afecea9f820c224003c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42604 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGALCOMUNIDAD DE PRÁCTICA EN REVISIÓN: : LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN INVESTIGACIONES EN BRASIL Y PORTUGALCOMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL: COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGALcomunidade de práticaformação de professoreseducação em ciênciascommunity of practiceteacher trainingscience educationcomunidad de prácticaformación de profesoresenseñanza de las cienciasEste artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências.Este artículo presenta una revisión sistemática de la producción de conocimientos sobre el concepto de Comunidad de Práctica (CoP) relacionado con la formación de profesores de ciencias en los últimos 20 años en investigaciones realizadas en Brasil y Portugal. Se realizó una investigación sistemática en bases de datos y repositorios para identificar las principales características de las investigaciones que abordan CoP como escenario formativo de profesores de educación en ciencias. El análisis se basó en las categorías: características de la producción académica, sentidos producidos sobre la formación de profesores, enfoques metodológicos y problemáticas levantadas en las investigaciones, así como los objetivos y resultados alcanzados. Nuestros análisis indican que las investigaciones consideran CoP como una herramienta teórica-analítica y como una estrategia para promover aprendizajes en un espacio democrático y horizontal de formación de profesores de ciencias.Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimentos sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A pesquisa sistemática foi realizada através de levantamentos em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características das pesquisas que abordam o conceito de CoP como cenário formativo de professores da educação em ciências. Procedeu-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) baseada nas seguintes categorias: características da produção acadêmica; sentidos produzidos sobre a formação de professores; abordagens metodológicas mobilizadas e problemáticas levantadas nas pesquisas; bem como os objetivos e resultados alcançados. Nossas análises apontam que as pesquisas sobre o tema consideram as CoP como uma ferramenta teórica-analítica, mas também como uma estratégia projetada para promover aprendizagens, constituindo-se como um espaço mais democrático e horizontal de formação de professores de ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4260410.1590/1983-21172022240151Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604/38928Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Oliveira, AndersonVilanova Prata, Rita 2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42604Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL COMUNIDAD DE PRÁCTICA EN REVISIÓN: : LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN INVESTIGACIONES EN BRASIL Y PORTUGAL COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL: COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
spellingShingle |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL Marinho de Oliveira, Anderson comunidade de prática formação de professores educação em ciências community of practice teacher training science education comunidad de práctica formación de profesores enseñanza de las ciencias |
title_short |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
title_full |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
title_fullStr |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
title_sort |
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL |
author |
Marinho de Oliveira, Anderson |
author_facet |
Marinho de Oliveira, Anderson Vilanova Prata, Rita |
author_role |
author |
author2 |
Vilanova Prata, Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho de Oliveira, Anderson Vilanova Prata, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunidade de prática formação de professores educação em ciências community of practice teacher training science education comunidad de práctica formación de profesores enseñanza de las ciencias |
topic |
comunidade de prática formação de professores educação em ciências community of practice teacher training science education comunidad de práctica formación de profesores enseñanza de las ciencias |
description |
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604 10.1590/1983-21172022240151 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172022240151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604/38928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162035601408 |