COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho de Oliveira, Anderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vilanova Prata, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências.
id UFMG-11_336c4c6187c0afecea9f820c224003c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42604
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGALCOMUNIDAD DE PRÁCTICA EN REVISIÓN: : LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN INVESTIGACIONES EN BRASIL Y PORTUGALCOMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL: COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGALcomunidade de práticaformação de professoreseducação em ciênciascommunity of practiceteacher trainingscience educationcomunidad de prácticaformación de profesoresenseñanza de las cienciasEste artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências.Este artículo presenta una revisión sistemática de la producción de conocimientos sobre el concepto de Comunidad de Práctica (CoP) relacionado con la formación de profesores de ciencias en los últimos 20 años en investigaciones realizadas en Brasil y Portugal. Se realizó una investigación sistemática en bases de datos y repositorios para identificar las principales características de las investigaciones que abordan CoP como escenario formativo de profesores de educación en ciencias. El análisis se basó en las categorías: características de la producción académica, sentidos producidos sobre la formación de profesores, enfoques metodológicos y problemáticas levantadas en las investigaciones, así como los objetivos y resultados alcanzados. Nuestros análisis indican que las investigaciones consideran CoP como una herramienta teórica-analítica y como una estrategia para promover aprendizajes en un espacio democrático y horizontal de formación de profesores de ciencias.Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimentos sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A pesquisa sistemática foi realizada através de levantamentos em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características das pesquisas que abordam o conceito de CoP como cenário formativo de professores da educação em ciências. Procedeu-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) baseada nas seguintes categorias: características da produção acadêmica; sentidos produzidos sobre a formação de professores; abordagens metodológicas mobilizadas e problemáticas levantadas nas pesquisas; bem como os objetivos e resultados alcançados. Nossas análises apontam que as pesquisas sobre o tema consideram as CoP como uma ferramenta teórica-analítica, mas também como uma estratégia projetada para promover aprendizagens, constituindo-se como um espaço mais democrático e horizontal de formação de professores de ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4260410.1590/1983-21172022240151Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604/38928Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Oliveira, AndersonVilanova Prata, Rita 2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42604Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
COMUNIDAD DE PRÁCTICA EN REVISIÓN: : LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN INVESTIGACIONES EN BRASIL Y PORTUGAL
COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL: COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
spellingShingle COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
Marinho de Oliveira, Anderson
comunidade de prática
formação de professores
educação em ciências
community of practice
teacher training
science education
comunidad de práctica
formación de profesores
enseñanza de las ciencias
title_short COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
title_full COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
title_fullStr COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
title_full_unstemmed COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
title_sort COMMUNITY OF PRACTICE UNDER REVIEW: : TRAINING SCIENCE TEACHERS IN RESEARCH IN BRAZIL AND PORTUGAL
author Marinho de Oliveira, Anderson
author_facet Marinho de Oliveira, Anderson
Vilanova Prata, Rita
author_role author
author2 Vilanova Prata, Rita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho de Oliveira, Anderson
Vilanova Prata, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv comunidade de prática
formação de professores
educação em ciências
community of practice
teacher training
science education
comunidad de práctica
formación de profesores
enseñanza de las ciencias
topic comunidade de prática
formação de professores
educação em ciências
community of practice
teacher training
science education
comunidad de práctica
formación de profesores
enseñanza de las ciencias
description Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimento sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A revisão sistemática foi realizada por meio da busca em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa que aborda o conceito de CoP como cenário formativo para professores de ciências da educação, incluindo sua justificativa, objetivos, metodologia e resultados, e principalmente, os sentidos produzidos sobre a formação de professores. Nossa análise aponta que a maior parte das pesquisas considera como referencial teórico-metodológico, mas também como estratégia destinada a estabelecer espaços mais democráticos e horizontais para a formação de professores de ciências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604
10.1590/1983-21172022240151
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42604/38928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162035601408