Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Orlando Aguiar
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Saraiva, João Filocre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078
Resumo: Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.
id UFMG-11_650c59ba99cb4bcca10213cabd45d2e7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10078
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa370.5Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078Ensaio Research in Science Education; Vol. 1 No. 1 (1999); 47-68Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 1 Núm. 1 (1999); 47-68Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 1 n. 1 (1999); 47-681983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078/7054Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Orlando AguiarSaraiva, João Filocre2019-02-01T19:54:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10078Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
title Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
spellingShingle Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
Júnior, Orlando Aguiar
370.5
title_short Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
title_full Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
title_fullStr Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
title_full_unstemmed Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
title_sort Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
author Júnior, Orlando Aguiar
author_facet Júnior, Orlando Aguiar
Saraiva, João Filocre
author_role author
author2 Saraiva, João Filocre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Orlando Aguiar
Saraiva, João Filocre
dc.subject.por.fl_str_mv 370.5
topic 370.5
description Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078/7054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 1 No. 1 (1999); 47-68
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 1 Núm. 1 (1999); 47-68
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 1 n. 1 (1999); 47-68
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162636435456