Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078 |
Resumo: | Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores. |
id |
UFMG-11_650c59ba99cb4bcca10213cabd45d2e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10078 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa370.5Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078Ensaio Research in Science Education; Vol. 1 No. 1 (1999); 47-68Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 1 Núm. 1 (1999); 47-68Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 1 n. 1 (1999); 47-681983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078/7054Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Orlando AguiarSaraiva, João Filocre2019-02-01T19:54:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10078Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
title |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
spellingShingle |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa Júnior, Orlando Aguiar 370.5 |
title_short |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
title_full |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
title_fullStr |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
title_sort |
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa |
author |
Júnior, Orlando Aguiar |
author_facet |
Júnior, Orlando Aguiar Saraiva, João Filocre |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, João Filocre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Orlando Aguiar Saraiva, João Filocre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.5 |
topic |
370.5 |
description |
Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10078/7054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 1 No. 1 (1999); 47-68 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 1 Núm. 1 (1999); 47-68 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 1 n. 1 (1999); 47-68 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162636435456 |