ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Francisco, Welington, Oliveira, Ana Carolina Garcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34607
Resumo: Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor. Although analogies are commonly used in Science textbooks, studies on textbooks used in undergraduate courses are unusual. Taking this into account, this paper presents an analysis on the analogies found in General Chemistry textbooks, aiming to establish a parallel with studies whose focus was on high school textbooks. After reading the textbooks, 212 analogies were identified. They were classified according to a system of categories adapted from studies present at the literature. Undergraduates' textbooks presented more analogies than high school textbooks, differences in analogical relation and a minor presence of illustrative analogies. This work also discusses directions for an adequate use of some analogies, as well as aspects related to the teachers role.
id UFMG-11_7cf0a252e7753bcc17c3377126dd5f63
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34607
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKSAnalogia; Livro didático; Química geral.Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor. Although analogies are commonly used in Science textbooks, studies on textbooks used in undergraduate courses are unusual. Taking this into account, this paper presents an analysis on the analogies found in General Chemistry textbooks, aiming to establish a parallel with studies whose focus was on high school textbooks. After reading the textbooks, 212 analogies were identified. They were classified according to a system of categories adapted from studies present at the literature. Undergraduates' textbooks presented more analogies than high school textbooks, differences in analogical relation and a minor presence of illustrative analogies. This work also discusses directions for an adequate use of some analogies, as well as aspects related to the teachers role.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3460710.1590/1983-21172012140309Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34607/27336Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Junior, Wilmo ErnestoFrancisco, Welington Oliveira, Ana Carolina Garcia de 2021-06-14T18:31:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34607Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T18:31:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
title ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
spellingShingle ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Analogia; Livro didático; Química geral.
title_short ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
title_full ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
title_fullStr ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
title_full_unstemmed ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
title_sort ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS
author Francisco Junior, Wilmo Ernesto
author_facet Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Francisco, Welington
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
author_role author
author2 Francisco, Welington
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Francisco, Welington
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Analogia; Livro didático; Química geral.
topic Analogia; Livro didático; Química geral.
description Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor. Although analogies are commonly used in Science textbooks, studies on textbooks used in undergraduate courses are unusual. Taking this into account, this paper presents an analysis on the analogies found in General Chemistry textbooks, aiming to establish a parallel with studies whose focus was on high school textbooks. After reading the textbooks, 212 analogies were identified. They were classified according to a system of categories adapted from studies present at the literature. Undergraduates' textbooks presented more analogies than high school textbooks, differences in analogical relation and a minor presence of illustrative analogies. This work also discusses directions for an adequate use of some analogies, as well as aspects related to the teachers role.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34607
10.1590/1983-21172012140309
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34607
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34607/27336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164935962624