SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rumenos, Nijima Novello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes Silva, Luciano, Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941
Resumo: Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais. This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.
id UFMG-11_d074a94681287c0801d251a77c763d53
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9941
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLDMudanças climáticas; Controvérsias; Livros didáticos.Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais. This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/994110.1590/1983-21172017190113 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941/26549https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941/26550Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRumenos, Nijima NovelloFernandes Silva, Luciano Feiteiro Cavalari, Rosa Maria 2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9941Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
title SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
spellingShingle SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
Rumenos, Nijima Novello
Mudanças climáticas; Controvérsias; Livros didáticos.
title_short SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
title_full SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
title_fullStr SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
title_full_unstemmed SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
title_sort SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014: MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
author Rumenos, Nijima Novello
author_facet Rumenos, Nijima Novello
Fernandes Silva, Luciano
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
author_role author
author2 Fernandes Silva, Luciano
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rumenos, Nijima Novello
Fernandes Silva, Luciano
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças climáticas; Controvérsias; Livros didáticos.
topic Mudanças climáticas; Controvérsias; Livros didáticos.
description Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais. This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941
10.1590/1983-21172017190113
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190113
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941/26549
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9941/26550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162110050304