A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707
Resumo: In 1972, with the death of the artist and collector Abelardo Rodrigues, opened a dispute between the governments of Pernambuco and Bahia for possession of about five hundred pieces of religious art from the collection of Rodrigues. The dispute, which led both governments to court in 1973 had only resolved with the decision of the Brazilian Supreme Court, in August 1975, in favor of the government of Bahia. As a way to repair this suffering and property damage, the State of Pernambuco acquired the remaining collection of Rodrigues in 1982 and spent some of it to the Museum of Contemporary Art in Olinda. This process of division and reframing reached a collection formed for forty years by Rodrigues.
id UFMG-12_d484f8ad507f8e5754714d6b3c416724
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/15707
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕESArte sacra brasileiraColeção privadaInstituições museológicasBrazilian religious artPrivate collectionMuseum institutionsIn 1972, with the death of the artist and collector Abelardo Rodrigues, opened a dispute between the governments of Pernambuco and Bahia for possession of about five hundred pieces of religious art from the collection of Rodrigues. The dispute, which led both governments to court in 1973 had only resolved with the decision of the Brazilian Supreme Court, in August 1975, in favor of the government of Bahia. As a way to repair this suffering and property damage, the State of Pernambuco acquired the remaining collection of Rodrigues in 1982 and spent some of it to the Museum of Contemporary Art in Olinda. This process of division and reframing reached a collection formed for forty years by Rodrigues.Em 1972, com a morte do artista plástico e colecionador Abelardo Rodrigues, abriu-se uma disputa entre os governos de Pernambuco e Bahia pela posse de peças de arte sacra pertencentes à coleção de Rodrigues. O litígio só fora resolvido com a decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro, em agosto de 1975, em favor do governo da Bahia. Como forma de reparar esse dano moral e patrimonial, o Estado de Pernambuco adquiriu o restante da coleção de Rodrigues em 1982 e destinou parte dela ao acervo do Museu de Arte Contemporânea em Olinda. O presente trabalho busca mapear o desdobramento desta disputa e da divisão da coleção original entre dois museus brasileirosUniversidade Federal de Minas Gerais2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 80-100PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 80-100PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017; 80-1002238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707/pdf_1Oliveira, Emerson Dionisio Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T18:38:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15707Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-11T18:38:04Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
title A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
spellingShingle A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Arte sacra brasileira
Coleção privada
Instituições museológicas
Brazilian religious art
Private collection
Museum institutions
title_short A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
title_full A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
title_fullStr A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
title_full_unstemmed A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
title_sort A COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES: ENTRE ACERVOS, DISPUTAS E REPRESENTAÇÕES
author Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_facet Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte sacra brasileira
Coleção privada
Instituições museológicas
Brazilian religious art
Private collection
Museum institutions
topic Arte sacra brasileira
Coleção privada
Instituições museológicas
Brazilian religious art
Private collection
Museum institutions
description In 1972, with the death of the artist and collector Abelardo Rodrigues, opened a dispute between the governments of Pernambuco and Bahia for possession of about five hundred pieces of religious art from the collection of Rodrigues. The dispute, which led both governments to court in 1973 had only resolved with the decision of the Brazilian Supreme Court, in August 1975, in favor of the government of Bahia. As a way to repair this suffering and property damage, the State of Pernambuco acquired the remaining collection of Rodrigues in 1982 and spent some of it to the Museum of Contemporary Art in Olinda. This process of division and reframing reached a collection formed for forty years by Rodrigues.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15707/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 80-100
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 80-100
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017; 80-100
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049081306021888