Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares , Adriana Benevides
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos , Zeimara de Almeida, Santos , Giselle Glória Balbino dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914
Resumo: Este estudo buscou identificar características da satisfação dos discentes em relação ao curso nas diferentes áreas do conhecimento. Participaram 78 estudantes do terceiro ao 10° períodos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Exatas e Humanas de instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades variando de 19 a 50 anos (M = 25,09 e DP= 5,65) e, em sua maioria, do sexo feminino. Foi utilizado para a análise dos dados o software Iramuteq. Os resultados indicam que a satisfação com o curso tem componentes específicos que podem levar a uma melhor adesão ao Curso pelo aluno. Para a área de Ciências Sociais Aplicadas a principal característica identificada foi o Ambiente para estudo, para a área de Exatas a Relação teoria e prática, para a área de Humanas a Formação para o mercado de trabalho e para a área da Saúde os Recursos para formação e o Suporte institucional. O estudo contribuiu para identificar aspectos específicos de cada área de conhecimento como sendo cruciais para a satisfação com o curso, segundo suas especificidades.
id UFMG-13_0623010db48d52378af0300af0d75605
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/51914
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do ConhecimentoSatisfaçãoUniversitáriosIramuteqEste estudo buscou identificar características da satisfação dos discentes em relação ao curso nas diferentes áreas do conhecimento. Participaram 78 estudantes do terceiro ao 10° períodos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Exatas e Humanas de instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades variando de 19 a 50 anos (M = 25,09 e DP= 5,65) e, em sua maioria, do sexo feminino. Foi utilizado para a análise dos dados o software Iramuteq. Os resultados indicam que a satisfação com o curso tem componentes específicos que podem levar a uma melhor adesão ao Curso pelo aluno. Para a área de Ciências Sociais Aplicadas a principal característica identificada foi o Ambiente para estudo, para a área de Exatas a Relação teoria e prática, para a área de Humanas a Formação para o mercado de trabalho e para a área da Saúde os Recursos para formação e o Suporte institucional. O estudo contribuiu para identificar aspectos específicos de cada área de conhecimento como sendo cruciais para a satisfação com o curso, segundo suas especificidades.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 2 (2023): Edição 16(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914/43719Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares , Adriana BenevidesSantos , Zeimara de AlmeidaSantos , Giselle Glória Balbino dos2024-04-06T18:18:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/51914Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-06T18:18:33Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
title Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
spellingShingle Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
Soares , Adriana Benevides
Satisfação
Universitários
Iramuteq
title_short Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
title_full Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
title_fullStr Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
title_full_unstemmed Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
title_sort Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento
author Soares , Adriana Benevides
author_facet Soares , Adriana Benevides
Santos , Zeimara de Almeida
Santos , Giselle Glória Balbino dos
author_role author
author2 Santos , Zeimara de Almeida
Santos , Giselle Glória Balbino dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares , Adriana Benevides
Santos , Zeimara de Almeida
Santos , Giselle Glória Balbino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Universitários
Iramuteq
topic Satisfação
Universitários
Iramuteq
description Este estudo buscou identificar características da satisfação dos discentes em relação ao curso nas diferentes áreas do conhecimento. Participaram 78 estudantes do terceiro ao 10° períodos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Exatas e Humanas de instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades variando de 19 a 50 anos (M = 25,09 e DP= 5,65) e, em sua maioria, do sexo feminino. Foi utilizado para a análise dos dados o software Iramuteq. Os resultados indicam que a satisfação com o curso tem componentes específicos que podem levar a uma melhor adesão ao Curso pelo aluno. Para a área de Ciências Sociais Aplicadas a principal característica identificada foi o Ambiente para estudo, para a área de Exatas a Relação teoria e prática, para a área de Humanas a Formação para o mercado de trabalho e para a área da Saúde os Recursos para formação e o Suporte institucional. O estudo contribuiu para identificar aspectos específicos de cada área de conhecimento como sendo cruciais para a satisfação com o curso, segundo suas especificidades.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51914/43719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 2 (2023): Edição 16(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298451144704