Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794 |
Resumo: | A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso. |
id |
UFMG-13_8430a217467802590ca22099be7bc66d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45794 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociaisFormação ProfissionalAtuação do PsicólogoPolíticas PúblicasA presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 15 n. 1 (2022): Edição 15(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794/39645Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues , Cláudia Regina CamposFioroni, Luciana Nogueira2024-01-05T11:04:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45794Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-01-05T11:04:30Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
title |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
spellingShingle |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais Rodrigues , Cláudia Regina Campos Formação Profissional Atuação do Psicólogo Políticas Públicas |
title_short |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
title_full |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
title_fullStr |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
title_full_unstemmed |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
title_sort |
Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais |
author |
Rodrigues , Cláudia Regina Campos |
author_facet |
Rodrigues , Cláudia Regina Campos Fioroni, Luciana Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Fioroni, Luciana Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues , Cláudia Regina Campos Fioroni, Luciana Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Atuação do Psicólogo Políticas Públicas |
topic |
Formação Profissional Atuação do Psicólogo Políticas Públicas |
description |
A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794/39645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 15 n. 1 (2022): Edição 15(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298390327296 |