Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues , Cláudia Regina Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fioroni, Luciana Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45794
Resumo: A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso.
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