Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaurich dos Santos, Anelise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kieling Monteiro, Janine, de Lara Machado, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757
Resumo: Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.
id UFMG-13_ded3c41537ac0fc9ff2d8072b25be6c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45757
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino PrivadoEste estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757/37361Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchaurich dos Santos, AneliseKieling Monteiro, Janinede Lara Machado, Wagner2023-12-15T15:38:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45757Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:09Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
title Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
spellingShingle Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
Schaurich dos Santos, Anelise
title_short Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
title_full Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
title_fullStr Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
title_full_unstemmed Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
title_sort Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
author Schaurich dos Santos, Anelise
author_facet Schaurich dos Santos, Anelise
Kieling Monteiro, Janine
de Lara Machado, Wagner
author_role author
author2 Kieling Monteiro, Janine
de Lara Machado, Wagner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaurich dos Santos, Anelise
Kieling Monteiro, Janine
de Lara Machado, Wagner
description Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757/37361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298359918592