Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757 |
Resumo: | Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico. |
id |
UFMG-13_ded3c41537ac0fc9ff2d8072b25be6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45757 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino PrivadoEste estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757/37361Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchaurich dos Santos, AneliseKieling Monteiro, Janinede Lara Machado, Wagner2023-12-15T15:38:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45757Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:09Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
title |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
spellingShingle |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado Schaurich dos Santos, Anelise |
title_short |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
title_full |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
title_fullStr |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
title_sort |
Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado |
author |
Schaurich dos Santos, Anelise |
author_facet |
Schaurich dos Santos, Anelise Kieling Monteiro, Janine de Lara Machado, Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Kieling Monteiro, Janine de Lara Machado, Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaurich dos Santos, Anelise Kieling Monteiro, Janine de Lara Machado, Wagner |
description |
Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45757/37361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298359918592 |